domingo, 26 de julho de 2009

Liça

Junto às Piscinas

A liça, sendo por excelência, um local urbano de justas e torneios organizados em tempo de festas, era um terreiro delimitado por vedações com palanques e tribunas, onde tomavam assento os espectadores.
Estes jogos da nobreza são reproduzidos ao longo dos tempos por homens burgueses que os imitam na perfeição, mantendo todas as suas regras e sinais no que diz respeito à própria colocação dos adversários, ao tipo de armas a utilizar ou à maneira de vibrar os golpes. Estes combates entre dois cavaleiros ou mais, armados de espada ou lança, são perigosos e até mortais para os participantes, degenerando, algumas vezes, em autênticas batalhas.

› Justas
As justas, muitas vezes inseridas em festas de santos populares, eram realizadas na liça, sendo um combate entre dois cavaleiros armados de espada ou de lança, tentando derrubar o seu adversário. Era um desporto muito perigoso e por vezes até mortal para os participantes, degenerando, algumas vezes, em autênticas batalhas.
datas 31 Jul. a 08 Ago.
hora 22h00
preço 4 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

› Grande Torneio
A nobreza medieval constituía um corpo de oficiais, sempre atento à defesa colectiva e, em tempo de paz, organizava-se em torneios, participando um grande número de cavaleiros que mostravam a sua robustez física e a destreza no manejo das armas.
data 09 Ago.
hora 22h00
preço 8 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

› Torneio do Mestre Arqueiro
Os archeiros ou arqueiros tinham que praticar o tiro com muita regularidade, tornandose muitas vezes em campo de batalha, o suporte ao ataque, fazendo cair muitos dos seus inimigos antes do confronto da luta corpo a corpo. Deste modo, era importante escolher os melhores de entre os melhores: o mestre arqueiro.
torneio diário 31 Jul a 08 Ago
hora 20h15
torneio final 09 Ago
hora 20h15

Sem comentários:

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!