segunda-feira, 26 de julho de 2010

[novidades] Terra de Fronteira

· Al Andalus
· Médio Tejo
No período da Reconquista, a linha de fronteira não existia, havendo apenas um espaço territorial pouco definido que poderia avançar ou recuar, dependendo dos grupos e das comunidades fronteiriças cristãs e muçulmanas, das suas atitudes e capacidades para a conquista ou defesa do território.

Estes grupos, aguilhoados pelos santos ódios das cruzadas da cristandade e a jihâd dos almorávidas, iam tentando assegurar o seu território por meio da guerra sazonal, da pilhagem, do comércio de armas e dos produtos capturados ao inimigo.

Mas, apesar de estas comunidades viverem em terra de fronteira, logo um território militarizado, tendo como principal ocupação fazer guerra ao inimigo, não deixavam de viver o seu quotidiano familiar.

local Margens do Rio Cáster


ESPECTÁCULOS

Juízo de Deus [ Escaramuça ]
Duas hostes de facções rivais encontram-se na terra de ninguém. Surgem alguns membros do clero que ouvem as provocações e os gritos de guerra. Há vencedores e vencidos. Os monges fazem o juízo de Deus.
Deus assim o quis!
Estava feito o juízo de Deus!
datas 30 Jul. a 08 Ago.
hora 18h30

Fossado
Até aos anos quarenta do séc. XII, as batalhas contra os infiéis em terras de fronteira estavam longe de ser combates bem organizados e com objectivos bem definidos de conquista. Durante o período da estiva faziam-se cavalgadas ao longo do território inimigo, associadas a rápidas e inesperadas investidas, originando razias e devastações, não dando hipótese ao inimigo de se organizar.
dias 30 Jul. a 03 Ago. e 06 a 08 Ago.
hora 23h30

Sem comentários:

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!