terça-feira, 31 de julho de 2007

Praça da Alegria na Viagem Medieval

Dia 2 de Agosto, quinta-feira, a RTP transmite a partir de Santa Maria da Feira o programa Praça da Alegria. Junto do Castelo, os apresentadores e animadores da estação pública prometem 3 horas de animação.
Esta trata-se da maior acção televisiva de sempre em torno da Viagem Medieval.

Parques de Estacionamento

Para facilitar o acesso dos visitantes ao recinto da maior recriação medieval da Europa, a organização preparou mais áreas de estacionamento de viaturas. Com o custo de 1.5€, os parques de estacionamento principais da Viagem Medieval podem, este ano, albergar mais 30% de viaturas do que no ano passado.

Parque Super Bock Abadia
Av. 25 Abril (junto aos Bombeiros)
625 lugares

Parque Feira Nova
Rua António Castro Corte Real (junto às Piscinas)
Reservado à organização

Parque Beppi
Av. Belchior Cardoso Costa
150 lugares

Parque Zoo de Lourosa
ao fundo da Rua do Carvalhal (Piscinas)
375 lugares

Parque Festa das Fogaceiras
Rua das Fogaceiras (junto da PSP)
150 lugares

Parque Museu Convento dos Lóios
(junto do Pavilhão da Lavandeira)
250 lugares

Parque Museu do Papel
Santo André
150 lugares

Ao todo, perto de 2000 lugares de estacionamento estão à disposição dos visitantes, nos parques de estacionamento da organização. Para além destes, muitos outros podem ser encontrados nas ruas da cidade.

Pórticos: as novas entradas do recinto



Para já, são 16 as torres de madeira instaladas nas 8 entradas do recinto da Viagem Medieval. Em cada entrada duas torres formam um conjunto que representa uma fortificação de defesa, em que se procedia ao controlo de entradas na cidade. Na Viagem Medieval este cenário é recriado, mas com evoluções. Estes espaços, para além de entradas, funcionam como espaços de câmbio e informação sobre o evento. Este ano, pela primeira vez, logo na entrada os visitantes da Viagem poderão obter informações úteis sobre o programa e cambiar os seus euros pela moeda oficial do evento.
A montagem decorre a bom ritmo... mas o que se pode ver ainda não é o produto final. No final da semana ficaremos a conhecer definitivamente e com todo o pormenor as novas entradas da Viagem Medeival em Terra de Santa Maria.

Alterações de Trânsito para o Evento

Como vem sendo hábito, a realização da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria obriga à realização de alterações de trânsito no centro da cidade de Santa Maria da Feira. De carácter temporário ou definitivo durante todo o evento, várias são as ruas afectadas pela iniciativa.

Dia 2 de Agosto a circulação na Rua António Castro Corte Real será condicionada das 9h00 às 20h00, de modo a que seja possível terminar a operação de montagem nesta rua, em condições de segurança.
A circulação na Alameda Roberto Vaz de Oliveira será permanentemente interrompida durante todo o período do evento.
Haverá suspensão temporária da circulação, de 3 a 12 de Agosto entre as 12h00 e a 01h00, nas seguintes artérias: Rua dos Descobrimentos, Rua António Castro Corte Real (a partir do Parque das Piscinas), Rua Santos Carneiro (desde a Av. Belchior Cardoso Costa), Rua Dr. Elísio de Castro (desde a Travessa Varinho dos Jornais).
Há ainda alterações nos sentidos de circulação de algumas artérias de 3 a 12 de Agosto: Rua António F. Soares (poente-nascente), Rua Dr. Vitorino de Sá (nascente-poente até à Rua S. Nicolau), Rua António Castro Corte Real (sentido descendente até à Rua José Soares de Sá.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Continua a montagem a todo o vapor




A quatro dias do início da Viagem continua a decorrer a bom ritmo a montagem do recinto. Tendas, barracas, pórticos, decoração, áreas temáticas... Por todo o lado há algo para fazer... melhorar os acessos aos parques, instalar a sinalética para os visitantes, montar a iluminação do recinto... Há sempre algo para acabar... há sempre algo para recuperar. Mas a garantia é dada pela organização: sexta-feira ao meio dia a Viagem abre portas a mais meio milhão de visitantes.

O Espírito de Equipa...




A população da cidade transforma-se cada vez mais numa equipa, unida para a concretização de um objectivo: o sucesso de mais uma edição da Viagem Medieval.
A pedido da organização da Viagem, são cada vez em maior número os pendões colocados em janelas e varandas de toda a cidade... e até mesmo um pouco nas outras freguesias do concelho.
Há já mesmo quem crie pendões e mantas originais... a cidade está cada vez mais colorida. Ao azul e vermelho dos pendões distribuídos pela organização juntam-se amarelo e verde e quem sabe mais cores chegarão para uma verdadeira cidade medieval.

Passatempo JN/Viagem Medieval

«O Jornal de Notícias e a Viagem Medieval estão a oferecer, aos leitores daquele jornal diário, bilhetes duplos para as Justas Medievais e para o Grande Torneio. As perguntas dos passatempos são publicadas, diariamente, de 30 de Julho a 10 de Agosto, na secção Cultura do JN. Fique atento, participe e ganhe prémios!»

domingo, 29 de julho de 2007

Ecrã Medieval

Um ecrã gigante já passa informação da Viagem Medieval junto da principal entrada de Santa Maria da Feira. Durante vários dias esteve a ser erguida a enorme estrutura que agora dá nova força à publicidade da MAIOR RECRIAÇÃO MEDIEVAL DA EUROPA.
A contagem decrescente continua... é já na sexta-feira que tudo começa!

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Programa Final

Já está totalmente pronto e divulgado o programa oficial da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria edição 2007. Com o devido tratamento gráfico e todo o enquadramento histórico, AQUI está o programa em pdf (1.5Mb).

Moeda Oficial: Real

Este ano, mais uma vez a Viagem Medieval cunha moeda própria. O Real é a moeda oficial da edição 2007 da Viagem. Embora não sendo moeda obrigatória para as transacções efectuadas no recinto, é um bom elemento para a caracterização da época e pode mesmo ser usada como recordação do evento.

As moedas disponíveis são:
10 reais = 10 euros
5 reais = 5 euros
1 real = 1 euro
1/2 real = 50 cêntimos
1/4 real = 25 cêntimos

Para se proceder ao câmbio de moeda há vários locais, para além dos cambistas que circulam nas zonas de maior importância comercial do recinto.
» Postos de Informação
» Posto de Turismo
» Pórticos de Entrada
» Posto de Câmbio (Piscina Municipal)

Associações Participantes

Continuam a surgir os números da edição 2007 da Viagem Medieval. No que respeita a animação há um incremento enorme da participação de grupos, quer feirenses, quer exteriores. São 27 os grupos feirenses que participam na animação da Viagem e 24 os exteriores, um números que incluí outros grupos portugueses e internacionais.
Mas os números do associativismo não se ficam por aqui... são 30 as associações envolvidas em outras actividades no evento, das quais se destacam as tabernas. Aqui ficam os nomes destas 30:

Associação Cultural e Desportiva da Lavandeira
Associação Grupo Danças e Cantares Regionais da Feira
Associação Grupo Folclore Romeiros de Souto
Associação Moto Clube Vagabundos do Castelo
Associação pelo Prazer de Viver
Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Escapães
Associação "Juventude Inquieta" das Caldas de S. Jorge
Centro Cultura e Recreio do Orfeão da Feira
CIRAC
Clube Académico da Feira
Clube Desportivo de Escapães
Clube Desportivo de Fiães
Clube Desportivo Feirense
Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 640
Fiães Sport Clube
Fórum Ambiente e Cidadania
G. D. C. Mozelos
Grupo Danças e Cantares Margens do Rio Uíma
Grupo Desportivo e Cultural Os Vilaverdenses
Grupo Gólgota
Juventude Atlética Amigos do Cavaco
Juventude Sanguedo
Lourocoop
Mosteirô Futebol Clube
Rancho Folclórico "As Florinhas" Caldas de S. Jorge
Rancho Folclórico "As Florinhas" Rio Meão
Rancho Folclórico "Os Malmequeres" Lourosa
Rancho Folclórico de Santiago de Lobão
Rancho Folclórico de S. Paio de Oleiros
Sociedade Columbófila de Santa Maria da Feira

Brevemente serão divulgados os participantes nas actividades de animação.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

A Cidade Medieval

A 9 dias do início da 11ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria ultimam-se os preparativos para que tudo esteja a postos. A montagem continua a decorrer com normalidade... as novidades cenográficas estão prestes a aparecer... ultimam-se os pormenores dos eventos âncora da Viagem, que diariamente irão recriar um momento da história local.
Entretanto surge um novo master sponser da Viagem... a Caixa de Crédito Agrícola é agora anunciada pela organização como o terceiro patrocinador principal do evento. A Viagem cresce em espaço e cada vez mais em visibilidade... é cada vez mais atractiva para patrocinadores e este ano pela primeira vez tem uma televisão como media partner. À semelhança do que aconteceu com o Imaginarius, a RTP apoia a Viagem Medieval, levando mais longe o nome de Santa Maria da Feira e as imagens da maior recriação histórica da Europa.
A cereja no topo do bolo preparativo do evento maior é a adesão dos feirenses ao projecto dos pendões à janela. São cada vez mais os pendões visíveis nas janelas da cidade. Simplesmente pendurados... amarrados a árvores... acompanhados pela bandeira nacional... todas as formas são boas para promover a Viagem Medieval e mostrar o carinho do povo feirense pelo evento.
Está a chegar a hora... mas ainda há muito para fazer!

terça-feira, 24 de julho de 2007

Tudo definido

A pouco mais de uma semana do início da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria edição 2007 está tudo definido. A poucos dias do início do evento é divulgado o mapa final com a localização exacta das áreas temáticas, áreas alimentares, áreas de animação, pórticos de entrada e parques de estacionamento.
Este ano há um grande aumento da área de estacionamento oficial do evento... mais de 30%.

Parque Super Bock Abadia - Av. 25 Abril (Junto aos Bombeiros) - é o maior parque de apoio ao recinto com capacidade para cerca de 1000 viaturas
Parque Beppi - Av. Belchior Cardoso da Costa
Parque Feira Nova - Junto das Piscinas
Parque Zoo Lourosa - Por detrás das Piscinas (acesso pela Rua do Carvalhal)
Parque Festa das Fogaceiras - Junto à PSP
Parque Museu Convento dos Lóios - Junto ao Pavilhão da Lavandeira
Parque Museu do Papel das Terras de Santa Maria - Santo André
Parque Termas S. Jorge - Rua Dr. Eduardo Vaz

Quanto a áreas de animação há acréscimo de uma, o que perfaz um total de 11 espaços:
Praça Gaspar Moreira
Praça da República
Largo de Camões
Alameda Dr. Roberto Vaz de Oliveira - Entroncamento do Convento
Alameda Dr. Roberto Vaz de Oliveira - Lago
Largo do Castelo
Largo do Rossio
Junto à Casa do Moinho
Rua António Castro Corte Real - Entroncamento com a Rua dos Descobrimentos
Margens do Rio Cáster
Por detrás das Piscinas

Os pórticos de entrada ficarão localizados nos sítios anunciados por este blog há alguns dias.

Ensaio Aberto

Dias 26 de Julho (quinta-feira) e 1 de Agosto vai realizar-se um "ensaio aberto" de sons e danças medievais. Toda a população está convidada a participar/experimentar, envolvendo-se no ambiente da época.
Esta iniciativa enquadra-se no projecto "Viajar no Tempo rumo à Viagem Medieval" e decorre na eira do Orfeão da Feira pelas 21h30, a entrada é livre.

«Através do “Ensaio Aberto”, pretende-se incentivar a população a participar de forma espontânea na Viagem Medieval, trajando, cantando e dançando de acordo com época, e integrando algumas das recriações históricas, enquanto figurantes.»
«A organização disponibiliza aos participantes trajes da época para as duas sessões do “Ensaio Aberto”, para que seja maior o envolvimento no espírito da época. Depois desta iniciativa, que antecede a Viagem Medieval, os participantes poderão, caso assim o pretendam, proporcionar alguns momentos de animação durante o evento, desde que devidamente trajados.»
«Para mais informações, os interessados em participar neste “Ensaio Aberto” deverão contactar o gabinete de animação da Feira Viva – Empresa Municipal, através do telefone 256 330 902.»

Pendões à Janela II



Durante a tarde do passado Domingo cerca de 3000 pendões foram distribuídos pelos moradores das principais artérias de Santa Maria da Feira. Trata-se de uma campanha de promoção da maior recriação medieval da Europa e que pretende envolver toda a cidade no evento.
As pessoas que se encontravam ausentes das suas habitações podem encontrar na caixa do correio um postal que lhes permite levantar gratuitamente o seu pendão no posto de turismo ou na Piscina Municipal.
A contagem decrescente para a VM está a chegar ao fim e o espírito medieval já tomou conta de Santa Maria da Feira.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

domingo, 22 de julho de 2007

Novas Entradas

Para uma melhor ambientação do centro histórico de Santa Maria da Feira à época medieval este ano, pela primeira vez, a organização da Viagem Medieval aposta forte na cenografia, instalando pórticos nas principais entradas do recinto.
Agora que o recinto começa a tomar forma e os habituais espaços estão quase prontos, é tempo de iniciar a instalação das novidades. Pelo flayer provisório a que tive acesso, é já possível divulgar a localização destas estruturas, que são pelo menos 8.
Há duas semanas a organização falava em 17 torres... ora, 16 serão nos pórticos, mas falta uma! Para já e pelo que sei estes serão os locais escolhidos para a instalação das novas portas de entrada na Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.

» Rua Elísio de Castro (junto à Igreja da Misericórdia - acesso do P1 - Parque Super Bock Abadia)
» Rua das Fogaceiras (junto ao P2 - Parque Beppi e acesso ao P5)
» Rua António Castro Corte Real (junto à Junta de Freguesia - acesso ao P3 - Parque Feira Nova)
» Praça Gaspar Moreira
» Rua dos Descobrimentos
» Junto ao Convento dos Lóios (acesso ao P2 - Parque Beppi)
» Junto ao Castelo (acesso ao P4)

Estão também já definidos os nomes dos vários parques de estacionamento e indicadas novas localizações para estacionar os veículos durante o evento.

Brevemente será divulgado o Mapa definitivo da edição 2007 da Viagem.

Decoração das Ruas II



Bilheteira Viagem Medieval 2007

Estão já divulgados os preços e iniciada a reserva de bilhetes para os espectáculos e áreas temáticas de entrada paga da Viagem Medieval.
Na edição 2007 não há alterações significativas, apenas surgem duas novas áreas temáticas de entrada paga (num total de 5 novas).
Aqui ficam os preços de acesso:

Segredos no Bosque
Guimbras
15h30 » 20h00
2€

Sentir do Guerreiro
Encosta do Castelo
12h00 » 20h00
2€

Sítio dos Bonifrates
Jardim da Alameda
15h00 » 00h00
1€

Ceia Medieval
Contactar a Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira
256375460

Jogos Medievais
1€

Grande Torneio
12 Agosto 22h00
8€
RESERVAS

Justas Medievais
3 a 11 Agosto 22h30
3€
RESERVAS

Percursos Orientados
1€
grátis até aos 12 anos

Visita Guiada ao Castelo da Feira
3€ adulto
1.5€ 6 aos 12 anos
grátis até aos 6 anos

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Pendões com a Cruz dos Pereiras



Como vem já sendo hábito as ruas de Santa Maria da Feira são engalanadas com ornamentos que as transformam num espaço bem mais medieval. O elemento mais característico da recriação da Feira são os pendões e bandeiras com as Cruz dos Pereiras (logótipo da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria).
Estes são já visíveis em vários pontos da cidade!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Mapa VM 2007

Já foi divulgado o mapa com a localização das várias áreas temáticas da edição deste ano da Viagem Medieval. A principal novidade prende-se com a concentração de animação junto do castelo para o tornar no centro do evento e não apenas um ponto de passagem.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Pendões à Janela

Mais de 3000 pendões com a Cruz dos Pereiras serão distribuídos já no próximo Domingo, pelas habitações da principais artérias da cidade.
A Feira Viva pretende desta forma ter a cidade totalmente engalanada durante a realização da edição da Viagem.
Os moradores da zonas não abrangidas pela iniciativa poderão adquirir o pendão no posto de turismo, pelo valor de 5€, associando-se também à iniciativa.

Montagem a todo o vapor



As montagens da 11ª edição da Viagem Medieval há muito que agitam o centro da cidade. Aqui estão as primeiras imagens... um cheirinho do que se avizinha!

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Alterações de trânsito

Há já uma semana que decorrem a bom ritmo as montagens de mais uma edição da Viagem Medieval, mas só agora começam a surgir as alterações no quotidiano dos habitantes do centro histórico da cidade. Até 15 de Agosto o estacionamento do Rossio encontra-se encerrado ao público, uma vez que já decorre a montagem dos restaurantes que irão ocupar o local durante o evento.

Concurso "Envolver"

«As inscrições para o concurso "Envolver" - destinado aos restaurantes da cidade de Santa Maria da Feira - decorrem até ao próximo dia 20. A iniciativa visa "um maior envolvimento no espírito da Viagem Medieval, desafiando os participantes a momentos de criatividade e dinamizadores dos seus estabelecimentos".

No "Envolver" - que faz parte do projecto "Viajar no Tempo Rumo à Viagem Medieval", promovido pela empresa municipal "Feira Viva" -, os responsáveis pelos restaurantes são desafiados a decorar as montras e fachadas dos seus espaços, bem como a utilizar trajes medievais e a apresentar pratos característicos da Idade Média.

Para participarem, terão de estar licenciados para a actividade comercial pelas entidades competentes.

Haverá prémios para os três melhores classificados. O primeiro terá direito a uma sessão diária de animação de rua, durante os dez dias da Viagem Medieval, à porta do respectivo restaurante, bem como a dois bilhetes para a Ceia Medieval e a 20 "kits" com programa oficial e bandeira para decoração.

A edição 2007 da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria realiza-se entre 03 e 12 de Agosto.

O certame vai recriar a "Carta da Feira Franca", assinalando os 600 anos decorridos sobre a emissão do documento que em 1407, no reinado de D. João I, concedeu à então Vila da Feira a autorização para realizar feiras francas.»


in Portal EDV

domingo, 15 de julho de 2007

Novas àreas temáticas

Como vem sendo hábito a organização da Viagem medieval apresenta todos os anos algumas novidades em termos de espaços temáticos. Este ano foram ainda mais longe... 5 novas áreas temáticas, para além de algumas reformulações nas já existentes.

O objectivo continua a ser aproximar o evento do castelo e para isso as novas áreas temáticas localizam-se na zona verde sobranceira ao monumento nacional.

Contadores de Histórias
Lago das Guimbras
15h00 » 00h00

Lago dos Feitiços
Lago das Guimbras
12h00 » 00h00

Sítio dos Bonifrates
Jardim da Alameda
15h00 » 00h00

Sentir do Guerreiro
Encosta do Castelo
12h00 » 20h00

Passeio nas Montadas
Perímetro da Viagem Medieval
Horário a definir

Brevemente mais pormenores.

sábado, 14 de julho de 2007

Viagem Medieval 2007 - Antevisão

Viagem Medieval 2007 - Enquadramento Histórico

No tempo de D. João I, o reino de Portugal conheceu a maior desvalorização da moeda da sua história. Para combater essa inflação, procurou-se incentivar o tráfico comercial, atraindo mercadores estrangeiros e, ao mesmo tempo, desenvolver o comércio interno através da criação de feiras e de leis proteccionistas a favor dos mesteirais e mercadores. A frequência do vocábulo feira na toponímia parece demonstrar essa proliferação.

A existência de feiras, por iniciativa popular, era confirmada, mais tarde, pela autoridade régia, comprovada pelo nome de feira franqueada ou franca, facilitando as trocas comerciais e incentivando assim o comércio interno. A implementação de um ambiente de paz da feira também favoreceu a segurança e o livre-trânsito de feirantes e visitantes. Quase sempre era uma feira anual, mas podia ser semestral ou até quinzenal, associada na sua origem a festas de santos protectores – S. João, S. Miguel ou S. Nicolau.

As feiras ajudavam à solidariedade e à formação do sentido de nacionalidade. Para um casal isolado, a feira era aproveitada para comprar e vender as faltas e os excedentes da produção, o ponto de contacto com o resto do mundo, o sítio onde se recebiam e davam notícias e se incentivavam as relações interpessoais. Localizadas em espaços denominados rossios, existiam em quase todas as povoações do reino. Situavam-se perto da entrada da vila, ora dentro ora fora da muralha, o que permitia o fácil acesso dos transportes e do gado.

Em 27 de Junho de 1407, D. João I concede aos homens bons da Feira, através do seu cavaleiro João Álvares Pereira, a carta de feira franca, para que se faça e que possa fazer daqui endiante cada quize dias huma feira.

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai comemorar de 3 a 12 de Agosto de 2007, os 600 anos da confirmação régia da feira da Terra da Feira, evento promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em parceria com a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho.

Em tempo de paz da feira aproveite os momentos de lazer e reviva o passado de uma terra que foi centro de comércio e revitalização da economia nacional – Santa Maria da Feira.

in Viagem Medieval

Medieval SMF

Nasce um novo espaço na blogosfera exclusivamente dedicado às recriações medievais de Santa Maria da Feira. A partir de agora, neste endereço vais encontrar todas as novidades e algumas imagens do que se passa.
De 3 a 12 de Agosto realiza-se mais uma edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria e este blog pretende ser uma espécie de diário do que por lá se passa.
Para já pouco mais há a dizer para além do início das montagens e das muitas novidades que se anunciam, mas quanto a isso há que fazer um pouco mais de suspense!

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!