sábado, 11 de agosto de 2012

Na Sombra de Meu Pai [i]



Adiei por 12 horas a escrita o meu comentário a este espectáculo, por motivos vários, entre eles a digestão de um projecto notável e absolutamente sublime.

Devo começar por relembrar que há muito que encaro o Claustro do Convento dos Lóios como um dos palcos potenciais para uma visão estratégica integrada para as artes de rua e performativas em Santa Maria da Feira, sendo que em 2011 aquando do anúncio da exploração deste espaço para a abordagem de conceitos cénicos alternativos, capazes de representar os sentimentos menos expressos da vida de um Rei, senti um enorme contentamento. Em 2011, assistimos, pela mão da Meia Ponta, a um espectáculo soft e de linguagem contemporânea, que muito agradou ao público. Mas este ano damos um salto memorável.


A Lourocoop está de parabéns, pela excelência e profissionalismo de um conceito absolutamente impressionante e digno de registo. Uma fenomenal dinâmica envolve todos os 90 minutos do espectáculo, com a exploração das mais variadas sensações. Com isto, o espectáculo caracteriza-se por uma notável carga emocional transmitida ao público, que faz com que apesar da sua longa duração o transforme em algo agradável e com enorme capacidade de agarrar o público.


Bem, uma portentosa banda sonora dá o mote para transições de cena notavelmente dinâmicas, num ambiente cénico único e abordando um esquema de movimentações peculiar. Apesar do conceito mais histórico e fechado, a peça consegue apresentar movimentos contemporâneos e vanguardistas, que lhe conferem um carácter versatilmente actual. Em resumo, uma curiosa linguagem cénica abre portas a um conjunto absolutamente recomendável. Impressionante!

Para ver ou rever HOJE às 21h30 e 23h30 e AMANHÃ às 21h30, no Claustro do Convento dos Lóios.


1 comentário:

Tarte de Laranja disse...

Um espectáculo cinco estrelas. A Lourocoop está de parabéns.
Um pequeno pormenor, no elenco também participaram atores da Associação Pelo Prazer de Viver, Saúde, Cultura e Vida - Associação de Desenvolvimento Social (IPSS), sediada em Mozelos.
A valência cultural desta Associação está a começar a "sair da casca". Par além da participação com taberna na Viagem Medieval, a sua orquestra de percussão Sempr'a Bombar durante seis dias animou as zonas das tabernas 2 e 3.
Parabéns a todos e votos de muitos sucessos para o futuro!

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!