sábado, 30 de junho de 2012

Ensaios de danças medievais para pais

A partir do próximo dia 9 de Julho e até ao início da Viagem Medieval vão decorrer aulas de danças medievais para pais dos alunos do 1º e 2º ciclo do Concelho. Sob a orientação do coreógrafo Hugo Fernandes e da encenadora Sandra Coutinho, os ensaios decorrerão no Centro Social de Argoncilhe, às segundas-feiras, pelas 21h00, e na Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira, às quintas-feiras, pelas 21h30.

Com a duração aproximada de uma hora, estas aulas de danças medievais culminarão em diversas actuações de palco na área dos “Pequenos Guerreiros” ao longo dos onze dias da Viagem Medieval. Saliente-se que esta área pretende ser um espaço de interacção familiar que se recobre de actividades pedagogicamente pensadas para crianças do 1º e 2º ciclo.
As inscrições para os ensaios devem ser efectuadas até 7 de Julho próximo. Mais informações e inscrições através do e-mail ana.carvalhinho@cm-feira.pt ou 932 708 220.

Venda antecipada da pulseira: poupe 1 euro

A venda antecipada da pulseira que dará acesso ilimitado ao recinto da Viagem Medieval arranca a 2 de Julho. Durante um mês, ou seja, até 2 de Agosto, data do início do evento, os visitantes podem adquirir a pulseira por apenas 3 euros, em vários locais. Findo este período, a pulseira terá o custo unitário de 4 euros.   

Assim, a partir de 2 de Julho, a pulseira - pessoal, intransmissível e inviolável – pode ser adquirida nas Juntas de Freguesia do Concelho, Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira, Fiães e Lourosa, sede da Feira Viva, Zoo de Lourosa, Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, Museu Convento dos Lóios, Sociedade de Turismo, Termas de S. Jorge, Museu do Papel, Hotel dos Lóios, Hotel Nova Cruz, Hotel Ibis, Hotel WR (S. João da Madeira), loja “Zé Rápido” no Pingo Doce Hiper de Santa Maria da Feira, balcão central do E.Leclerc de Santa Maria da Feira e do Continente de Mozelos.
Refira-se que a pulseira não vai estar disponível para venda na Internet e que a mesma permite apenas o acesso ao recinto e aos espectáculos/áreas de entrada livre.
Saliente-se, ainda, que crianças até 1,30m de altura estão isentas de pagamento e que, em alternativa à pulseira, os visitantes poderão optar pelo bilhete diário, pelo preço de 2 euros.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Viagem animou jornalistas estrangeiros


O evento Viagem Medieval em Terra de Santa Maria foi apresentado, dia 22 de junho, a um grupo de jornalistas estrangeiros, nas Caves Taylor, em Gaia, depois do momento de animação medieval que encerrou um jantar promovido pela Associação de Turismo do Porto – Agência Regional, entidade responsável pela promoção externa do Porto e Norte de Portugal.
A acompanhar esta ação esteve a vereadora do Turismo, Biblioteca e Museus, Teresa Vieira, que apresentou o evento a um grupo de jornalistas que integravam uma visita educacional pela região e destacou a importância destas ações para a internacionalização do projeto Viagem Medieval através da sua comunicação além-fronteiras. Participaram nesta press trip jornalistas italianos, dinamarqueses, franceses e ingleses.
“A Viagem Medieval foi o evento escolhido para esta ação por contribuir de forma decisiva para a promoção do destino Porto e Norte”, explicou a titular da pasta do Turismo. Depois do momento de animação protagonizado pelo grupo Milícias de Santa Maria, os jornalistas ficaram a conhecer alguns números e curiosidades que caracterizam e diferenciam a maior recriação histórica do país. 

Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a XVI Viagem Medieval realiza-se de 2 a 12 de agosto, no centro histórico da cidade, e vai recriar o reinado de D. Sancho I, segundo Rei de Portugal.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pernoitar no Campo de Tendilhas

São cada vez mais os visitantes da Viagem Medieval que procuram o Campo de Tendilhas para pernoitar no recinto do evento por um baixo custo. Uma alternativa económica para os visitantes mais arrojados e com espírito aventureiro.
No ano passado, 935 pessoas optaram por esta solução, número que duplicou em relação ao ano anterior. Para esta edição, são já muitos os pedidos de informação sobre este espaço, sendo de prever um acréscimo na procura.
Situado em plena Quinta do Castelo, junto à sede do Agrupamento 640 do corpo Nacional de Escutas, entidade que vai gerir o espaço, o Campo de Tendilhas destina-se a maiores de 16 anos ou menores autorizados, de forma presencial, pelos pais ou encarregados de educação.  Durante a estadia, cada utilizador será identificado com uma pulseira, pessoal e intransmissível, que deverá acompanhar sempre o respetivo titular.
Passar uma noite no Campo de Tendilhas vai custar dois euros por pessoa, mais quatro para o espaço a ocupar pela tenda, que deverá ter capacidade máxima para quatro pessoas. Quem não tiver tenda poderá alugá-la na sede dos escuteiros, local onde também será possível fazer refeições.
Para mais informações e inscrições, os interessados deverão contactar a organização, através do e-mail campodetendilhas@viagemmedieval.com ou telemóvel 918 173 358.

Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a Viagem Medieval realiza-se de 2 a 12 de agosto, no centro histórico da cidade, e vai recriar o reinado de D. Sancho I, segundo Rei de Portugal.

domingo, 17 de junho de 2012

Contexto Histórico - Viagem Medieval 2012

Na viragem do séc. XII, o reinado de D. Sancho I foi marcado por largos períodos de perturbação social, conflitos bélicos entre os reinos peninsulares, associados à assunção do poder e da soberania. As catástrofes e calamidades naturais, interpretadas como castigo de Deus, foram também uma constante na década de noventa e seguinte, causando grandes fomes e epidemias, nomeadamente uma com grande expressão na Terra de Santa Maria, onde morreu um em cada três habitantes.
Apesar de todas as perturbações, o rei, o segundo de Portugal, homem guerreiro de espírito ativo e destemido, percorre intensamente todo o reino, concedendo cartas de foral a muitas terras e fundando outras tantas, no intuito de repovoar todo o território. Fomenta a prosperidade pública e dela tira proveito para satisfazer as necessidades do seu governo.
Até ao final do seu reinado, sem nunca pressionar ou condicionar o seu povo, consegue reunir somas avultadas em dinheiro guardadas nas tesourarias reais. Fortalecendo o poder régio na figura solene do rei, aparece em atos públicos com toda a formalidade vestido de manto e saio escarlata e com coroa real.
Em tempo de paz e lazer, promove na sua Corte momentos de festa e cultura, com a apresentação das primeiras récitas teatrais portuguesas e sessões de poesia e música, cantadas por jograis e trovadores, personagens frequentes na sua Casa.
É este ambiente de cultura e lazer, para além da recriação de momentos históricos que marcaram o quotidiano medieval português, que poderemos apreciar durante a XVI Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que se realiza de 2 a 12 de agosto de 2012, no centro histórico de Santa Maria da Feira.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Concurso de montras e fachadas alargado a freguesias limítrofes

O concurso “Estabelecimento Medieval Oficial”, criado para envolver o comércio local no espírito da Viagem Medieval, vai ser alargado às freguesias que fazem fronteira com a sede do Concelho. Também os prémios a atribuir aos primeiros classificados deste concurso, inserido no Projecto Envolver, foram incrementados e os workshops dirigidos ao comércio, serviços e população apresentam uma componente mais participativa.
Com o concurso “Estabelecimento Medieval Oficial”, a organização da Viagem Medieval pretende estimular o comércio local e serviços a adaptar os estabelecimentos à época medieval, através da decoração do interior  da montra e fachada, bem como a utilização de trajes medievais. O concurso é aberto a todos os estabelecimentos comerciais da cidade de Santa Maria da Feira e freguesias limítrofes, que estejam licenciados para actividade comercial pelas entidades competentes. O júri do concurso será constituído por representantes de quatro entidades locais: Associação Empresarial de Santa Maria da Feira, jornal Correio da Feira, jornal Terras da Feira e Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira.
Todos os participantes que cumpram os requisitos mínimos de ambientação serão premiados com quatro pulseiras de acesso à Viagem Medieval e um pendão de identificação de estabelecimento a concurso. Os primeiros classificados nas categorias Envolvimento, Montra e Fachada serão premiados com quatro entradas para o Torneio Medieval, um diploma de identificação de vencedores e um voucher de 75 euros para compras na Loja Oficial da Viagem Medieval.
O Projecto Envolver inclui ainda a realização de dois workshops - decoração medieval e confecção de trajes - ambos gratuitos. O primeiro realiza-se dia 7 de Julho, das 14h30 às 17h30, no Museu Convento dos Lóios, sob a orientação de Cristiana Henriques, licenciada em design industrial. Limitado a 25 participantes, este workshop vai permitir aos participantes conhecer materiais e soluções e envelhecer objectos. A organização disponibiliza os materiais, dossier informativo e certificado de participação. O segundo workshop, dirigido a um máximo de 12 pessoas, realiza-se dias 14 e 21 de Julho, das 15h00 às 19h30, na Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira. A figurinista Tucha Martins vai apresentar os materiais e orientar a confecção de moldes, corte e costura de trajes medievais. A organização disponibiliza os tecidos necessários à confecção, bem como dossier informativo e certificado de participação.
A partir de 13 de Julho, moradores e comerciantes da cidade são também convidados a decorar as fachadas e varandas das habitações e a cobrir os reclamos luminosos dos estabelecimentos, ajudando a “vestir” a cidade a preceito para o evento.
Para mais informações e esclarecimentos, os interessados deverão contactar a empresa municipal Feira Viva, através do e-mail p.envolver@feiraviva.com ou tlm. 919 611 285.
Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a Viagem Medieval realiza-se de 2 a 12 de agosto, no centro histórico da cidade, e vai recriar o reinado de D. Sancho I, segundo Rei de Portugal.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

D. Sancho I procura Guerreiros F/M para as suas hostes!

Na viragem do séc. XII, o jovem reino de Portugal governado por D. Sancho I, é marcado por uma série de conflitos e perturbações a vários níveis: a conquista de território aos mouros, as disputas de assunção do poder e soberania entre os reinos cristãos peninsulares, as perturbações sociais entre vários grupos sociais e o próprio rei e as catástrofes e calamidades naturais que derivam numa série de fomes, pestilências e mortes…
No seio deste cenário,
D. Sancho I procura Guerreiros F/M para as suas hostes!
Caro Guerreiro,
Vimos lançar te um novo desafio! 
 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Pulseira da Viagem é objecto de colecção

A partir deste ano, a pulseira de acesso à Viagem Medieval em Terra de Santa Maria passa a ser um objecto de colecção e não apenas um mero ’passaporte’ para o evento. Em cada edição, a organização vai entregar a criação gráfica da pulseira a um designer nacional, estimulando assim os visitantes e aficionados pelo evento a guardá-la como recordação.

Em ano de estreia, a escolha recaiu sobre o designer Ivo Maia, por ser um jovem criador de Santa Maria da Feira e porque tem dado cartas na área do design gráfico, de interiores e de produto. Paulo Sérgio Pais, administrador executivo da empresa municipal Feira Viva, considera que a escolha de Ivo Maia é representativa do espírito da Viagem Medieval. "É um jovem do nosso território, que conhece bem o evento e acolheu com grande entusiasmo esta proposta de envolvimento num projecto que marca identidade e reforça o sentimento de pertença dos feirenses", sustenta.



Batalha e sangue derramado

A proposta de Ivo Maia apresenta uma linguagem gráfica bastante estilizada, procurando a simplicidade estética da pulseira quando aplicada no pulso. "A Cruz dos Pereiras foi o único elemento utilizado para a criação gráfica, surgindo repetidamente a preto do lado esquerdo e a branco do lado direito, como se de uma batalha de tratasse", adianta o designer.
Ivo Maia explica que cada uma das cruzes simboliza um elemento, um guerreiro posicionado no campo de batalha. "O vermelho de fundo remete-nos para o espírito de sacrifício, o sangue derramado nas batalhas, mas também para a força e paixão das conquistas", continua. Ao centro, destaca-se o logótipo da Viagem Medieval, onde se localiza a Cruz dos Pereiras a uma escala diferente, simbolizando D. Sancho I, segundo rei de Portugal, filho de D. Afonso Henriques que saiu vitorioso em diversas expedições contra os mouros.
Entusiasmado com este desafio, Ivo Maia refere que gosta do resultado final e da sua simbologia. Define a Viagem Medieval, que visita todos os anos, como "uma porta no tempo na qual se entra e se dá início a uma viagem medieval, mas também uma viagem cultural, onde a boa disposição, convívio e envolvimento comunitário são notórios".

Pulseira e bilhetes diários
A pulseira, que dará acesso aos dez dias Viagem Medieval (o primeiro dia é gratuito), vai custar 3 euros se comprada até 2 de Agosto, ou 4 euros, se adquirida durante o evento. Em alternativa à pulseira, os visitantes poderão optar pelo bilhete diário, pelo preço de 2 euros.
Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho, a Viagem Medieval realiza-se de 2 a 12 de Agosto, no centro histórico da cidade, e vai recriar o reinado de D. Sancho I, segundo Rei de Portugal.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

1190 Candidatos a Voluntariado na Viagem Medieval

Terminado o prazo, contabiliza-se 1190 candidatos a voluntariado para a Viagem Medieval 2012. Mais um recorde da maior recriação histórica do país, a "maior e mais popular recriação medieval da Europa". Destes serão seleccionados cerca de 420 voluntários para apoio ao evento que decorrerá entre 2 e 12 de Agosto no Centro Histórico de Santa Maria da Feira.

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!