sexta-feira, 17 de junho de 2011

Danças medievais para todas as idades

Meia centena de seniores, crianças e adultos de várias freguesias do concelho de Santa Maria da Feira participam, desde o início de Junho, em ensaios regulares de danças medievais. Durante a Viagem Medieval, os três grupos vão fazer actuações diárias em diferentes espaços do recinto.

Todas as sextas-feiras, pelas 09h30, 27 elementos, dos 9 aos 76 anos, reúnem-se na Junta de Freguesia de Louredo para ensaiar a sua coreografia. São pessoas da freguesia, mas também de Espargo, S. João de Ver, Fornos, Santa Maria da Feira, Vila Maior e Vale. Os seniores integram as Oficinas de Talento, desenvolvidas no âmbito do programa municipal e-mili@, que abrange ainda as áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Alfabetização. Alguns deles são acompanhados pelos netos.

No Pavilhão da Lavandeira, em Santa Maria da Feira, decorrem os ensaios do grupo Noivas de Santa Maria, às segundas-feiras, a partir das 21h30. São 13 participantes, dos 11 aos 70 anos, mas outras pessoas da comunidade ainda podem integrar este grupo. Criado há vários anos, no âmbito do festival Imaginarius, o grupo Noivas de Santa Maria já participou em vários projectos culturais e artísticos, dentro e fora do país.

Na sede do CASTIIS, em Sanguedo, seniores da freguesia, mas também de Canedo ensaiam às quintas-feiras, a partir das 14h30. Os 20 elementos do grupo, dos 50 aos 80 anos, integram o programa municipal de actividade física Movimento e Bem-Estar e vão participar pelo terceiro ano consecutivo na Viagem Medieval. O desafio foi lançado à Divisão de Acção Social da Autarquia pela empresa municipal Feira Viva, que organiza o evento em parceria com a Câmara Municipal e a Federação das Colectividades do Concelho.

As danças medievais são uma das acções do projecto Envolver, que tem como objectivo promover a participação da população local na Viagem Medieval e reforçar o sentimento de pertença dos feirenses pelo maior evento cultural do Concelho, contribuindo para a afirmação do território.

Sem comentários:

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!