quarta-feira, 12 de agosto de 2009

VM 2010: "O Condado Portucalense"

Venha ela! Concerteza a Viagem mais espectacular e mais esperada... a Viagem à Fundação da Nacionalidade. O Diário de Aveiro confirma o que já se adivinhava: o senhor da 14ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é mesmo D. Afonso Henriques.
Trata-se de um brutal desafio a todos os níveis... cenografia e figurinos com mais 2 séculos de recuo... um grande investimento numa Viagem há muito esperada.

O programa será ainda discutido e o enquadramento histórico apertado e mais especificado, mas uma coisa já é certa... a Viagem termina a 24 de Junho de 1128, quando as forças do Castelo da Feira partiram rumo à Batalha de S. Mamede e à Independência de Portugal!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Obrigado por Viajar Connosco... até 2010

“A quantos esta carta ouvirem, fazemos saber que nós mandamos e outorgamos o encerramento da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.
E querendo fazer graça e mercê ao Concelho e aos homens bons da Cidade, mandamos que se faça e possa fazer a próxima Viagem Medieval, a partir do dia 29 do mês de Julho, até ao dia 8 do mês de Agosto, do ano de Cristo de 2010.
Com sentimento e honra os esperamos na próxima Viagem Medieval.”

Assim terminava a 13ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria... a Viagem Espectáculo... a Melhor Viagem de Sempre.



Certamente que há pontos a melhorar, mas de um modo geral esta foi mesmo a melhor edição de sempre. Longe de polémicas, politiquices e histórias do arco da velha... esta nem pareceu uma Viagem de ano de eleições. Tirando os apagões, para os quais a EDP já tem justificação, chegando mesmo a assumir a necessidade de intervir no centro histórico, pouco mais há a apontar relativamente a regressões, nesta edição.
As esterqueiras são o ponto mais vezes referido quanto a necessidade de melhoras... concordo... mas na realidade estamos num evento de rua que move dezenas de milhares de pessoas por dia: alguém já pediu casas de banho de luxo a um festival de verão? Mais limpeza, reposição mais frequente de papel higiénico e sabonete líquido são pontos passíveis de melhora, numa lista a que acrescento a necessidade de incremento de ainda maior da frequência de limpeza dos recipientes depósito de lixo do recinto.

Ainda agora terminou a 13ª edição, mas nem por isso é tempo de férias... a Viagem 2010 já mexe! Conforme o que o Medieval SMF já tinha avançado, no próximo ano haverá novidades logísticas e de acolhimento:

- MULTIBANCOS
Organização assume a gestão e manutenção de multibancos. A solução encontra-se em estudo com a entidade gestora de rede... a instalação de espaços multibanco não está posta de parte.

- PARQUE DE CAMPISMO
No próximo ano a Viagem Medieval irá contar com um parque de campismo nas imediações do recinto. O terreno está escolhido, falta só a criação de condições dignas para a recepção dos forasteiros.

- PARQUES DE ESTACIONAMENTO
O estacionamento na rua e nos 12 parques oficiais revela-se há muito escasso, mas a solução não se mostra fácil. Nas imediações do recinto a missão é impossível, resta então a solução que cá deixei há dias: a criação/utilização de parques periféricos (ex. Europarque), com serviço de transfer para o recinto. Esta solução revela-se viável, mas nem por isso simples de colocar em prática. A necessidade de criação de corredores BUS (com crucial encerramento de ruas ao trânsito) irá complicar ainda mais os acessos às proximidades do recinto, com impacto em toda a cidade. No entanto, esta deverá ser a solução a implementar de modo a solucionar o problema.

No que ao enquadramento histórico diz respeito, ainda não é pública a decisão final da Comissão Executiva da Viagem. Eram 3 as hipóteses há 3 dias... a decisão deveria surgir ontem. Se uma foi rapidamente posta de parte, restavam 2 hipóteses:

- uma Viagem dedicada aos amores de D. Pedro e Inês de Castro;

- ou uma Viagem à Fundação da Nacionalidade, com necessidade de grande investimento cénico e de figurinos.

Confesso, a opção Fundação é a minha preferida... esperemos pela decisão final.
De qualquer forma já se desenha o figurino do programa, e o "Assalto ao Arraial" deixou marcas. O impacto e sucesso do espectáculo leva à ideia da criação, não de 1, mas de 2 macro espectáculos diários ao bom jeito de Hollywood.

A eventual reorganização das tabernas, reunindo todas no mesmo espaço, está também em cima da mesa.

Resta agora esperar por 29 de Julho do próximo ano para voltarmos a ligar a máquina do tempo e entrarmos numa nova Viagem Espectáculo.

Torneio do Mestre Arqueiro



A animação no tempo de D. Afonso IV






A Segunda Consorte







Razões da Guerra



sábado, 8 de agosto de 2009

Assalto ao Arraial... visto por dentro

A produção hollywoodesca desta edição espectáculo da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria está a revelar-se um estrondoso sucesso. A cada dia, é maior a afluência ao espectáculo. A imprensa nacional dá nota de destaque e até já foi alvo de reportagem televisiva exclusiva.
Há uns dias deixei algumas fotos do espectáculo (vista do público... visão dos atacantes). Hoje deixo algo diferente, a visão dos defensores... as fotos do outro lado do rio.





























VM em directo na TVI24

VM 2009 - Dia 11 | 9 Agosto 2009

A SEGUNDA CONSORTE [ cortejo ]
hora 17h00
local tribunal ›› castelo

1337 · Os dois monarcas ibéricos mandam armadas atacar o litoral sul de cada reino. De Lis-boa, a frota portuguesa dirige-se ao Algarve. No dia do ataque, levanta-se uma enorme tem-pestade que destrói grande parte das galés dos dois reinos.
1339, Julho · Com a pressão exercida pelos mouros em território castelhano e por influência do Papa e do rei de França, acertam-se tréguas e é assinada a Paz de Sevilha.
Agosto, 24 · Em Lisboa, na presença dos noivos Constança Manuel e D. Pedro, é celebrado o casamento. No séquito de D. Constança, vem Inês de Castro, jovem galega e filha natural do poderoso fidalgo castelhano Pedro Fernandes de Castro.


JUSTAS APEADAS
hora 19h30
local arraial

TORNEIO DO MESTRE ARQUEIRO
hora 20h15
local liça

GRANDE TORNEIO
hora 22h00
local liça
preço 8 eur.

ASSALTO AO ARRAIAL
hora 23h30
local arraial

ANIMAÇÃO CIRCULANTE | ÁREAS TEMÁTICAS

Viagem Espectáculo na recta final

A melhor Viagem de sempre entra agora na recta final. Após 9 dias de viagem ao passado começa a pesar o cansaço e são já muitas as recordações da mais espectacular de todas as Viagens. Apesar de alguns problemas com electricidade e abastecimento de água nos primeiros dias, a Viagem 2009 é sem dúvida a maior das 13 já realizadas. A adesão do público revelou-se estrondosa, de tal modo que pelas 21h de ontem a fila de trânsito já entrava pelas faixas (fora do nó de acesso) da A1 numa extensão de quase 1 km. Nunca tal se tinha visto... nem um recinto tão apinhado. A novidade da Mouraria foi desde sempre das zonas mais movimentadas e este ano nem o Castelo se livra das multidões diárias.
A meio da Viagem já todas as áreas temáticas estavam com números de entradas superiores a edições anteriores, numa altura em que também os estacionamentos nos parques oficiais estavam em crescendo. Pode neste momento falar-se com toda a certeza num grande aumento do afluxo de visitantes relativamente a outras edições.
Quando restam dois dias para aproveitar é já tempo de preparativos para 2010. Amanhã serão anunciadas publicamente as primeiras informações para o evento do próximo ano... e já se pode falar em grandes novidades e mais ESPECTÁCULO.








Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!