segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Vídeo: Imagens para Recordar

No final um novo início...

Terminada a Xi edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é tempo de rescaldo! Reflectir no que correu bem e naquilo que se passou menos bem... olhar para o passado a pensar no futuro.
Na edição mais concorrida de sempre da Viagem, um verdadeiro oceano de gente invadiu as ruas e mergulhou rumo à Idade Média. Durante dez dias, bem mais de meio milhão de pessoas marcarm presença no recinto (números finais serão brevemente anunciados pela comissão executiva da Viagem 2007). Entretanto já se pensa no futuro... há que tomar decisões: cobrar ou não bilhete à entrada? Já se fala em 20 cêntimos... o valor vem a baixar, talvez fiquemos como estamos. Em que novas áreas temáticas apostar? Que tema abordar nas próximas edições? Como surpreender o público? Estas e muitas outras decisões serão tomadas pela Comissão Executiva da Viagem 2008 que será nomeada depois da apresentação do relatório desta edição e toma posse a 19 de Setembro. A partir desta data começa a trabalhar-se a 100% para levar a bom porto a aposta em transformar a Viagem na melhor recriação medieval da Europa, quando já se prevê que este ano o objectivo ainda não foi conseguído.
Há muito que fazer para preparar a próxima edição, mas mais ainda quando se pensa no futuro: será possível expandir o evento para lá dos 10 dias? Há quem fale em mais uma semana, outros defendem mais 2 dias... a verdade é que as associações não têm mãos a medir para 10 dias, será que aguentam mais?
Entretanto há que pensar na forma para prolongar os impactos da Viagem na economia da cidade. Há já muito quem fala na possibilidade da criação de um parque temático, que durante todo o Verão mostre como se vivia na época medieval... parque esse que teria como ponto alto o evento principal: a Viagem Medieval. Talvez dentro de 2 anos seja uma realidade.
Durante os próximos meses as novidades irão continuar a surgir, o Medieval SMF cá estará para acompanhar todo o percurso até à XII edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que decorre no centro histórico de Santa Maria da Feira de 1 a 10 de Agosto de 2008. Até lá, Boa Viagem!

Cavaleiros da Ordem da Viagem Medieval

A Comissão executiva da Viagem lançou uma novidade no final da XI edição. Os voluntários que mais contribuíram para a concretização do evento foram distinguidos e mereceram referência no site do evento. Aqui fica a justificação:

«A Comissão Executiva da Viagem Medieval atribuiu onze diplomas de Cavaleiro da Ordem da Viagem Medieval a voluntários que se destacaram pela sua prestação durante o evento, bem como a colaboradores que trabalharam para o projecto a título gracioso.

Foi o “reconhecimento dos voluntários que, pelo seu empenhamento, dedicação e atitude no desempenho das suas funções, antes e durante o projecto, se mostraram dignos de merecer o título de Cavaleiro da Ordem da Viagem Medieval”, sublinhou a Comissão Executiva.

Os diplomas foram entregues pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, na sessão de encerramento da Viagem Medieval. O ritual da nomeação esteve a cargo do grupo “Espada Lusitana”.

Receberam o diploma de Cavaleiro da Ordem da Viagem Medieval:

- Bruna Alves

- Cristina Rocha

- Hélder Silva

- Liliana Sousa

- Olívia Santos

- Paulino Oliveira

- Rosa Maria Pinheiro

- Sílvia Oliveira

- Tiago Santos

- Vanda Santos

- Vânia Silva

Para além dos nomeados Cavaleiros da Ordem da Viagem Medieval, a Comissão Executiva do projecto atribuiu um certificado de participação a todos os voluntários que trabalharam nesta edição, como forma de agradecimento pela “colaboração e empenhamento” prestados durante a Viagem e que “garantiram o sucesso do evento”.»

Animação: Els Berros de la Cort

Foto do Dia 10

Ao último dia é tempo de aproveitar ao máximo... os artistas mostram tudo o que valem, e um cabelo especial está a dar que falar.
São assim os Jabardeus!

Animação: Jabardeus & Tosta Mista

Animação: Jabardeus

domingo, 12 de agosto de 2007

Grande Torneio

Hoje às 22h00
Arena de Justas e Torneios, junto à Piscina Municipal
Preço: €8.00 (gratuito para crianças até aos 2 anos, desde que fiquem ao colo dos pais)

«A nobreza medieval constituía um corpo de oficiais, sempre atento à defesa colectiva, procurando a guerra, muitas vezes, pelo prazer do combate. Toda a actividade da nobreza, em tempo de paz, concentrava-se no exercício de armas e na conservação da sua robustez física. A arte de cavalgar também fazia parte da formação do nobre medieval.
Uma vez a cavalo, podia entregar-se a uma série de exercícios desportivos, todos eles, mais ou menos violentos, com o objectivo de treino para a guerra. As justas e os torneios eram os mais populares, realizados num terreiro delimitado por vedações com palanques e tribunas, onde tomavam assento os espectadores.

Tinham regras bem definidas, tanto no que dizia respeito à colocação dos adversários como no tipo de armas a utilizar ou na maneira de vibrar os golpes. A justa era um combate entre dois cavaleiros armados de espada ou de lança, tal como o torneio em que participava um maior número de cavaleiros, podendo ser mais perigoso e até mortal, para os participantes, degenerando por vezes, em autênticas batalhas.»


Enquadramento Histórico
«João Álvares Pereira, homem guerreiro e valente, esteve presente no arraial do Infante D. Henrique, perto da Praça de Tanger. Em 3 de Outubro de 1437, os mouros atacam esta posição, ficando de guarda o senhor da Terra de Santa Maria, o seu filho Fernão Pereira e mais alguns fidalgos, conseguindo nesta praça, a fama e a reputação de bom guerreiro e leal vassalo.»

Queimam-se os últimos cartuchos...

Começam a escassear as palavras para descrever a XI edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. A cada dia que passa nova multidão invade a cidade... formam-se longas filas de trânsito... esgotam os estacionamentos... os forasteiros invadem as ruas.
Para quem lá esteve nesta e noutras edições fica claro que o meio milhão de visitas já foi batido... agora resta esperar pelas visitas do último dia e pela contagem oficial para perceber se este incremento de visitas é muito ou pouco significativo. Na minha opinião a Viagem 2007 teve um reforço de 20 a 30% de público visitante. Mesmo com um aumento da área do recinto as ruas parecem cada vez mais estreitas... as pessoas amontoam-se... a animação acontece em todo o lado. Caiem as críticas da falta de actividades em algumas zonas, ganha o evento com o contentamento do público.
Continua a indefinição quanto ao futuro das entradas no recinto... Há quem queira a toda a força cobrar entrada e há aqueles, como eu, que não concordam. Durante os próximos meses haverá muito para discutir... os argumentos vão rolar e a decisão tem de chegar.
Neste último dia de Viagem à Idade Média há que dar os parabéns a todos os intervenientes. A XI edição da Viagem mostra-se madura e com mais garra. O evento cresce, a programação fica mais sólida e quem ganha é o visitante. Para terminar uma força especial para todo o movimento associativo que trabalha há muitos dias de uma forma continuada com dois objectivos: o sucesso da Viagem e o encaixe financeiro para as respectivas associações.
Mergulhamos agora nas últimas horas de Viagem ao passado... começa o último dia, que é para aproveitar até ao último minuto!

Foto do Dia 9

A máscara do carrasco... cuidado com ele!

O Mundo da Coruja

O Zoo de Lourosa - Parque Ornitológico Municipal volta a instalar o seu stand na área da Viagem Medieval. Bem no fundo do parque da cidade os mais pequenos podem fazer pinturas e assistir aos devaneios do senhor mocho.

Homenagem aos Patrocinadores IV: Super Bock Abadia

Lago dos Feitiços


As bruxas estão reunidas!
Trata-se de uma nova área temática, que reúne num só espaço todas as "bruxas" da Viagem. Tarot, leitura de mãos, adereços curativos... tudo tem lugar no Lago dos Feitiços!

sábado, 11 de agosto de 2007

Animação: In Taberna

Cortejo: Comemoração das Vitórias frente aos Espanhóis

Hoje às 21h00
Igreja da Misericórdia até ao Castelo
Projecto de animação âncora

«Por todo o reino eram festejadas as vitórias militares obtidas sobre Castela. Estas festividades eram acompanhadas de grandes cortejos lúdicos que percorriam as ruas das povoações.»

Enquadramento Histórico
«Por todo o reino eram festejadas as vitórias militares obtidas a Castela, sendo a batalha de Aljubarrota a mais celebrada. Estes divertimentos e festividades acompanhados de grandes cortejos lúdicos que percorriam as ruas das povoações, passavam por diversos pontos de reconhecimento urbano como a praça, a igreja e a câmara.
As ruas eram juncadas de alecrim e as frontarias das casas eram decoradas com panos, bandeiras e flores. Era festa no burgo…»

Ceia Medieval

Hoje às 20h30
Castelo

«As principais refeições do dia eram o jantar e a ceia. O jantar era servido por volta das onze horas da manhã e a ceia fazia-se por volta das sete horas da tarde. À mesa do nobre eram apresentados três a quatro pratos, além dos acompanhamentos e das sobremesas.
Comer era um acto social, sendo ao mesmo tempo um ideal e uma realidade. O ambiente, em tempo de festa, devia estar ao nível das comidas. Os espaços eram enfeitados com grinaldas de verdura, as paredes eram revestidas de tecidos ou simples panos e juncava-se o chão. Os animadores, os contadores de histórias, os momos e os músicos faziam parte da ceia, criando um ambiente de convívio social entre os presentes.»

Ementa:
fumados, flamejados, empadas e bola de carne, espetada real de pescados, viandas do Castelo (porco preto e veado), fruta da época, queijo curado com fogaça e doce de ovos, vinho tinto do Condado, água e limonada.

Programa de animação: recepção de boas-vindas, lutas de espada, música medieval, dança, malabarismo, acrobacias e cospe-fogo.

Preço: 65 euros (adultos) e 39 euros (crianças dos 4 aos 10 anos). Grátis para crianças até aos 3 anos.

Reservas através do telefone 256 375 460.

Falcoaria




Viagem 2008

«A Viagem Medieval, maior evento nacional de recriação histórica da Idade Média, a decorrer em Santa Maria da Feira, termina neste fim-de-semana. A organização considera que o desejado meio milhão de visitantes no evento será ultrapassado e equaciona a necessidade de os forasteiros começarem a pagar a entrada no recinto, em próximas edições. Para o ano, os dez dias da viagem ao passado irão decorrer entre 1 e 10 de Agosto.

Para a edição do próximo ano, Amadeu Albergaria afirma que a principal intenção passa pelo incremento de novas áreas temáticas. Sobre a possibilidade de a Viagem Medieval se prolongar por três meses, o autarca refere que tal cenário só será possível com a criação de um parque temático e nunca com uma envolvência de meios como a que se verifica actualmente.

Outra "hipótese" confirmada pelo vereador da Cultura passa pela cobrança de bilhete aos visitantes. Uma possibilidade que diz que "ainda se vai analisar".

Em declarações ao jornal "Correio da Feira", o presidente da Câmara Municipal, Alfredo Henriques, confirma esta intenção, mas esclarece que se "quer que a Viagem seja acessível a todo o público, que desfrute do evento sem grande esforço financeiro". O preço a cobrar poderá situar-se entre os 0,50 cêntimos e um euro.

Entretanto, as principais vias de acesso directo ao evento estiveram congestionadas durante toda a semana, com especial incidência ao final da tarde, formando-se filas de viaturas que foram circulando a passo de caracol.

No recinto, a movimentação de forasteiros registou uma afluência recorde, com muitos a esperarem largos minutos para conseguirem os ingressos nas áreas temáticas ou para poderem saborear as desejadas iguarias nas tabernas.

De acordo com o vereador da Cultura da Câmara Municipal e elemento da Comissão Executiva do evento, Amadeu Albergaria, o balanço é "muitíssimo positivo".

"A sensação é que o número de 500 mil visitantes será facilmente atingido e talvez ultrapassado", afirma o autarca, reforçando a ideia de que no primeiro sábado da iniciativa, dia quatro, "terá sido atingido um nível histórico de afluência"

in JN

Artesanato e Ofícios



Da responsabilidade da associação de artesãos das Terras de Santa Maria, este espaço marca o centro do Burgo. O Pelourinho e a grande praça são ladeados por uma imensa áreas onde as artesãos locais mostram os seus ofícios.

Foto do Dia 8

Cuidado com o fogo!

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

A Festa da Feira

Hoje às 22h00
Largo de Camões
Projecto de animação âncora

«As feiras apresentavam-se como espaços efémeros, onde existiam grandes aglomerados de gentes que compravam e vendiam, que sociabilizavam, que se exaltavam, que cantavam e dançavam, que rezavam, que choravam…»

Enquadramento Histórico
«1407, 27 de Junho – D. João I institui, por carta, uma feira quinzenal a requerimento dos homees boons da Feira e a pedido de João Álvares Pereira, senhor da Terra de Santa Maria, revitalizando assim, a feira mais antiga do reino, realizada sob a invocação da Virgem Maria, a Senhora do Castelo e que deu o nome à povoação.
Várias festas e romarias, associadas sempre a espaços profanos de troca e venda de produtos, eram comuns na Terra da Feira, durante a Primavera e do Verão que terminavam com as festas de S. Cipriano, em Paços de Brandão.»

Estabelecimento Medieval Oficial - Vencedores

São agora anunciados os vencedores do concurso que envolveu o comércio da cidade na Viagem Medieval.

1º - Residencial dos Lóios
2º - Farmácia do Cavaco
3º - Super Bonzão

Vários outros estabelecimentos participaram e estão identificados como estabelecimento medieval oficial 2007.

Sem Palavras

Não há palavras para descrever a brutal adesão de público à XI edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. À medida que o evento se aproxima do fim, são cada em vez em maior número os viajantes no tempo. As ruas ficam repletas e as áreas alimentares "intransitáveis".
Por esta altura já muito se fala em próximas edições e mantém-se a polémica me relação ao pagamento de entrada. Muitos são os que anunciam as consequências... DRÁSTICA REDUÇÃO DE PÚBLICO. Eu continuo a acreditar que é preferível manter o acesso gratuito e criar novas zonas de acesso restrito no interior, mas há cabeças que não pensam da mesma forma. A teimosia de certa gente pode destruir o trabalho de anos realizado por milhares de pessoas... pensem seriamente no assunto, sob o risco de no próximo ano a Viagem Medieval ser notícia pela negativa. Quanto ao argumento de que outros eventos do género são pagos, olhe-se para Óbidos em que este ano houve uma redução significativa de público.
ESTE É UM EVENTO DE TODOS OS FEIRENSES E DEVE MANTER O ACESSO LIVRE AO RECINTO, ATÉ PORQUE ESTAMOS A FALAR DE ESPAÇO PÚBLICO... RUAS, PRAÇAS, JARDINS, PARQUE DAS GUIMBRAS, ENVOLVENTE AO CASTELO, IGREJAS... e acima de tudo muito comércio que se irá ressentir da má política da organização. Ainda há tempo para inverter as posições e manter a entrada tal como esteve sempre... e até porque se esquecem de uma coisa: é com este tipo de madeira que querem fechar todo o recinto? Pensem melhor! Dois pontapés e abre-se um buraco por onde podem entrar centenas de pessoas. Não haverá segurança que controle tanta gente!
Por último há que deixar uma nota negativa para algum público tardio... começou o vandalismo: pelo menos um dos pórticos de entrada viu desaparecer o brasão dos Pereiras e as bandeiras que davam o ar peculiar à entrada. A falta de civismo, talvez provocada pelo produto que os faz cair pelas ruas durante toda a noite, começa a ser uma ameaça a qualquer realização.

Foto do Dia 7

O morto na Capela do Burgo... será que está mesmo?

Alojamento de Cavaleiros




As margens do Rio Cáster voltam mais uma vez a receber um espaço de treino militar a cavalo. Um grupo de escudeiros e cavaleiros assenta arraiais e é preciso muito destrejo e garra para a eventualidade de um combate.
Um espaço a fazer lembrar um conto de fadas, com as tendas típicas dos desenhos animados e os cavalos que fazem parte do imaginário de muita gente.

Acampamento





Este ano com uma nova localização e uma imagem mais apelativa. O estacionamento das forças militares deixou a margem do rio e localiza-se agora junto da muralha do Castelo. Com uma imagem nocturna fantástica e um rigor histórico incrível, esta área é, para mim, o melhor espaço desta edição da Viagem.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Petições às Cortes

Hoje às 22h00
Do Castelo até à Igreja da Misericórdia
Projecto de animação âncora

«Manifestação das queixas dos povos dos concelhos que enviavam os seus procuradores às Cortes de el-rei, para pedirem justiça e impedirem os abusos de alguns poderosos.»

Enquadramento Histórico
«1406, Setembro – Cortes de Santarém
O país conhece a maior inflação da sua história. El-rei D. João I propõe que se substitua a moeda de três libras e meia por outra de menos valia, impedindo que saia para fora do reino.As sessões solenes de abertura das cortes constituem sempre, momentos altos de pompa e cerimónia, criando, em seu redor, um ambiente de luxo, de cor e de muita música.
Depois de todos sentados, o rei entrava em cerimonial na sala onde iriam decorrer as sessões. O couce do cortejo fechava com muitas trombetas, charamelas e sacabuchas, porteiros de maças, reis de armas, arautos e passavantes, o porteiro-mor e o mestre sala

Justas Medievais EXTRA

Devido à grande adesão do público e depois de 4 sessões extra, a organização da Viagem garante a partir de hoje, todos os dias, várias sessões extra de Justas até ao final do evento. Aqui ficam as horas das sessões:

Hoje às 21h30
Amanhã às 21h30 e às 00H00
Sábado às 00h15
Domingo às 16h00 e às 19h00

Ao todo são mais 6 sessões de Justas. O público tem aderido em peso e lotado todas as apresentações. Aqui está a resposta da organização.
Há que lembrar que para além destas, até Sábado, realiza-se diariamente uma sessão às 22h30, conforme anunciado no programa.

A Multidão Multiplica-se

É cada vez mais difícil aceder ao recinto da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. A cada dia que passa são em maior número os viajantes no tempo!
Longas filas de trânsito, parques de estacionamento lotados, quilómetros feitos a pé só para entrar no recinto. O interesse do público é cada vez maior maior, por um evento que cresce cada vez mais a cada dia que passa.
Agora que já só faltam 4 noites para o final da Viagem e o cansaço já começa a pesar, há ainda que garantir forças para a enchente do fim-de-semana que se avizinha. Há que dar os parabéns ao movimento associativo do concelho pelo excelente trabalho que realiza quer na exploração de tabernas, quer na animação do evento, cada vez mais feirense.

Foto do Dia 6

O padroeiro da Terra... S. Sebastião.

Sítio dos Bonifrates

Um espaço de marionetas feito a pensar nos mais novos e que deve integrar obrigatoriamente um roteiro de família no recinto da Viagem. Os teatrinhos acontecem a toda a hora!

Sítio dos Tormentos




Os horrores da justiça medieval. Tudo se fazia na praça pública e os métodos eram no mínimo chocantes. Desde uma cadeira de pregos a uma jaula suspensa, onde o condenado morria à fome... passando por uma espécie de cama onde o criminoso bebia à força até "rebentar". Muitos são os instrumentos de tortura/justiça medieval... mas talvez o mais brutal seja a serra que permite ao carrasco cortar uma pessoa ao meio. Uma zona "negra" que vale a pena visitar!

Continua a Viagem no Tempo



quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Foto do Dia 5

Dá-lhe uma moeda e vê o que acontece!

Jogos Medievais





Momentos de lazer à boa moda da época medieval... Uma recriação de jogos e brincadeiras para os mais novos. Vale a pena uma visita, para umas horas de momentos muito bem passados.

Áreas Alimentares



O espaço preferido dos portugueses... comes e bebes com fartura. São quatro áreas de tabernas e duas de restaurantes e mesmo assim são longas as filas de espera.
Provar as especialidades da épocas num dos 6 restaurantes... degustar uma boa refeição mesmo em frente do Castelo, ou simplesmente encher a barriga com uma sandes de porco no espeto para reforçar as energias. São muitas as justificações, mas "povo" não falta!
Ah... e para acompanhar não podia faltar a sangria. São várias as especialidades em diferentes pontos de venda... cada um tem a sua favorita, mas ninguém tem tempo de descanso!

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Sentir do Guerreiro


O que sentia um guerreiro medieval?
Esta é a melhor forma de o saber! Por apenas dois reais o visitante da Viagem Medieval pode experimentar as sensações de ser guerreiro por uns minutos. São várias as provas a cumprir, para no final salvar a donzela do Castelo.

1ª - Atravessar uma ponte de corda com cerca de 30m de comprimento;
2ª - Ultrapassar um muro de pedra, que dará acesso ao Castelo;
3ª - “Derrubar” guerreiros;
4ª - “Arrombar” a porta do Castelo com o tronco de uma árvore;
5ª - “Lutar” com um guerreiro no Castelo;
6ª – Libertar a princesa prisioneira.

As Bodas

Hoje às 22h00
Do Castelo até à Igreja da Misericórdia
Projecto de animação âncora

«João Álvares Pereira, senhor da Terra de Santa Maria, e sua família estão presentes no casamento de sua prima D. Beatriz, filha do Condestável do Reino D. Nuno Álvares Pereira. Recriação do casamento medieval.»

Enquadramento Histórico
«1401, 8 de Novembro – Casamento do filho ilegítimo de D. João I, o conde de Barcelos, com a única filha do Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira, primo de João Álvares Pereira, senhor da Terra de Santa Maria.
A festa de seu casamento de D. Afonso e de D. Beatriz ordenaram de ser em Lixboa; e foram feytas suas vodas mui homrradas, a que vieram todollos Senhores e pessoas notauees do Regno em que ouve justas e torneios e muito prazer de matinadas e outros joguos…»

Foram-se as Pestilências

Acabou o fim-de-semana, mas continuam as enchentes. Mesmo com frio e o sol a fugir da paisagem, na noite de ontem o recinto da Viagem Medieval voltou a receber largos milhares de forasteiros numa viagem no tempo.
Ninguém quer ficar de fora, nem mesmo as Pestilências da época medieval, que voltaram a ensombrar as Terras de Santa Maria. Foi necessário recorrer aos métodos da época para limpar o recinto e devolver a tranquilidade aos habitantes do burgo, trazendo de novo a festa!
Hoje... prepara-se a Boda! O casamento vai trazer alegria e boa disposição à população do Burgo da Feira.

Homenagem aos Patrocinadores III: Feira Nova

Foto do Dia 4

Uma Festa na Estalagem... Tudo pode acontecer!

Justas Medievais






Ao quarto dia de regresso ao passado decidi embarcar em aventuras mais fortes. Uma entrada no recinto de Justas Medievais significa a passagem para um mundo à parte. O público vibra... aplaude... grita... e quase que se entra no ambiente de um estádio do século XXI, onde mesmo a onda serve para irritar a claque adversária.
De cada lado do recinto uma bancada... a cada uma corresponde uma cor e por consequência um cavaleiro. Está tudo explicado! "O nosso cavaleiro á melhor que o vosso!"
Perto de mil pessoas enchem por completo o recinto e dão o máximo no apoio aos cavaleiros... cerca de meia hora depois, um acaba mesmo por morrer. É o fim da Justa. Mas no dia seguinte há mais... e atenção às sessões extra que se realizam aos fins-de-semana.

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!