segunda-feira, 30 de maio de 2011
sábado, 28 de maio de 2011
sexta-feira, 27 de maio de 2011
domingo, 1 de maio de 2011
Simulacro de Incêndio e Controlo de Acessos Viagem Medieval
No passado Sábado, pelas 21h30, uma pequena parte do recinto da Viagem Medieval foi palco de uma simulação. Em primeiro lugar, testou-se o controlo de acessos... o sistema de informação e venda de pulseiras, no exterior do recinto; as características dos pórticos de entrada e as condições de acesso; saídas do recinto; e situações especiais foram alvo de teste para que se afinem os pormenores rumo a uma edição com muitas alterações logísticas.
De uma forma geral considero que este teste foi positivo, o sistema funcionou sem incidentes e como já se fazia prever do "público" não surgiu desagrado [com excepção de algumas dezenas de jovens que viram a sua "noite de copos" com rituais alterados]. Certamente um ou outro ajustes poderão ser necessários, mas num ponto isolado o sistema é funcional e o público afinal de contas não desgosta da pulseira e já admite que o preço é de facto simbólico.
Resumo das Regras de Acesso ao Recinto da Viagem Medieval 2011:- acesso controlado de 2ª a 6ª a partir das 17h e ao fim de semana a partir das 12h;- entrada limitada aos portadores de pulseira, válida para TODOS os 11 dias da Viagem Medieval, com um custo único de 2€;- crianças com altura inferior a 130cm não pagam entrada.
Por outro lado, foi testada a segurança. E se algo acontecer no recinto de um dos maiores eventos culturais do país? Estará a Protecção Civil Municipal apta a dar resposta? As questões foram colocadas... e as respostas chegariam ao longo da noite.
No simulacro participaram a PSP, os Bombeiros Voluntários da Feira [que utilizaram já a nova viatura de combate a incêndios], a Protecção Civil Municipal, assim como as 3 entidades organizadoras da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.
No simulacro participaram a PSP, os Bombeiros Voluntários da Feira [que utilizaram já a nova viatura de combate a incêndios], a Protecção Civil Municipal, assim como as 3 entidades organizadoras da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.
Pensei em várias formas de relatar o sucedido, mas optei pela menos óbvia, minuto a minuto. Passo a transcrever os meus comentários no exacto instante dos acontecimentos, via Facebook:
21h26 - Pronto para 'simular'... Viagem Medieval em acção...
21h45 - Depois do zumbido inicial cá no sítio, parece que o pessoal até gosta das pulseiras...
21h47 - Hostes de D. Afonso Henriques a caminho da Praça...
21h50 - D. João da Maia lidera as hostes em treino... [Espada Lusitana em acção]
22h06 - E 'pumba'... Num ritmo mais animado, lá foram corridos os soldados em treino...
22h23 - Leopoldo e a Princesa viveram felizes...
22h29 - Alerta...
22h29 - Fogo no recinto da Viagem Medieval...
22h30 - Ordem de evacuação...
22h34 - Pórtico livre para evacuação...
22h39 - Alguma resistência à saída...
22h44 - Bombeiros no recinto...
22h48 - Reforços de emergência a caminho...
22h52 - Continuam a chegar bombeiros... O caso é 'grave' no recinto da Viagem...
22h54 - Mais bombeiros a chegar...
23h00 - Diz que 'não há mortes'...23h02 - Várias ambulâncias e equipa do INEM chegam ao recinto...
23h05 - Praça da República completamente em estado de sítio...
23h08 - Alargado o perímetro de emergência...
23h13 - Continua o ataque ao 'fogo' na Praça da República...
[com a operação ainda em curso, acabei por abandonar o local]
De uma forma superficial acredito que o exercício terá sido bem sucedido. De qualquer forma, num olhar externo e atendendo ao facto de nos remetermos a um evento da dimensão da Viagem, considero que 15 minutos para a chegada dos Bombeiros será talvez um pouco exagerado, de outra forma seria uma excelente resposta. Por outro lado, uma pequena nota para a utilização do megafone no alerta aos visitantes... de facto, não foi bem conseguido. Numa praça de pequenas dimensões, o som era apenas audível a poucos metros sem que se conseguisse propagar de forma mais vasta. Nada que um treino na utilização do aparelho tão marcante em Portugal este ano não consiga resolver.
Publicado por
Bruno Costa
à(s)
domingo, maio 01, 2011
Etiquetas:
Notícias
Subscrever:
Mensagens (Atom)