domingo, 17 de agosto de 2008

Deus Adhveo - O Inferno

Deus Adhveo, de Dante, foi o mote para o espectáculo que marcou o dia de encerramento da 12ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. Infelizmente, só consegui imagens do inferno, por sinal o melhor momento do projecto. Mesmo sem purgatório e céu, aqui ficam as imagens de um excelente momento do último dia da Viagem 2008... e com isto dou por terminada a "reportagem" desta edição. A partir de agora começa a contagem decrescente para a Viagem Medieval 2009 (30 de Julho a 9 de Agosto)... que venha ela!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Animação - Duo Farina Moglione

800.000?

Até ao dia de hoje ainda não são conhecidos os dados finais da 12ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, mas o número 800.000 começa a ser ouvido. A confirmar-se tal informação a audiência record desta edição da Viagem será mais um passo em frente rumo ao futuro do evento, que pretende surpreender e inovar a cada ano que passa. Para 2009 estão prometidas novidades, mas para já só se conhece uma: a Viagem terá não 10, mas 11 dias de duração!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Assalto ao Castelo

Diário VM - Dia 10

Obrigado por viajar connosco. Até 2009!
Assim se despedia a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, edição 2008, através do "Posturas". Ao longo de 10 dias centenas de milhares de pessoas invadiram o centro histórico de Santa Maria da Feira e nem os chuviscos das últimas horas de viagem no tempo afastaram os viajantes. A melhor edição de sempre, a todos os níveis, deixa saudades. Um fantástico enquadramento histórico, uma animação âncora espectacularmente conseguída, um "mar" de animação circulante em todo o recinto, alargamento da área a zonas há muito esperadas e novas áreas temáticas, juntam-se ao regresso do Assalto ao Castelo para transformar o que seria mais uma Viagem Medieval num sucesso estrondoso, jamais imaginado.
No próximo ano a Viagem está de volta e trará novidades. A partir de 2009 haverá não dez, mas onze dias de viajem no tempo. O evento será inaugurado numa quinta-feira, para que na sexta já tudo funcione em pleno... de 30 de Julho a 9 de Agosto de 2009, Santa Maria da Feira volta a ligar a máquina do tempo.

Nos próximos dias publicarei mais vídeos da Viagem, assim como um conjunto de fotografias das várias áreas temáticas.

Imprensa 10

Animação - A Rua'Da

domingo, 10 de agosto de 2008

Senhor da Festa

Justas Medievais

Diário VM - Dia 9

Ao penúltimo dia, nova multidão. Às primeiras horas da tarde já se adivinhava uma noite muito concorrida no recinto da Viagem Medieval. Ao funeral de El Rei D. Dinis acorreu um verdadeiro mar de gente. Todo o país parece rendido aos encantos da Viagem que se despede hoje, marcando encontro para o próximo ano, na 13ª edição. Durante a tarde de hoje a Rainha Santa realiza a sua peregrinação e à noite uma encenação de Deus Adhveo marca o ponto final desta edição. O dia de hoje não fica completo sem o Grande Torneio Medieval, na Liça, e sem a já habitual animação dispersa, hoje em jeito de despedida. Ao final da noite o Senhor da Festa mostra-se pela última vez e na Praça Nova a Bandeira do Reino deixará de ser visível... assim se desliga a máquina do tempo.




sábado, 9 de agosto de 2008

VM · Dia 10 (10 Agosto)

Enquadramento Histórico

1325, 22 de Julho – D. Isabel de Aragão faz a peregrinação a Santiago de Compostela.
De regresso é acompanhada pelos cavaleiros da Ordem de Santiago. O povo, sabendo da sua passagem por Terra de Santa Maria, acorre ao seu encontro.

Programa

17h00 · Peregrinação da Rainha Santa · Igreja da Misericórdia até ao Castelo

20h00 · Justas Apeadas · Liça

21h00 · Noites do Castelo · Castelo

22h00 · Deus Adhveo · Casa de Fijô até à Igreja da Misericórdia

22h00 · Grande Torneio · Liça

00h00 · O Senhor da Festa · Escadaria do Convento dos Lóios

Diário VM - Dia 8

Está a terminar a 12ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. Restam dois dias para aproveitar tudo o que a Viagem tem para oferecer. Segunda-feira regressamos ao presente, mas com a Viagem 2009 já na cabeça. Para o último fim-de-semana, a organização reserva 3 recriações e um torneio, para além da animação diária habitual. Hoje o Reino está de luto com a morte do Rei D. Dinis, saindo à rua o seu funeral. Amanhã a Rainha sai em peregrinação e mais tarde a Viagem fecha com Deus Adhveo.




sexta-feira, 8 de agosto de 2008

VM · Dia 9 (9 Agosto)

Enquadramento Histórico

1325, 7 de Janeiro – Morre D. Dinis em Santarém.
E este Rey de começo de seu reynado atee o fim delle (…) foy rey muy excelente e por seu bom nome conhecido e estimado (…) e teue em perfeiçã tres virtudes. Verdade Justiça e nobreza Como diz o povo: não há juiz como D. Dinis.

Cortes de Évora
D. Afonso convoca para as cortes os ricos-homens, cavaleiros e outros filhos de algo “pera me receberem como a Rey e por Senhor e me fazerem menagem e me conhecerem”. É aclamado rei de Portugal.

Programa

20h00 · Justas Apeadas · Praça Nova

20h00 · Ceia Medieval · Castelo

21h00 · Justas Medievais · Liça

21h00 · Noites do Castelo · Castelo

21h30 · O Reino de Luto · Castelo até Igreja da Misericórdia

22h30 · Medo · Sítio dos Tormentos

23h00 · Justas Medievais · Liça

00h00 · O Senhor da Festa · Escadaria do Convento dos Lóios

Animação - Jabardeus

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

VM · Dia 8 (8 Agosto)

Enquadramento Histórico

1324, 25 de Fevereiro · Acordo em Santarém.
El-rei cede às reclamações de seu filho legítimo e da nobreza senhorial.
Afonso Sanches é afastado das pretensões ao trono e o infante D. Afonso obtém a segurança da sucessão, presta homenagem a seu pai e recebe o senhorio das povoações que tinha ocupado: Coimbra, Montemor-o-Velho, Feira, Gaia e Porto.

Programa

20h00 · Justas Apeadas · Liça

21h00 · Noites do Castelo · Castelo

22h00 · Doação do Castelo a D. Afonso · Ruas do Burgo até ao Castelo

22h00 · Justas Medievais · Liça

00h00 · O Senhor da Festa · Escadaria do Convento dos Lóios

Diário VM - Dia 6

Ao sexto dia os partidário de D. Afonso tomam o castelo da Feira. Em dia da recriação mais esperada o recinto abarrotou... foi mesmo necessário apelar ao público para não entrar na Alameda do castelo. Uma brutal e majestosa recriação marcou o evento e ficará na memória dos milhares que puderam assistir. Pena foi não haver mais espaço, mas um castelo tem destas coisas. Nos próximos dias publicarei imagens desta e de outras recriações, assim como de vários espaços desta viagem no tempo, que já bateu as expectativas de visitantes. É certamente um risco afirmar com certezas o número de entradas no recinto, mas conseguirá a Viagem atingir um marco histórico de visitas?

Imprensa 9

Jornal de Notícias
07.08.2008
Feira já conquistou mais 40% de público que na edição anterior

A organização da Viagem Medieval não arrisca estimativa para o número concreto de pessoas que, até ontem, visitaram a presente edição. Contudo, o administrador da Feira Viva, entidade que, juntamente com a Câmara Municipal e Federação das Colectividades, organiza o evento, afirma que os objectivos foram já alcançados e até ultrapassados.
Paulo Sérgio dá como exemplo o facto de os parques de estacionamento terem registado, este ano, um acréscimo de 40% de utilizadores. "A percepção é de que temos muito mais visitantes", refere o administrador. Apesar do número elevado de forasteiros, "tem sido possível visitar todo o recinto com maior facilidade e sem grandes congestionamentos de pessoas", acrescenta Paulo Sérgio, lembrando que isso se deve ao facto de o perímetro do evento ter sido ampliado. As áreas temáticas têm registado um "impressionante" número de visitantes.

Por D. Afonso, ao ataque...

"Por D. Afonso, ao ataque". Foi desta forma que começou, na noite de quarta-feira, o assalto ao castelo, recriação histórica, incluída na 12.ª edição da Viagem Medieval, de um dos episódios mais marcantes do reinado de D. Dinis.
Apoiam-se as escadas à muralha e tenta-se arrombar o portão com o pesado aríete, um enorme tronco de madeira. Minutos antes, já o pânico se tinha instalado com o povo aos gritos e a tentar refugiar-se no interior do castelo, mal se soube da chegada dos partidários de D. Afonso.
Perante uma assistência numerosa e de olhar fixo, centenas de figurantes deram vida a um dos principais acontecimentos que envolveram o castelo da Feira. D. Afonso e seus partidários, acusados de traição por D. Dinis, resolvem, a 6 de Janeiro de 1322, tomar de assalto o castelo da Feira.
Esta trama foi o mote para a esperada recriação que teve o seu auge com a chegada dos guerreiros junto às muralhas. Depois de uma tentativa falhada de negociação entre o arauto de D. Afonso e o alcaide, ocorre a inevitável batalha pela posse da fortaleza, com o mestre de armas a dar início ao combate.
Grupos distintos de guerreiros dirigem-se para as muralhas, subindo por escadas de madeira, enquanto outros tentam derrubar a porta de acesso ao interior. Uma primeira tentativa de assalto que é repelida pelos defensores. D. Afonso ordena então aos arqueiros para dispararem flechas incendiárias para o interior do castelo. Ouvem-se os gritos da população desesperada, ao mesmo tempo que o fumo e as chamas invadem o recinto.
Depois de uma segunda investida e de vários confrontos corpo a corpo, o assalto ao castelo termina com um feroz combate entre D. Afonso e o alcaide. O príncipe sai vitorioso e o alcaide, partidário de D. Dinis, é preso.
No final, o público mostrou--se agradado com a recriação, dirigida pelo grupo Espada Lusitânia e contou com elementos de uma dezena de associações do concelho. "A recriação foi facilitada pelo empenhamento das pessoas que fazem parte das associações. Eles mostraram que têm muito valor", contou, ao JN, João Maia, responsável pela Espada Lusitânia.

Assista ao vídeo do Assalto ao Castelo do JN.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

VM · Dia 7 (7 Agosto)

Enquadramento Histórico

1322, Março · D. Dinis avança até Coimbra. A rainha D. Isabel, com a ajuda de D. Pedro Afonso, Conde de Barcelos, tenta pacificar as partes envolvidas no conflito.

1323, Outubro · Cortes em Lisboa
D. Afonso está presente nas Cortes. A assembleia não aceita as suas pretensões. Retira-se para Santarém, onde reúne os seus homens e avança sobre Lisboa ao encontro das tropas de D. Dinis. Mais uma vez a rainha restitui a paz.

Programa

20h00 · Justas Apeadas · Liça

21h00 · Noites do Castelo · Castelo

22h00 · Justas Medievais · Liça

22h30 · Cousas da Corte · Entrada do Castelo

00h00 · O Senhor da Festa · Escadaria do Convento dos Lóios

Diário VM - Dia 5

Ao quinto dia os milagres repetem-se a Rainha ausenta-se do Jardim dos Lóios. Agora resta o Jardim das Rosas como local de culto à rainha santa. O público voltou a "inundar" o recinto numa noite, novamente, muito animada. Hoje exibe-se o ex-líbris da Terra de Santa Maria de outra perspectiva... o Assalto ao Castelo está de volta e promete ser a estrela da sexta noite da Viagem.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

VM · Dia 6 (6 Agosto)

Enquadramento Histórico

6 de Janeiro de 1322 · O príncipe D. Afonso vai a caminho do Porto e resolve tomar o Castelo da Feira, da Terra de Santa Maria. Era alcaide, a favor de el-rei, Gonçalo Rodrigues de Macedo.

E donde mandou dizer ao Conde D. Pedro, seu irmão, que andava em Castela desterrado, que se viesse à cidade do Porto, porque ele ia para lá; e, no caminho, tomou o castelo da Feira, que é em terra de Santa Maria, de que era Alcaide, por El-Rei, Gonçalo Rodrigues de Macedo, e daí tomou o castelo de Gaia.

Programa

22h00 · Assalto ao Castelo · Ruas do Burgo até ao Castelo

22h00 · Justas Medievais · Liça

23h30 · Justas Apeadas · Praça Nova

00h00 · O Senhor da Festa · Escadaria do Convento dos Lóios

Floresta Encantada

Diário VM - Dia 4

Ao quarto dia o recinto acordou... até parecia uma nova Viagem. Completaram-se os pormenores em falta, derivados da chuva, o arraial ganhou nova vida e a animação mostrou-se com toda a garra. Numa grande noite de exibição de grupos de animação, sem as ordens militares faltaram à festa, exibindo-se a passos largos nas ruas do burgo. Santa Maria da Feira revive o passado com cada vez maior rigor. Hoje a rainha santa volta a fazer milagres e o povo volta à reunir-se à entrada da capela do castelo.



segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Imprensa 8

Jornal de Notícias
04.08.2008

Fogaça é estrela na viagem histórica

Nem guerreiros, nem reis ou rainhas lhes ofuscam as atenções. São de pequena estrutura e denotam um aspecto frágil. Mas são poucos os que conseguem resistir-lhe. A fogaça é "estrela" na Viagem Medieval.
Pão doce, símbolo maior de Santa Maria da Feira, não foi alvo de nenhuma campanha de promoção nem de referência particular para a 12ª edição da Viagem Medieval, que, até ao próximo dia 10, recria a Idade Média. Mas também não é preciso. Os produtores da afamada fogaça não têm mãos a medir perante tanta solicitação.
"Se mais fogaça tivesse, mais vendia", afirma Manuel Marques, produtor do tradicional pão doce, com barraca montada no recinto do evento.
"Ontem estive madrugada dentro a vender fogaça", conta, ainda, adiantando que o primeiro dia do evento "correu melhor do que o ano passado". Perante tão elevado número de clientela, não hesita em afirmar que se trata de uma iniciativa "excelente" para o seu negócio, mas também para o comércio da cidade.
Nem mesmo a propalada crise parece afectar a venda da fogaça, porque, explica, "para comer tem que haver sempre dinheiro". "Até fizeram fila para me comprar a fogaça", relatou. Vêm de toda a parte do país para assistir à Viagem Medieval, mas não vão embora sem levar a fogaça. "Já tive clientela do Algarve", confirma. Por cinco euros e alguma paciência, os forasteiros podem adquirir uma fogaça com cerca de 750 gramas, tamanho único.
No dia de hoje, o destaque vai para a recriação dos acontecimentos históricos nos anos de 1319 e 1320. Altura em que se iniciam as hostilidades entre el-rei D. Dinis e seu herdeiro legítimo, D. Afonso. El-rei é acusado pela alta nobreza de favorecer o seu filho natural Afonso Sanches nas pretensões ao trono. Estes e outros factos serão retratados na animação "Cousas da Corte" que vai ter lugar junto à entrada do Castelo, pelas 22,30 horas e, mais tarde, no "Senhor da Festa", na escadaria do Convento dos Lóios.

VM · Dia 5 (5 Agosto)

Enquadramento Histórico

1321, Março · Como forma de retaliação, os partidários do príncipe D. Afonso assassinam o bispo de Évora, em Estremoz.

1321, final do ano · El-rei manda publicar mais dois manifestos contra seu filho lídimo e seus partidários, acusando-os de traidores. Em resposta, o príncipe D. Afonso apodera-se de Coimbra e o espectro da guerra civil invade todo o Reino.

Programa

20h00 · Justas Apeadas · Liça

21h00 · Noites do Castelo · Castelo

21h30 · Os Milagres da Rainha Santa · Jardim dos Lóios

22h00 · Justas Medievais · Liça

22h30 · Cousas da Corte · Entrada do Castelo

22h30 · Captura das Bruxas · Sítio dos Tormentos

00h00 · O Senhor da Festa · Escadaria do Convento dos Lóios

Diário VM - Dia 3

Terceiro dia, terceira enchente... nova multidão!
A Viagem Medieval 2008 continua a surpreender e a conquistar novos visitantes. O recinto recebe cada vez mais forasteiros em busca de uma viagem ao reinado de D. Dinis. Em dia de Instituição da Ordem de Cristo, em forma de cortejo, a tradição repete-se: o povo sai à rua e marca lugar com bastante antecedência. Um percurso ladeado por milhares de olhos deu alento às centenas de figurantes do cortejo, que sob intenso calor subiu até ao Castelo.
A noite aproximava-se e o recinto enchia cada vez mais. Os milagres da rainha santa foram reis da terceira noite da Viagem.



domingo, 3 de agosto de 2008

Cortejo e Instituição da Ordem de Cristo










Diário VM - Dia 2

Ao segundo dia uma multidão enche o recinto!
Uma tarde bem mais concorrida do que vem sendo hábito ditou a entrada numa noite de recinto repleto. Largos milhares de visitantes invadiram os vários espaços desta Viagem. Em dia de chegada das Ordens Militares e Religiosas o recinto começou ganhar nova vida, reservando ainda algumas surpresas para a tarde de Domingo.



Imprensa 7

VM · Dia 4 (4 Agosto)

Enquadramento Histórico

1319 · Iniciam-se as hostilidades entre el-rei D. Dinis e seu herdeiro legítimo D. Afonso.
El-rei é acusado pela alta nobreza de favorecer o seu filho natural Afonso Sanches nas pretensões ao trono. Explorando este facto, a nobreza convence o infante D. Afonso a assumir e a restabelecer a justiça do reino.

1320, 1 de Julho · Nesta sequência, el-rei D. Dinis manda ler publicamente, na cidade de Santarém, um manifesto acusatório contra seu filho.

Programa

20h00 · Justas Apeadas · Liça

21h00 · Noites do Castelo · Castelo

21h30 · Os Milagres da Rainha Santa · Jardim dos Lóios

22h00 · Justas Medievais · Liça

22h30 · Cousas da Corte · Entrada do Castelo

22h30 · Metamorfoses · Sítio dos Tormentos

00h00 · O Senhor da Festa · Escadaria do Convento dos Lóios

sábado, 2 de agosto de 2008

VM · Dia 3 (3 Agosto)

Enquadramento Histórico

1319, 14 de Março · O papa acede ao pedido de D. Dinis e institui a Ordem de Cavaleiros de Nosso Senhor Jesus Cristo pela bula Ad ea ex quibus com o objectivo de manter a cruzada religiosa contra os sarracenos.

1319, 5 de Maio · Na presença de el-rei D. Dinis é lida a bula que rectifica a doação para a Ordem de Cristo dos castelos, vilas, lugares, fortalezas e de todos os bens que pertenciam aos Templários. À nova Ordem, com sede em Castro Marim, é atribuída a regra de Calatrava, ficando sujeita à jurisdição do abade de Alcobaça.

Programa

17h00 · Cortejo e Instituição da Ordem de Cristo · Igreja da Misericórdia até ao Castelo

20h00 · Justas Apeadas · Praça Nova

21h00 · Noites do Castelo · Castelo

21h00 · Justas Medievais · Liça

21h30 · Os Milagres da Rainha Santa · Jardim dos Lóios

22h30 · Medo · Sítio dos Tormentos

23h00 · Justas Medievais · Liça

00h00 · O Senhor da Festa · Escadaria do Convento dos Lóios

Diário VM - Dia 1

Ao primeiro dia a Viagem surpreendeu! A nova configuração do recinto deu que falar e largos milhares de pessoas invadiram o espaço em busca de novas experiências e muita animação. Hoje segue viagem ao passado com a chegada das ordens militares. Hoje as margens do rio Cáster e a envolvente ao Castelo ganham nova vida.



Imprensa 6

Jornal de Notícias
02.08.2008

"Multidão no arranque da Feira Medieval"

Pelo início da festa, ontem, já se adivinha uma semana com milhares de pessoas a percorrerem as ruas do centro da cidade de Santa Maria da Feira e a deleitar-se com todos os pequenos detalhes a atirar para a época medieval.

A 12.ª edição da Viagem Medieval começou, ontem, à tarde, em Santa Maria da Feira. Ainda se davam os últimos ajustes naquele que é um dos maiores eventos que recriam as vivências da Idade Média e já os primeiros forasteiros se mostravam rendidos ao cenário que os rodeia.

"Isto está um espectáculo". A afirmação pertence a Pedro Santos, um dos primeiros visitantes, vindo do Porto, que se mostrava extasiado com as dezenas de personagens medievais que percorriam a zona do burgo e as muitas iniciativas de animação que decorriam em simultâneo.

"O mais difícil é decidir por onde começar", confessava, enquanto "disparava" freneticamente a máquina fotográfica a cada momento que surgia uma personagem trajada a rigor. "Devia ter trazido um cartão de memória com mais capacidade para a máquina, que isto não vai dar para nada", confessava perante tanto motivo de interesse. "Vou ter que vir noutro dia e trazer uns amigos, porque nunca vi nada igual", concluiu.

Pouco minutos após a hora oficial na abertura (17.30 horas), já os visitantes se espalhavam em grande número pelas ruas de acesso ao castelo ou na zona envolvente às piscinas municipais. Paravam, boquiabertos, junto à tenda da dança do ventre ou aplaudiam efusivamente os grupos de música que, trajados a rigor, interpretavam composições da época. No burgo, onde se encontram as tabernas, o cenário fazia também antecipar grande enchente para a primeira noite. A hora do jantar ainda vinha longe, mas os forasteiros não resistiam ao cheiro do porco assado no espeto e formavam as primeiras filas.

No recinto era, ainda, visível, um número pouco habitual de pessoas trajadas com o vestuário característico da época. Um objectivo pretendido pela organização e que começa a ser notado. A procura de vestuário junto da loja que a organização disponibilizou tem registado uma afluência elevada, inclusive, por arte de cidadãos de outros locais do país.

Os únicos rostos insatisfeitos, próximo do perímetro da festa, eram os de alguns moradores. Muitos carros de visitantes estavam estacionados indevidamente, em cima de passeios e até a bloquear entradas. "Gosto muito da Viagem Medieval, mas vou começar a pensar em tirar ferias nesta altura", lamentava-se alguém.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

VM · Dia 2 (2 Agosto)

Enquadramento Histórico

1318 · El-rei D. Dinis envia ao papa João XXII o cavaleiro João Lourenço de Monsarrás e Pedro Martins, cónego da Sé de Coimbra, com a proposta de criação de uma nova ordem militar que ficará com a administração do extinto património templário de Portugal.

Programa

20h00 · Justas Apeadas · Praça Nova

20h00 · Ceia Medieval · Castelo

21h00 · Noites do Castelo · Castelo

21h00 · Justa Medievais · Liça

21h30 · Chegada das Ordens Militares · Ruas do Burgo até ao Castelo

22h00 · Chegada da Ordem dos Templários · Ruas do Burgo até às Margens do Rio Cáster

22h30 · Metamorfoses · Sítio dos Tormentos

23h00 · Justas Medievais · Liça

00h00 · O Senhor da Festa · Escadaria do Convento dos Lóios

Primeiras Imagens

A duas horas da inauguração oficial!

O Castelo

Arraial com a Liça ao fundo

Cavalos das Montadas junto da cerca da Liça

Nova zona de Tabernas

Palco das Marionetas na Praça Nova

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!