quinta-feira, 26 de julho de 2012

Espectáculos em Destaque [Edição 2012]

ABERTURA DA VIAGEM MEDIEVAL
dia 2 agosto
local ruas do centro histórico ›› Praça Nova
hora 22h00

› MEZCLA
É hora do ritual ao fogo, àquele que lhes dá a vida e sustento, àquele que é a luz da tribo e as criaturas reúnem-se à volta da fonte. O ritual é interrompido por um som, já perto, de bombos e de passos em marcha. Um grupo de guerreiros prepara-se para invadir a tribo e apoderar-se daquele terreno para as suas expansões. Trava-se a batalha entre criaturas e soldados. Servos e as gárgulas também dão o seu apoio…
local Piscina Municipal
horário 00h00

› A INVESTIDA
Com a intenção de prosseguir na conquista do território, el-rei D. Sancho I manda chamar os seus fiéis vassalos, conseguindo o apoio de várias famílias da alta nobreza. Estes cavaleiros, reunindo os seus homens de armas, e juntando-se às hostes de el-rei, partem para o sul do território, onde se encontra o baluarte mouro.
Aí chegando, montam arraiais em campo aberto para melhor visualizarem o inimigo e prepararem-se para os possíveis ataques-surpresa, uma vez que era comum a realização de algumas investidas fortuitas com o propósito de enfraquecer o inimigo.
local margens do Rio Cáster
horário 23h15

› IN ILLO TEMPORE [ ENCERRAMENTO DIÁRIO ]
No início não havia nada… Havia apenas escuridão de onde emanou toda a Vida conforme hoje a conhecemos: primeiro a Terra, o Fogo, a Água e o Ar… depois a ascensão da Vida Humana.
É na conjugação dos quatro elementos que se equilibra a vida e se consegue perceber a aura que emana da guardiã da Caixa, onde amor e ódio têm o poder de unir ou separar as primeiras criações.
A essência da vida do Homem baseia-se na compreensão do mundo como a soma das partes e não na essência apenas como um todo, sendo essa unidade ímpar que evolui o Quinto elemento, elevação do espírito pela união dos demais Elementais, procurando assim encontrar a igualdade necessária à Vida!
local escadaria da Igreja Matriz
horário 00h45

› NA SOMBRA DE MEU PAI
Depois da morte do rei fundador, Afonso Henriques, o que esperam os portugueses do rei que lhe sucede?
Esta terá sido a pergunta que assombrou todo o reinado de D.Sancho I, que terá condicionado as suas decisões e influenciado quem sobre ele escreveu séculos depois.
O rei povoador e organizador do território, o rei das querelas com a Igreja e os barões; os amores do rei e uma doença fatal - a melancolia.
local Claustro da Igreja Matriz
horário 21h30 [dom. a qui.] | 21h30 e 23h30 [sex. e sáb.]
preço 3 Eur. [recomendado a maiores de 6 anos]

› SEGREDO DA FLORESTA
Um cavaleiro de el-rei e de sua confiança tomou em mãos a missão de povoar a Terra de Santa Maria da Feira e dominar todo o território. Todo? Talvez não… na sinistra encosta do Castelo, há muito que viajantes curiosos desaparecem, guardando um segredo.
Sairá o cavaleiro com vida da floresta?
local Guimbras
horário 15h00 às 19h00 (entradas de hora a hora)
preço 2 Eur. [grátis até aos 3 anos inclusive]

› TORNEIO
Estes jogos, associados à nobreza, são combates organizados entre dois cavaleiros ou mais, armados de espada ou lança, com determinadas regras e sinais, quanto à colocação dos adversários, ao tipo de armas a utilizar ou à maneira de vibrar os golpes.
São jogos muito perigosos e até mortais para os participantes, uma vez que, devido às rivalidades entre alguns cavaleiros, poderiam degenerar em autênticas batalhas.
horário 22h00 [seg. a sex.] | 18h30 e 22h00 [sáb e dom.]
preço 5 Eur. [grátis até aos 3 anos inclusive]

› CASTELO DE D. DULCE
O castelo de Santa Maria, construído antes da fundação da nossa nacionalidade, vai dar origem a uma nova povoação: a Feira.
É o centro administrativo e militar da Terra de Santa Maria, passando a ser, a partir de 1188, reduto e abrigo das senhoras da Casa Real, pois D. Sancho I coloca à disposição da rainha D. Dulce e de suas filhas o Castelo de Santa Maria para o utilizarem como entenderem, assim como todos os rendimentos desta Terra.
local Castelo
horário 15h00 às 20h30
preço 3 Eur. [grátis até aos 6 anos inclusive]

› FESTIM
O povo, na sua vida rude e de muito trabalho, arranjava sempre tempo para as suas folganças, havendo frequentes espectáculos de música e danças.
Em festas e romarias, no terreiro da igreja ou na praça nova, as soldadeiras (bailarinas) escolhiam o seu par, homem ou mulher, e ao ritmo da melodia dançavam em roda, batiam as mãos ou os pés, acompanhavam cantando as músicas que eram tangidas por segréis e jograis.
local praça da câmara
horário 23h00

› JUÍZO DE DEUS [ espectáculo ]
Duas hostes de facções rivais encontram-se na terra de ninguém. Surgem alguns membros do clero que ouvem as provocações e os gritos de guerra. Há vencedores e vencidos. Os monges fazem o juízo de Deus. Deus assim o quis! Estava feito o juízo de Deus!
local exterior do Castelo
horário 16h00 e 19h00

› Festas e folgaceiras na Praça
[praças da Palha, Câmara e Convento com animação 30 em 30 minutos]

Sem comentários:

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!