sábado, 8 de agosto de 2009

Viagem Espectáculo na recta final

A melhor Viagem de sempre entra agora na recta final. Após 9 dias de viagem ao passado começa a pesar o cansaço e são já muitas as recordações da mais espectacular de todas as Viagens. Apesar de alguns problemas com electricidade e abastecimento de água nos primeiros dias, a Viagem 2009 é sem dúvida a maior das 13 já realizadas. A adesão do público revelou-se estrondosa, de tal modo que pelas 21h de ontem a fila de trânsito já entrava pelas faixas (fora do nó de acesso) da A1 numa extensão de quase 1 km. Nunca tal se tinha visto... nem um recinto tão apinhado. A novidade da Mouraria foi desde sempre das zonas mais movimentadas e este ano nem o Castelo se livra das multidões diárias.
A meio da Viagem já todas as áreas temáticas estavam com números de entradas superiores a edições anteriores, numa altura em que também os estacionamentos nos parques oficiais estavam em crescendo. Pode neste momento falar-se com toda a certeza num grande aumento do afluxo de visitantes relativamente a outras edições.
Quando restam dois dias para aproveitar é já tempo de preparativos para 2010. Amanhã serão anunciadas publicamente as primeiras informações para o evento do próximo ano... e já se pode falar em grandes novidades e mais ESPECTÁCULO.








4 comentários:

Jose Manuel Costa disse...

É inegável o número de forasteiros. Sei também que é um tormento conseguir um lugar para estacionamento, mesmo a pagar.
Os residentes são tormentados porque com muita dificuldade conseguem aceder às suas residências. Durante uma quinzena as vidas dos feirenses sofrem um grande sobressalto.
A organização tem que debruçar-se de imediato para acautelar o futuro pois o crescimento de forasteiros implica que se salvaguardem condições para recebermos condignadamente quem nos visita. Para além do estacionamento as "esterqueiras" são um grave problema. Não querendo levar à letra, as condições que o público encontra não dignificam o evento. O recurso aos wc's dos estabelecimentos comerciais tem sido solução para muita gente, mas...
Bom... são horas de regressar às V.M., dia ultimo!

Jose Manuel Costa disse...

Já temos Mouraria devemos pensar numa Judiaria para a próxima edição. Encontro de culturas permitirá enriquecer a V.M.

Bruno Costa disse...

Bom, em resposta às "questões" que aqui se levantam posso deixr mais alguns dados em que a organização está a trabalhar:

- era para ser já este ano, mas não houve tempo para a criação de condições dignas... em 2010 haverá nas imediações da VM um parque de campismo;

- a saga dos multibancos fora de serviço terá fim já em 2010... no próximo ano a organização da VM vai assegurar a instalção e manutanção de espaços multibanco nas imediações;

- quanto a estacionamento, e utilizando palavras da organizaçºao, será praticamente impossivel a criação de novos parques nas imediações (já s ouviu falar no recurso ao parque do Europarque, a criação de transfers poderia ser solução)... no entanto desde o ano passado que se tenta apostar no transporte público em carreiras específicas para a VM... vamos ver como é possível evoluir;

- quanto às esterqueiras, a evolução (a partir do ano passado) em relação a edições anteriores é notória... claro que é sempre possível melhorar.

Bruno Costa disse...

José, quanto à Judiaria ainda não tive oportunidade de obter insformações sobre o assunto, mas são públicas as intenções da organização nesse sentido... venha ela!

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!