sábado, 4 de julho de 2009

Contexto Histórico VM'09 - Dia-a-Dia

DIA 1 - 30 de Julho de 2009
Cerimónia de Abertura

Em 1321, o reino de Portugal encontra-se em guerra civil, de um lado os partidários do futuro
D. Afonso IV e do outro, el-rei D. Dinis.

A caminho do Porto D. Afonso decide tomar conta do castelo da Feira. D. Dinis avança com as
suas tropas e retoma a sua posse. A intervenção da rainha D. Isabel, donatária da Terra de
Santa Maria, origina a concessão do castelo da Feira a seu filho D. Afonso.
____________________
DIA 2 - 31 de Julho de 2009
Aclamação

1325 Janeiro – Cortes de Évora

Após a morte de D. Dinis, seu filho e herdeiro D. Afonso convoca Cortes chamando os ricos homens, cavaleiros e outros filhos de algo, bispos e prelados e procuradores dos concelhos
“pêra me receberem por Rey e por Senhor e me fazerem menagem e me conhecerem
senhorio”

Julho – A rainha D. Isabel faz a peregrinação a Santiago de Compostela. De regresso é
acompanhada pelos cavaleiros da Ordem de Santiago. O povo, sabendo da sua passagem por
Terra de Santa Maria, acorre ao seu encontro.
____________________
DIA 3 - 1 de Agosto de 2009
Condenação à morte

D. Afonso IV inicia o reinado sob o signo do ódio e da vingança, acusando seu meio irmão
Afonso Sanches, de traidor, condenando-o ao desterro e confiscando-lhe os bens.
1326 – Afonso Sanches exilado em Castela, invade o território fronteiriço desde Trás-os-Montes até ao Alentejo. Em retaliação, D. Afonso IV invade as terras fronteiriças de Castela, na zona de Badajoz, onde estão os aliados do bastardo.

Julho – D. Afonso IV condena à morte o irmão João Sanches e a sua execução vem agravar
ainda mais o conflito.

Apesar dos recados enviados a seu filho de modo a apaziguar os ódios, a rainha D. Isabel,
agora a viver em clausura na cidade de Coimbra, não consegue resolver o contencioso
____________________
DIA 4 - 2 de Agosto de 2009
Cortejo – Chegada de D. Branca

1328 – Depois de vários enredos, D. Maria de Portugal casa com Afonso XI, de Castela. A festa do casamento é no Sabugal, onde estão presentes os seus reais pais e sua avó, a rainha D. Isabel.

Álvaro Gonçalves Pereira, Prior da Ordem do Hospital, negoceia o acordo de casamento entre D. Pedro, futuro rei de Portugal e a D. Branca, sobrinha de Afonso XI de Castela e com oito anos D. Branca vem para a Corte portuguesa. Depois de algum tempo, verifica-se que a princesa tinha perigosas paixões de doenças e alguma quebra de natural entendimento, por isso, o casamento foi dissolvido.
____________________
DIA 5 - 3 de Agosto de 2009

1328 – Inicia-se a Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França. D. Afonso IV manifesta-se a favor de Inglaterra devido aos acordos comerciais com aquele reino.

1329 – A questão da guerra feudal continua até à doença de Afonso Sanches que vai abandonar a luta armada. É então negociada a paz e os bens são restituídos ao bastardo que viria a falecer neste mesmo ano.
_____________________
DIA 6 - 4 de Agosto de 2009

1331 – Cortes de Santarém

Rei legislador e centralista, o povo, pela primeira vez, assume o estatuto de grupo parlamentar ao lado do clero e da nobreza. Surgem os capítulos mais gerais dos povos e dos novos cargos jurídicos: o de corregedor da comarca e de juiz de fora.

Afonso XI tomou por manceba D. Leonor de Gusmão, começando a tratar a sua esposa D. Maria com grandes desfavores e com muy poucas mostranças de verdadeyro amor.

A rainha D. Isabel interfere, aconselhando Afonso XI a não dar tanta afeição a Leonor de Gusmão.
____________________
DIA 7 - 5 de Agosto de 2009

1333 – Grande fome na Península Ibérica

A rainha D. Isabel manda abrir os celeiros para alimentar o povo, distribuindo esmolas de pão e carne aos pobres da cidade de Coimbra. Manda fornecer mortalhas, abrir sepulturas e encarregar os clérigos da encomendação dos finados.

Fevereiro – É concertado o casamento entre o infante D. Pedro e Constança Manuel.

21 de Agosto – nascimento de D. Pedro, filho de D. Maria e Afonso XI de Castela. Durante o parto que demorou mais de dez dias, diz-se que Leonor de Gusmão, através de feitiços, tentou matar D. Maria que morreria sem nunca parir. A manceba faz a experiência com uma mulher da cidade que morre sem nunca parir.
____________________
DIA 8 - 6 de Agosto de 2009

1334 – Rei legislador: manda executar a reforma da justiça. Rei centralizador: manda reprimir os abusos senhoriais.

1335 – Ano de jubileu em Santiago de Compostela
D. Isabel faz a peregrinação em segredo, ordenando que preparassem andas para a viagem. No caminho vai pedindo esmolas aos fiéis cristãos como uma bem pobre romeira. Aí chegando, oferece a Santiago uma coroa de ouro. Na vinda para Portugal, as moças trazem à estrada, ramos verdes e gaiteiros para tocar.

1336, 6 de Fevereiro – A consórcio de D. Pedro com D. Constança Manuel, no Convento de São Francisco, em Évora, estando presentes o noivo, seus pais e representantes da noiva.
____________________
DIA 9 - 7 de Agosto de 2009

1336 – Início da guerra afonsina entre Portugal e Castela. Atitudes provocatórias levam D. Afonso IV a declarar a guerra a Castela. D. Afonso IV sente-se ofendido e humilhado pelos maus tratos físicos e vexames que sua filha D. Maria era vítima na corte castelhana, onde o marido Afonso XI, não se inibia de praticar adultério ostentivo com Leonor de Gusmão.

Afonso XI consente no casamento de D. Constança Manuel com o Infante D. Pedro, no entanto, retém-na prisioneira em Toro, impedindo que viesse para Portugal a fim de celebrar o casamento.

____________________
DIA 10 - 8 de Agosto de 2009

1336 - O governo de Afonso IV assinala os primeiros começos da expansão portuguesa, começando pelas ilhas Canárias, cuja exploração é atribuída a Lancelloto Malocelli, genovês e orientada pelo almirante-mor de Portugal, Manuel Pessanha.

4 de Julho – A rainha D. Isabel, tentando aplacar a cólera de seu filho D. Afonso que nutria contra o genro, dirige – se a Estremoz, mas um tumor no braço origina a sua morte, tendo sido transladada para Coimbra.

8 de Setembro – Continua a guerra contra Castela com a frota portuguesa, capitaneada por Gonçalo Camelo a devastar a costa andaluza. A norte, D. Pedro conde de Barcelos, faz investidas na Galiza.
____________________
DIA 11 - 9 de Agosto de 2009

1337 – Como represália o monarca castelhano manda uma armada atacar o litoral algarvio. Levanta uma armada de Lisboa que se dirige ao Algarve. No dia do ataque levanta-se uma enorme tempestade que destrói grande parte das galés.

1339, Julho – Com a pressão exercida pelos mouros em território castelhano e a intervenção do papa, este conflito bélico peninsular termina.

24 de Agosto – Em Lisboa é celebrado o casamento, com a presença dos noivos Constança Manuel e D. Pedro.
No séquito de Constança Manuel, vem Inês de Castro, jovem galega, filha natural do poderoso fidalgo castelhano Pedro Fernandes de Castro.

Sem comentários:

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!