quarta-feira, 27 de julho de 2011

VM'2011: Áreas Temáticas e Actividades

ACAMPAMENTO MOURO
Sitiados num determinado espaço, montavam as suas tendas características onde viviam o seu dia-a-dia, de acordo com os seus parâmetros culturais, religiosos e as suas tradições. Um acampamento muçulmano não deixava de ter uma vida idêntica à do seu inimigo cristão: faziam as suas orações, praticavam o manejo de armas e a sua destreza física, diferindo obviamente as suas crenças e rituais para além da sua indumentária.
local margens do Rio Cáster
horário 15h00 às 22h30

ALDEIA
Com a conquista do território houve a necessidade de promoção e ordenamento do território fronteiriço, fazendo, deste modo, barreira ao inimigo e consolidando as posições territoriais ocupadas.
Estas reocupações ou criação de novos povoados nasciam muitas vezes sob a protecção de fortificações pré-existentes, tendo as ordens religiosas, nomeadamente os Templários, um papel importante na defesa destas populações.
local margens do Rio Cáster
horário 15h00 às 22h30
› Festim na Aldeia
horário 20h00

ARRAIAL
Uma força militar, chegando a um determinado local, montava arraiais, acampando perto da povoação, da fortaleza ou castelo que pretendia tomar.
As hostes militares eram estabelecidas em tendas, existindo outros espaços destinados à sobrevivência do dia-a-dia, à realização dos treinos militares e ao espaço sagrado onde se ouvia missa antes dos combates.
local Castelo
horário 15h00  às 20h30  / 15h00 às 22h30 [aos domingos]
› Barreira de Tiro
O arco é uma das armas militares mais conhecida na época medieval, manuseado por archeiros ou arqueiros que eram escolhidos de entre os restantes soldados. Para apurar a pontaria e ampliar a distância do disparo, os arqueiros praticavam com muita regularidade na barreira de tiro, tentando atingir um disparo de 200m.
preço 1 Eur.
inclui 3 tiros de seta
[recomendado a maiores de 6 anos]
› Peleja
Muitas pelejas existiam na época medieval entre grupos rivais ou até entre irmãos de armas, testando a robustez física de cada um e o manobrar de lanças, espadas ou outros instrumentos ofensivos. Estas pelejas seriam combates realizadas por grandes guerreiros e que por vezes decidiam grandes contendas.
Esta escaramuça decidirá o futuro de um castelo...
horário
19h00 de 2ª a Sábado
22h00 Domingo

BANHOS PÚBLICOS
Perante o cenário da Quinta do Castelo e suas grutas artificiais, os visitantes são convidados a “banhos e unguentos” ao som de melodias de harpa, em momentos de repouso e relaxamento.
Este espaço, dinamizado pelas Termas de S. Jorge, retrata as práticas ancestrais do termalismo, que remontam a épocas tão distantes, como o período romano e medieval.   No séc. XII, já D. Afonso Henriques tratou das suas enfermidades em “Banhos Públicos”, consagrando os benefícios “milagrosos” das águas minerais naturais que, até aos dias de hoje, evidenciam os seus efeitos curativos e preventivos na saúde.
“El-Rei D. Afonso Henriques acordou com o Rei de Leão, em vir tratar-se às Termas de Portugal e, quando já pudesse cavalgar, regressaria à sua condição de prisioneiro. “
local Quinta do Castelo
horário 15h00 às 23h00
preço 2 Eur. [grátis até aos 3 anos inclusive]
inclui banho pulverizado nas pernas, repouso e chá  

BOSQUE DOS SALTIMBANCOS         
Escondida na floresta, onde normalmente ninguém vai, está uma família de saltimbancos que, após ter percorrido muitas terras por esse mundo fora, decidiram viver uns tempos neste local. É lá, longe da aldeia, que eles treinam, vivem os seus sonhos, as suas brincadeiras, os seus romances, desavenças...
Quem estiver com atenção e os olhos bem abertos, poderá ver algum deles na aldeia, onde costumam ir comprar pão...
Se o encontrarem, sigam-no até à floresta e talvez vos mostrem as suas vidas escondidas!
Como será que vivem estes artistas?
local Guimbras*
horário 15h00 às 19h00
entrada de grupos 1h15 em 1h15
preço 2 Eur. [grátis até aos 3 anos inclusive]
*percurso não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida

CASTELO
O castelo de Santa Maria, construído antes da fundação da nossa nacionalidade, vai dar origem a uma nova povoação: a Feira. E porque uma feira é festa, é dança e é música, também na alcáçova do castelo se poderia ouvir algumas cantigas que faziam parte do dia-a-dia dos seus moradores ou até em dias de festejos.
local Castelo

› Visita ao Castelo [exposição de instrumentos de tortura medieval e música]
Na justiça medieval, para se obterem provas de culpa, o acusado era sujeito a determinados métodos de interrogatório, acompanhados de tormentos físicos, utilizando instrumentos comuns, adaptados às diversas práticas de tortura, de modo a manterem vivo o possível culpado, no interesse da instrução do processo.
local Castelo
horário 15h00 às 20h30
preço 3 Eur. [grátis até aos 6 anos inclusive]
› Sombras do Castelo
Após anos de solidão, a princesa Lia continua a fazer do castelo sua casa, onde a sua malícia grotesca desenvolveu ao ponto de ela não mais se contentar apenas com a alma dos seus visitantes, querendo apoderar-se também do seu corpo. Aligula, na tentativa de emendar o passado, volta ao castelo, que em tempos foi seu, e apela ao bom senso e compaixão de Lia – outrora uma princesa bondosa e acarinhada pelo povo. Mas o tempo mudou Lia, aliado à solidão, dor e sede de vingança.
Uma história repleta de orgulho, coragem e misticismo, onde nem tudo é o que parece.
local Castelo
horário 23h00
preço 3 Eur. [grátis até aos 3 anos inclusive]

FEIRA FRANCA
A feira, realizada em tempos de festas da Igreja, era o maior centro distribuidor de mercadorias, fomentando o comércio interno, aumentando os recursos populacionais das localidades e engrandecendo os réditos da coroa. Aos feirantes concediam-se privilégios, a renovação de outros e protecção régia, criando um ambiente de paz da feira, com condições de segurança para os que ali iam mercadejar.
local Centro Histórico
horário 12h00 às 24h00

FORTIM TEMPLÁRIO
No século XII, uma das principais formas de guerra entre Mouros e Cristãos foi a hostilidade fronteiriça, utilizando ataques rápidos em terras inimigas, pilhando e destruindo tudo o que podiam. É neste ambiente que, entre Douro e Minho, nasce um Condado, que um dia será o Reino de Portugal.
D. Afonso Henriques conquista terras para sul. Sem a ajuda da Ordem do Templo, este projecto era impossível. Além da ajuda militar, os Cavaleiros Templários iam ocupando as terras conquistadas e construindo fortins para defesa e protecção das gentes desses locais.
local margens do Rio Cáster
horário 15h00 às 22h30
› Juízo de Deus
Duas hostes de facções rivais encontram-se na terra de ninguém. Surgem alguns membros do clero que ouvem as provocações e os gritos de guerra. Há vencedores e vencidos. Os monges fazem o juízo de Deus. Deus assim o quis! Estava feito o juízo de Deus!
hora 18h30
preço gratuito
Honra e Glória                        
D. Afonso Henriques, para assegurar a defesa e organização dos territórios recém-conquistados, recorre à ajuda da Ordem dos Templários.
Estes cavaleiros monges ficam encarregues de defender as terras de fronteira, construindo uma rede de castelos, fortins e atalaias, impedindo assim as incursões dos mouros de além Tejo.
As hostes mouras têm feito razias cada vez mais para norte. Estes mouros são diferentes, atacam como aves de rapina. Fazem incursões rápidas, colhendo a sua presa de surpresa. Atacam as povoações e pequenas fortificações de fronteira porque são presas fáceis. Pilham tudo o que podem transportar rapidamente.
“Honra e Glória” é a história de um fortim templário de fronteira que é atacado pela hoste de um senhor da guerra mouro. Este chefe mouro anda a pilhar e aterrorizar as gentes destas terras de fronteira.
“Honra e Glória” é um tributo aos cavaleiros monges que deram a vida em defesa dos mais fracos e dos territórios de fronteira que por muitas vezes eram esquecidos por Deus. Esta é uma história sobre honra e glória!
hora 23h30                                                        
preço gratuito

LAGO DOS FEITIÇOS
O fogo, a água, a terra e o ar são os quatro elementos que regem o mundo esotérico, com tradições, ensinamentos e interpretações que buscam revelar os segredos do mundo invisível através das chamadas ciências ocultas e que sempre existiram em todas as épocas, culturas e civilizações.
local subida para o Castelo
horário 12h00 às 24h00
› Mouras Encantadas
Dizem os relatos populares que almas de "mui belas Mouras" ficaram encantadas junto ao lago e que, durante a noite, aparecem com os seus maravilhosos tesouros, aguardando homem de coragem que lhes quebre o encantamento. Assegura o povo que basta que não olhe e não se encante por nenhuma.
E assim, mais um corajoso avança, em busca de riqueza. E confiante do seu sucesso, alegra-se por conseguir passar, uma a uma, as belas tentações e perigos que lhe surgem e chegar perto de tão imponente e bela figura. E não fosse o coração tão fraco, por certo este homem, como tantos outros,  voltaria rico... O que buscava a riqueza, busca agora o amor... Mas o amor não quebra encantamentos, sabe-o bem a bela Moura Encantada, e não havendo salvação para ela também ele não viverá. Tal como fez a tantos outros, arrasta este homem enamorado para o seu triste fim.
horário 22h00 e 00h00
preço gratuito

LIÇA
A liça, sendo por excelência um local urbano de justas e torneios organizados em tempo de festas, era um terreiro delimitado por vedações com palanques e tribunas, onde tomavam assento os espectadores.
Estes jogos da nobreza são reproduzidos ao longo dos tempos por homens burgueses que os imitam na perfeição, mantendo todas as suas regras e sinais no que diz respeito à própria colocação dos adversários, ao tipo de armas a utilizar ou à maneira de vibrar os golpes. Estes combates, entre dois cavaleiros ou mais, armados de espada ou lança, são perigosos e até mortais para os participantes, degenerando, algumas vezes, em autênticas batalhas.
local Junto às Piscinas Municipais
Torneio                                  
Na Idade Média, o desporto favorito dos nobres cavaleiros eram os torneios. Serviam para resolver disputas entre senhores, mas também para conquistar os corações das damas.
D. Afonso Henriques, organiza torneios em honra da sua amada filha Teresa Henriques. D. Afonso convida os melhores cavaleiros da Galiza para defrontar os melhores de Portugal. Estes torneios, prometem ser aguerridos porque, além de estar em causa o nome de Portugal, também está em causa a honra e os corações das damas portuguesas.
hora 22h00                                
preço 5 Eur. [grátis até aos 3 anos inclusive]

Moinho de Papel
Recriação de um moinho de papel medieval, onde se faziam folhas de papel de linho ou cânhamo, num processo de produção folha-a-folha, utilizando-se somente uma tina com pasta e uma forma de madeira. Estas folhas de papel passaram a substituir o uso do pergaminho como suporte privilegiado na realização de documentos e livros manuscritos.
local Junto à Igreja Matriz
horário 15h00 às 24h00
preço gratuito

Passeios de Carroça
A carroça foi, por excelência, o principal transporte colectivo medieval, levando de um lugar para o outro pessoas e cargas.
local Praça Nova » Margens do rio Cáster
horário 15h00 às 20h30
preço 2 Eur.

PASSEIO NAS MONTADAS
O cavalo era, por excelência o meio de transporte, dos nobres senhores do reino que, desde muito cedo e fazendo parte da sua educação, aprendiam a arte de bem cavalgar.
local margens do Rio Cáster
horário 15h00 às 24h00
preço 2 Eur.

PEQUENOS GUERREIROS
Ricos, menos ricos e pobres deixavam-se seduzir pelos festejos públicos que se organizavam em todos os sítios e lugares, onde os jogos eram quase obrigatórios. Os jogos de destreza e de luta, como arremessar a lança, a barra ou a espada, saltar de corredilhas ou correr, eram muito populares e podiam ser jogados a pé ou a cavalo e praticados por quase todos.
local Subida para o Castelo
Jogos Infantis [crianças até aos 10 anos]
horário 15h00 às 23h00
Jogos: Puzzle | A Batalha | Jogos de Perícia | Ponte dos Himalaias | Baquetas
Actividades
horário 17h00 às 22h00
Espectáculo de Percussão | Espectáculo Pequenos Guerreiros | Workshops [Percussão, Pulseiras Medievais, Teatro, Dança] | Pinturas faciais

PERFIL DO REI
local Museu Convento dos Lóios
Exposição temporária ‘Afonso Henriques – Facetas de um homem’
A exposição apresenta três das várias facetas da vida de um homem que se propôs fundar um reino, recorrendo a diversas estratégias não só militares, mas também políticas e diplomáticas. Partindo de um pequeno território, conquistou passo a passo, terras e lugares cobiçados por tantos, dando início à formação de um dos reinos mais antigos da Europa.
Esta história de sucesso será contada através de uma série de documentos, gravuras, litografias fac-similados, concedidos por vários organismos nacionais, nomeadamente a Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a Sociedade Martins Sarmento e a Câmara Municipal de Ourique, que serão associados a um conjunto privilegiado de peças datadas do séc. XII/XIII, oriundo de colecções do Museu Militar de Lisboa e dos Museus Municipais de Barcelos, Baião, Torres Novas, Mértola e Silves que, ao cederem os seus artefactos, ajudaram a dar corpo a esta iniciativa.
horário 15h00 às 23h00
› Scriptorium
Sendo uma área fundamental num mosteiro, é no scriptorium que o monge copia os manuscritos antigos e vai compilando as orações, os ensinamentos de Deus, as regras da sua ordem e tantas outras fórmulas e artes próprias da sua época. Partindo dos selos de validação apresentados em documentos, os novos copistas experimentam as ancestrais técnicas de escrita à pena.
horário 15h00 às 19h00
Afonso, amor ou reino
Numa época de grandes decisões, D. Afonso Henriques vê-se perante uma
encruzilhada: escolher entre o amor proibido de D. Châmoa, retirada para o mosteiro de Vairão ou o compromisso com as rédeas da futura nação. Uma
intensa narrativa sobre disputa entre o desejo, a fé e a honra.
horário 19h45 / 21h00 / 22h45
preço 3 Eur. [grátis até aos 3 anos inclusive]      

PRAÇA DA VILA
A praça, situada em frente à Igreja ou à Casa da Câmara, era um espaço público e polivalente por excelência, tendo também uma função judicial, onde se executavam os castigos no pelourinho ou na picota. O tabelião estava por perto, lavrando as escrituras e cumprindo as formalidades. O pregão era lançado em praça, devendo dar três voltas com um ramo verde na mão, apregoando o conteúdo da escritura.
Os artífices expunham os seus produtos em poiais ou tabuleiros, tentando vender pelo melhor preço. Os mendigos e estropiados mostravam a sua miséria e pediam esmola a troco de se poder ganhar o céu.
Os ladrões aguardavam a melhor ocasião e os serviçais ofereciam o seu trabalho a quem por ali passava.
Mas, a principal atracção era sem dúvida os saltimbancos, os jograis, os momos, a música e as danças. A praça era um lugar de encontro de gentes, onde se vivia intensamente todos os momentos da vida quotidiana medieval.
local Praça da República
horário 15h00 às 24h00
preço gratuito

SENTIR DO GUERREIRO
Um Cavaleiro alucinado e, deveras apaixonado, o seu fiel, mas não muito, escudeiro, atrapalhados querem partir à conquista do castelo pois lá, aprisionada, encontra-se a sua amada, desaparecida à trinta dias e trinta noites.
À pressa, todos são ordenados cavaleiros da Ordem “Partida” e partem numa investida ao castelo para procurarem e libertarem a dona do seu coração. Pelo caminho entram no bosque onde encontram umas figuras estranhas, que discutem entre si…
Mais à frente, desafiados até à morte, conseguem derrotar dois terríveis cavaleiros e livrarem-se dos perigos do bosque, de novo no trilho certo rumam ao castelo…
Cavaleiros alucinados, anões trapalhões, emboscadas, um cenário no mínimo divertido com cheirinho à aventura….
local subida para o Castelo
horário 15h00 às 20h30
preço 3 Eur. [recomendado a maiores de 6 anos]

SUBIDA ÀS AMEIAS
Os homens d’ armas deviam preparar-se para qualquer situação de guerra, como a de conquistarem uma praça fortificada ou um castelo e, deste modo, o treino de escalada era um dos exercícios físicos a realizar.
local Castelo
horário 15h00 às 20h30
preço 2 Eur. [recomendado a maiores de 6 anos]

SUKH
O sukh (mercado muçulmano) situava-se geralmente numa praça, local sobrepovoado e muito movimentado, onde se comercializava uma grande variedade de artigos, desde os mais luxuosos e caros até aos mais funcionais e baratos.
Os mercados árabes nas cidades peninsulares, de maior ou menor dimensão, exerciam a sua actividade diária ou semanalmente, ou até sem interrupção, apenas salvaguardados pela hora das obrigações religiosas, especialmente à sexta-feira. Estes espaços comerciais e económicos não deixavam de ser autênticos centros de sociabilidade e convivência.
local Mercado Municipal e Rua dos Descobrimentos
horário 12h00 às 24h00

TREINO DE ESCUDEIROS
A preocupação com a educação dos jovens era uma questão fundamental, de modo a prepará-los para as suas vidas futuras. As brincadeiras, os jogos e os treinos eram direccionados para o fortalecimento e robustez física, habilitando-os para futuros encontros com o inimigo.
› Actividades
Luta de Gladiadores | Tiro com Lanças | Tiro com Catapultas | Treino dos Guerreiros | Tiro com Besta | Pontaria de Cavaleiros | Lançamento de Ferradura | Corridas com Barrote
local Margens do Rio Cáster
horário 15h00 às 22h30
preço 1 Eur [recomendado a maiores de 10 anos]

ANIMAÇÃO CIRCULANTE
Pegando no conceito dos saltimbancos e outros artistas que deambulam por todos os lugares e feiras, a animação circulante pode ser apreciada em todo o perímetro do evento. São personagens, grupos de música, de teatro, malabares e outras artes circenses que, chegando a um determinado local, actuam e interagem com os presentes que os rodeiam.

ÁREAS ALIMENTARES
› 5 Zonas de Tabernas
› 3 Restaurantes de Ementa Diversa [Rossio]
› 1 Restaurante de Ementa Diversa [Castelo]
› 1 Restaurante de Pescado [Rossio]
› 1 Restaurante de Carnes de Caça [Rossio]
› 1 Restaurante de Ementa Árabe [Sukh]

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