terça-feira, 31 de julho de 2007
Praça da Alegria na Viagem Medieval
Esta trata-se da maior acção televisiva de sempre em torno da Viagem Medieval.
Parques de Estacionamento
Parque Super Bock Abadia
Av. 25 Abril (junto aos Bombeiros)
625 lugares
Parque Feira Nova
Rua António Castro Corte Real (junto às Piscinas)
Reservado à organização
Parque Beppi
Av. Belchior Cardoso Costa
150 lugares
Parque Zoo de Lourosa
ao fundo da Rua do Carvalhal (Piscinas)
375 lugares
Parque Festa das Fogaceiras
Rua das Fogaceiras (junto da PSP)
150 lugares
Parque Museu Convento dos Lóios
(junto do Pavilhão da Lavandeira)
250 lugares
Parque Museu do Papel
Santo André
150 lugares
Ao todo, perto de 2000 lugares de estacionamento estão à disposição dos visitantes, nos parques de estacionamento da organização. Para além destes, muitos outros podem ser encontrados nas ruas da cidade.
Pórticos: as novas entradas do recinto
Para já, são 16 as torres de madeira instaladas nas 8 entradas do recinto da Viagem Medieval. Em cada entrada duas torres formam um conjunto que representa uma fortificação de defesa, em que se procedia ao controlo de entradas na cidade. Na Viagem Medieval este cenário é recriado, mas com evoluções. Estes espaços, para além de entradas, funcionam como espaços de câmbio e informação sobre o evento. Este ano, pela primeira vez, logo na entrada os visitantes da Viagem poderão obter informações úteis sobre o programa e cambiar os seus euros pela moeda oficial do evento.
A montagem decorre a bom ritmo... mas o que se pode ver ainda não é o produto final. No final da semana ficaremos a conhecer definitivamente e com todo o pormenor as novas entradas da Viagem Medeival em Terra de Santa Maria.
Alterações de Trânsito para o Evento
Dia 2 de Agosto a circulação na Rua António Castro Corte Real será condicionada das 9h00 às 20h00, de modo a que seja possível terminar a operação de montagem nesta rua, em condições de segurança.
A circulação na Alameda Roberto Vaz de Oliveira será permanentemente interrompida durante todo o período do evento.
Haverá suspensão temporária da circulação, de 3 a 12 de Agosto entre as 12h00 e a 01h00, nas seguintes artérias: Rua dos Descobrimentos, Rua António Castro Corte Real (a partir do Parque das Piscinas), Rua Santos Carneiro (desde a Av. Belchior Cardoso Costa), Rua Dr. Elísio de Castro (desde a Travessa Varinho dos Jornais).
Há ainda alterações nos sentidos de circulação de algumas artérias de 3 a 12 de Agosto: Rua António F. Soares (poente-nascente), Rua Dr. Vitorino de Sá (nascente-poente até à Rua S. Nicolau), Rua António Castro Corte Real (sentido descendente até à Rua José Soares de Sá.
segunda-feira, 30 de julho de 2007
Continua a montagem a todo o vapor
A quatro dias do início da Viagem continua a decorrer a bom ritmo a montagem do recinto. Tendas, barracas, pórticos, decoração, áreas temáticas... Por todo o lado há algo para fazer... melhorar os acessos aos parques, instalar a sinalética para os visitantes, montar a iluminação do recinto... Há sempre algo para acabar... há sempre algo para recuperar. Mas a garantia é dada pela organização: sexta-feira ao meio dia a Viagem abre portas a mais meio milhão de visitantes.
O Espírito de Equipa...
A população da cidade transforma-se cada vez mais numa equipa, unida para a concretização de um objectivo: o sucesso de mais uma edição da Viagem Medieval.
A pedido da organização da Viagem, são cada vez em maior número os pendões colocados em janelas e varandas de toda a cidade... e até mesmo um pouco nas outras freguesias do concelho.
Há já mesmo quem crie pendões e mantas originais... a cidade está cada vez mais colorida. Ao azul e vermelho dos pendões distribuídos pela organização juntam-se amarelo e verde e quem sabe mais cores chegarão para uma verdadeira cidade medieval.
Passatempo JN/Viagem Medieval
domingo, 29 de julho de 2007
Ecrã Medieval
A contagem decrescente continua... é já na sexta-feira que tudo começa!
sexta-feira, 27 de julho de 2007
Programa Final
Moeda Oficial: Real
As moedas disponíveis são:
10 reais = 10 euros
5 reais = 5 euros
1 real = 1 euro
1/2 real = 50 cêntimos
1/4 real = 25 cêntimos
Para se proceder ao câmbio de moeda há vários locais, para além dos cambistas que circulam nas zonas de maior importância comercial do recinto.
» Postos de Informação
» Posto de Turismo
» Pórticos de Entrada
» Posto de Câmbio (Piscina Municipal)
Associações Participantes
Mas os números do associativismo não se ficam por aqui... são 30 as associações envolvidas em outras actividades no evento, das quais se destacam as tabernas. Aqui ficam os nomes destas 30:
Associação Cultural e Desportiva da Lavandeira
Associação Grupo Danças e Cantares Regionais da Feira
Associação Grupo Folclore Romeiros de Souto
Associação Moto Clube Vagabundos do Castelo
Associação pelo Prazer de Viver
Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Escapães
Associação "Juventude Inquieta" das Caldas de S. Jorge
Centro Cultura e Recreio do Orfeão da Feira
CIRAC
Clube Académico da Feira
Clube Desportivo de Escapães
Clube Desportivo de Fiães
Clube Desportivo Feirense
Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 640
Fiães Sport Clube
Fórum Ambiente e Cidadania
G. D. C. Mozelos
Grupo Danças e Cantares Margens do Rio Uíma
Grupo Desportivo e Cultural Os Vilaverdenses
Grupo Gólgota
Juventude Atlética Amigos do Cavaco
Juventude Sanguedo
Lourocoop
Mosteirô Futebol Clube
Rancho Folclórico "As Florinhas" Caldas de S. Jorge
Rancho Folclórico "As Florinhas" Rio Meão
Rancho Folclórico "Os Malmequeres" Lourosa
Rancho Folclórico de Santiago de Lobão
Rancho Folclórico de S. Paio de Oleiros
Sociedade Columbófila de Santa Maria da Feira
Brevemente serão divulgados os participantes nas actividades de animação.
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Ceia Medieval - Dia 11 de Agosto
quarta-feira, 25 de julho de 2007
A Cidade Medieval
Entretanto surge um novo master sponser da Viagem... a Caixa de Crédito Agrícola é agora anunciada pela organização como o terceiro patrocinador principal do evento. A Viagem cresce em espaço e cada vez mais em visibilidade... é cada vez mais atractiva para patrocinadores e este ano pela primeira vez tem uma televisão como media partner. À semelhança do que aconteceu com o Imaginarius, a RTP apoia a Viagem Medieval, levando mais longe o nome de Santa Maria da Feira e as imagens da maior recriação histórica da Europa.
A cereja no topo do bolo preparativo do evento maior é a adesão dos feirenses ao projecto dos pendões à janela. São cada vez mais os pendões visíveis nas janelas da cidade. Simplesmente pendurados... amarrados a árvores... acompanhados pela bandeira nacional... todas as formas são boas para promover a Viagem Medieval e mostrar o carinho do povo feirense pelo evento.
Está a chegar a hora... mas ainda há muito para fazer!
terça-feira, 24 de julho de 2007
Tudo definido
Este ano há um grande aumento da área de estacionamento oficial do evento... mais de 30%.
Parque Super Bock Abadia - Av. 25 Abril (Junto aos Bombeiros) - é o maior parque de apoio ao recinto com capacidade para cerca de 1000 viaturas
Parque Beppi - Av. Belchior Cardoso da Costa
Parque Feira Nova - Junto das Piscinas
Parque Zoo Lourosa - Por detrás das Piscinas (acesso pela Rua do Carvalhal)
Parque Festa das Fogaceiras - Junto à PSP
Parque Museu Convento dos Lóios - Junto ao Pavilhão da Lavandeira
Parque Museu do Papel das Terras de Santa Maria - Santo André
Parque Termas S. Jorge - Rua Dr. Eduardo Vaz
Quanto a áreas de animação há acréscimo de uma, o que perfaz um total de 11 espaços:
Praça Gaspar Moreira
Praça da República
Largo de Camões
Alameda Dr. Roberto Vaz de Oliveira - Entroncamento do Convento
Alameda Dr. Roberto Vaz de Oliveira - Lago
Largo do Castelo
Largo do Rossio
Junto à Casa do Moinho
Rua António Castro Corte Real - Entroncamento com a Rua dos Descobrimentos
Margens do Rio Cáster
Por detrás das Piscinas
Os pórticos de entrada ficarão localizados nos sítios anunciados por este blog há alguns dias.
Ensaio Aberto
Esta iniciativa enquadra-se no projecto "Viajar no Tempo rumo à Viagem Medieval" e decorre na eira do Orfeão da Feira pelas 21h30, a entrada é livre.
«Através do “Ensaio Aberto”, pretende-se incentivar a população a participar de forma espontânea na Viagem Medieval, trajando, cantando e dançando de acordo com época, e integrando algumas das recriações históricas, enquanto figurantes.»
«A organização disponibiliza aos participantes trajes da época para as duas sessões do “Ensaio Aberto”, para que seja maior o envolvimento no espírito da época. Depois desta iniciativa, que antecede a Viagem Medieval, os participantes poderão, caso assim o pretendam, proporcionar alguns momentos de animação durante o evento, desde que devidamente trajados.»
«Para mais informações, os interessados em participar neste “Ensaio Aberto” deverão contactar o gabinete de animação da Feira Viva – Empresa Municipal, através do telefone 256 330 902.»
Pendões à Janela II
Durante a tarde do passado Domingo cerca de 3000 pendões foram distribuídos pelos moradores das principais artérias de Santa Maria da Feira. Trata-se de uma campanha de promoção da maior recriação medieval da Europa e que pretende envolver toda a cidade no evento.
As pessoas que se encontravam ausentes das suas habitações podem encontrar na caixa do correio um postal que lhes permite levantar gratuitamente o seu pendão no posto de turismo ou na Piscina Municipal.
A contagem decrescente para a VM está a chegar ao fim e o espírito medieval já tomou conta de Santa Maria da Feira.
segunda-feira, 23 de julho de 2007
domingo, 22 de julho de 2007
Novas Entradas
Agora que o recinto começa a tomar forma e os habituais espaços estão quase prontos, é tempo de iniciar a instalação das novidades. Pelo flayer provisório a que tive acesso, é já possível divulgar a localização destas estruturas, que são pelo menos 8.
Há duas semanas a organização falava em 17 torres... ora, 16 serão nos pórticos, mas falta uma! Para já e pelo que sei estes serão os locais escolhidos para a instalação das novas portas de entrada na Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.
» Rua Elísio de Castro (junto à Igreja da Misericórdia - acesso do P1 - Parque Super Bock Abadia)
» Rua das Fogaceiras (junto ao P2 - Parque Beppi e acesso ao P5)
» Rua António Castro Corte Real (junto à Junta de Freguesia - acesso ao P3 - Parque Feira Nova)
» Praça Gaspar Moreira
» Rua dos Descobrimentos
» Junto ao Convento dos Lóios (acesso ao P2 - Parque Beppi)
» Junto ao Castelo (acesso ao P4)
Estão também já definidos os nomes dos vários parques de estacionamento e indicadas novas localizações para estacionar os veículos durante o evento.
Brevemente será divulgado o Mapa definitivo da edição 2007 da Viagem.
Bilheteira Viagem Medieval 2007
Na edição 2007 não há alterações significativas, apenas surgem duas novas áreas temáticas de entrada paga (num total de 5 novas).
Aqui ficam os preços de acesso:
Segredos no Bosque
Guimbras
15h30 » 20h00
2€
Sentir do Guerreiro
Encosta do Castelo
12h00 » 20h00
2€
Sítio dos Bonifrates
Jardim da Alameda
15h00 » 00h00
1€
Ceia Medieval
Contactar a Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira
256375460
Jogos Medievais
1€
Grande Torneio
12 Agosto 22h00
8€
RESERVAS
Justas Medievais
3 a 11 Agosto 22h30
3€
RESERVAS
Percursos Orientados
1€
grátis até aos 12 anos
Visita Guiada ao Castelo da Feira
3€ adulto
1.5€ 6 aos 12 anos
grátis até aos 6 anos
sábado, 21 de julho de 2007
sexta-feira, 20 de julho de 2007
Pendões com a Cruz dos Pereiras
Como vem já sendo hábito as ruas de Santa Maria da Feira são engalanadas com ornamentos que as transformam num espaço bem mais medieval. O elemento mais característico da recriação da Feira são os pendões e bandeiras com as Cruz dos Pereiras (logótipo da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria).
Estes são já visíveis em vários pontos da cidade!
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Mapa VM 2007
quarta-feira, 18 de julho de 2007
Pendões à Janela
A Feira Viva pretende desta forma ter a cidade totalmente engalanada durante a realização da edição da Viagem.
Os moradores da zonas não abrangidas pela iniciativa poderão adquirir o pendão no posto de turismo, pelo valor de 5€, associando-se também à iniciativa.
Montagem a todo o vapor
As montagens da 11ª edição da Viagem Medieval há muito que agitam o centro da cidade. Aqui estão as primeiras imagens... um cheirinho do que se avizinha!
segunda-feira, 16 de julho de 2007
Alterações de trânsito
Concurso "Envolver"
No "Envolver" - que faz parte do projecto "Viajar no Tempo Rumo à Viagem Medieval", promovido pela empresa municipal "Feira Viva" -, os responsáveis pelos restaurantes são desafiados a decorar as montras e fachadas dos seus espaços, bem como a utilizar trajes medievais e a apresentar pratos característicos da Idade Média.
Para participarem, terão de estar licenciados para a actividade comercial pelas entidades competentes.
Haverá prémios para os três melhores classificados. O primeiro terá direito a uma sessão diária de animação de rua, durante os dez dias da Viagem Medieval, à porta do respectivo restaurante, bem como a dois bilhetes para a Ceia Medieval e a 20 "kits" com programa oficial e bandeira para decoração.
A edição 2007 da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria realiza-se entre 03 e 12 de Agosto.
O certame vai recriar a "Carta da Feira Franca", assinalando os 600 anos decorridos sobre a emissão do documento que em 1407, no reinado de D. João I, concedeu à então Vila da Feira a autorização para realizar feiras francas.»
in Portal EDV
domingo, 15 de julho de 2007
Novas àreas temáticas
O objectivo continua a ser aproximar o evento do castelo e para isso as novas áreas temáticas localizam-se na zona verde sobranceira ao monumento nacional.
Contadores de Histórias
Lago das Guimbras
15h00 » 00h00
Lago dos Feitiços
Lago das Guimbras
12h00 » 00h00
Sítio dos Bonifrates
Jardim da Alameda
15h00 » 00h00
Sentir do Guerreiro
Encosta do Castelo
12h00 » 20h00
Passeio nas Montadas
Perímetro da Viagem Medieval
Horário a definir
Brevemente mais pormenores.
sábado, 14 de julho de 2007
Viagem Medieval 2007 - Antevisão
Viagem Medieval 2007 - Enquadramento Histórico
No tempo de D. João I, o reino de Portugal conheceu a maior desvalorização da moeda da sua história. Para combater essa inflação, procurou-se incentivar o tráfico comercial, atraindo mercadores estrangeiros e, ao mesmo tempo, desenvolver o comércio interno através da criação de feiras e de leis proteccionistas a favor dos mesteirais e mercadores. A frequência do vocábulo feira na toponímia parece demonstrar essa proliferação.
A existência de feiras, por iniciativa popular, era confirmada, mais tarde, pela autoridade régia, comprovada pelo nome de feira franqueada ou franca, facilitando as trocas comerciais e incentivando assim o comércio interno. A implementação de um ambiente de paz da feira também favoreceu a segurança e o livre-trânsito de feirantes e visitantes. Quase sempre era uma feira anual, mas podia ser semestral ou até quinzenal, associada na sua origem a festas de santos protectores – S. João, S. Miguel ou S. Nicolau.
As feiras ajudavam à solidariedade e à formação do sentido de nacionalidade. Para um casal isolado, a feira era aproveitada para comprar e vender as faltas e os excedentes da produção, o ponto de contacto com o resto do mundo, o sítio onde se recebiam e davam notícias e se incentivavam as relações interpessoais. Localizadas em espaços denominados rossios, existiam em quase todas as povoações do reino. Situavam-se perto da entrada da vila, ora dentro ora fora da muralha, o que permitia o fácil acesso dos transportes e do gado.
Em 27 de Junho de 1407, D. João I concede aos homens bons da Feira, através do seu cavaleiro João Álvares Pereira, a carta de feira franca, para que se faça e que possa fazer daqui endiante cada quize dias huma feira.
A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai comemorar de 3 a 12 de Agosto de 2007, os 600 anos da confirmação régia da feira da Terra da Feira, evento promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em parceria com a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho.
Em tempo de paz da feira aproveite os momentos de lazer e reviva o passado de uma terra que foi centro de comércio e revitalização da economia nacional – Santa Maria da Feira.
Medieval SMF
De 3 a 12 de Agosto realiza-se mais uma edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria e este blog pretende ser uma espécie de diário do que por lá se passa.
Para já pouco mais há a dizer para além do início das montagens e das muitas novidades que se anunciam, mas quanto a isso há que fazer um pouco mais de suspense!