02.08.2008
"Multidão no arranque da Feira Medieval"
Pelo início da festa, ontem, já se adivinha uma semana com milhares de pessoas a percorrerem as ruas do centro da cidade de Santa Maria da Feira e a deleitar-se com todos os pequenos detalhes a atirar para a época medieval.
A 12.ª edição da Viagem Medieval começou, ontem, à tarde, em Santa Maria da Feira. Ainda se davam os últimos ajustes naquele que é um dos maiores eventos que recriam as vivências da Idade Média e já os primeiros forasteiros se mostravam rendidos ao cenário que os rodeia.
"Isto está um espectáculo". A afirmação pertence a Pedro Santos, um dos primeiros visitantes, vindo do Porto, que se mostrava extasiado com as dezenas de personagens medievais que percorriam a zona do burgo e as muitas iniciativas de animação que decorriam em simultâneo.
"O mais difícil é decidir por onde começar", confessava, enquanto "disparava" freneticamente a máquina fotográfica a cada momento que surgia uma personagem trajada a rigor. "Devia ter trazido um cartão de memória com mais capacidade para a máquina, que isto não vai dar para nada", confessava perante tanto motivo de interesse. "Vou ter que vir noutro dia e trazer uns amigos, porque nunca vi nada igual", concluiu.
Pouco minutos após a hora oficial na abertura (17.30 horas), já os visitantes se espalhavam em grande número pelas ruas de acesso ao castelo ou na zona envolvente às piscinas municipais. Paravam, boquiabertos, junto à tenda da dança do ventre ou aplaudiam efusivamente os grupos de música que, trajados a rigor, interpretavam composições da época. No burgo, onde se encontram as tabernas, o cenário fazia também antecipar grande enchente para a primeira noite. A hora do jantar ainda vinha longe, mas os forasteiros não resistiam ao cheiro do porco assado no espeto e formavam as primeiras filas.
No recinto era, ainda, visível, um número pouco habitual de pessoas trajadas com o vestuário característico da época. Um objectivo pretendido pela organização e que começa a ser notado. A procura de vestuário junto da loja que a organização disponibilizou tem registado uma afluência elevada, inclusive, por arte de cidadãos de outros locais do país.
Os únicos rostos insatisfeitos, próximo do perímetro da festa, eram os de alguns moradores. Muitos carros de visitantes estavam estacionados indevidamente, em cima de passeios e até a bloquear entradas. "Gosto muito da Viagem Medieval, mas vou começar a pensar em tirar ferias nesta altura", lamentava-se alguém.
Sem comentários:
Enviar um comentário