quinta-feira, 18 de março de 2010

VM 2010 - Casting para Figurantes


A organização da Viagem Medieval vai realizar um casting para selecção de dezenas de figurantes, femininos e masculinos, que vão integrar os vários espectáculos de recriação histórica da edição deste ano. As inscrições estão abertas até 4 de Abril.

Através deste casting serão seleccionadas várias personagens, essencialmente guerreiros e figuras do povo, que terão um papel activo nos cinco espectáculos de animação âncora da XIV Viagem Medieval, que decorre de 29 de Julho a 08 de Agosto e remonta à época do Condado Portucalense (séculos XI e XII).

Preencha a ficha de inscrição e envie para o e-mail casting@feiraviva.com.

» Download da ficha de inscrição

Para mais informações, contacte o gabinete de animação da empresa municipal Feira Viva, através do telefone 256 330 902 ou e-mail casting@feiraviva.com.

terça-feira, 16 de março de 2010

Uma Questão de ADN

Rumo à VM 2010

E umas novidades para a Viagem 2010.
É que já estamos a todo gás!

Quinta feira dia 28 de Julho - Abertura - Surpresa!
Quinta Feira dia 5 de Agosto - D. Afonso Henriques toma o castelo da feira
Sexta Feira dia 6 de Agosto - Rumo à batalha de São Mamede!
Espectaculo Diário - O fossado!

e já está escolhido o D. Afonso Henrique...s, será o João Pedro da Espada Lusitana!
Ah pois é ... e já está aberto o casting para os espectaculos.

By Paulo Sérgio Pais @ Facebook

segunda-feira, 8 de março de 2010

VM '10 - Enquadramento Histórico

No final do séc. XI, é criada uma nova entidade política: o Condado Portucalense.

Afonso VI, imperador da Hispânia, doa a sua filha Teresa, por altura dos seus esponsais com Henrique da Borgonha, o território de Coimbra até ao castelo de Lobreira, na Galiza, incluindo a Terra de Santa Maria, toda a terra de Lamego e de Viseu, acrescentando também a terra que os mouros possuíam, desde que a conquistasse e a acrescentasse ao seu Condado.

Em 1112, o Condado Portucalense passa a ser governado por D. Teresa, mulher e viúva que enfrenta grandes desafios, superando-os graças aos seus talentos e sagacidade e ao auxílio de um bom grupo de nobres. Intitulando-se rainha em 1117, D. Teresa encontra-se numa vila a que chamam de Feira, situada extra-muros do Castelo de Santa Maria, onde faz doações a poderosos da Terra pelos serviços prestados na defesa da cidade de Coimbra, aquando do cerco dos almorávidas.

Os jogos e as disputas pelo poder entre os diversos partidários geram confrontos armados que vão produzir mudanças de autoridade no Condado: após a batalha de S. Mamede, a 24 de Junho de 1128, a rainha perde o governo para seu filho Afonso Henriques, passando este a representar um novo domínio e uma nova soberania: a autonomia do Condado perante o reino leonês.

E em 1139, em dia de Santiago, Afonso Henriques encontra-se no campo de batalha lutando contra os infiéis. Reconhecido pelos seus companheiros d’armas como um grande chefe e valoroso guerreiro, é alçado no seu escudo e aclamado rei de um novo reino: Portugal.

Candidaturas abertas para a edição 2010

Encontram-se abertas, até 9 de Abril, as candidaturas para Restaurantes, Tabernas e Feira Franca da Viagem Medieval’10. Consulte os regulamentos de participação.

- Restaurantes

- Tabernas

- Artesãos, Artífices e Mercadores

- Regatões

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!