sexta-feira, 31 de julho de 2009

VM 2009 - Dia 3 | 1 Agosto 2009

RAZÕES DO CONFLITO
hora 21h30
local castelo


D. Afonso IV inicia o reinado sob o signo do ódio e da vingança, acusando seu meio irmão Afonso Sanches de traidor, confiscando-lhe os bens e condenando-o ao desterro perpétuo.
1326 · Afonso Sanches reúne forças em Castela e invade Portugal no território fronteiriço desde Trásos-Montes até ao Alentejo. Em retaliação, D. Afonso IV faz o mesmo em terras de Castela, especialmente em Albuquerque.
Julho · D. Afonso IV condena à morte o irmão João Afonso, agravando ainda mais o conflito.
A rainha D. Isabel, agora a viver em clausura na cidade de Coimbra, envia recados a seu filho de modo a apaziguar os ódios, mas não consegue resolver o contencioso.

JUSTAS APEADAS
hora 19h30
local arraial

TORNEIO DO MESTRE ARQUEIRO
hora 20h15
local liça

JUSTAS
hora 22h00
local liça
preço 4 eur.

ASSALTO AO ARRAIAL
hora 23h30
local arraial

ANIMAÇÃO CIRCULANTE | ÁREAS TEMÁTICAS

VM em directo


VM 2009 - Dia 1 | Abertura


Terminou há poucos minutos o espectáculo de abertura da 13ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria e por consequência tinha oficialmente início a Viagem.

Um grande arranque, que se mostrou frágil para se apresentar ao grande púbico... confesso que aos primeiros minutos desisti de tentar ver tudo e limitei-me a uma área do espectáculo. A utilização total da envolvente à Praça Nova permitia o acolhimento de mais público mas mostrou fragilidades. Considero que o espectáculo em si superou as expectactivas... mas se o tivesse conseguido ver na íntegra talvez fosse ainda melhor.


O conceito era conhecido e um anormal "mar de gente" para um primeiro dia de Viagem, ainda por cima à quinta, foram brindados, ainda em 2009, com um (... não consegui ver para descrever... e demorei uns 3 minutos para descobrir onde andavam eles no meio de tanto público) dos All About Dance... seguia-se a parada do 25 de Abril... Salazar caía da cadeira... por entre outros episódios as Invasões Napoleónicas foram também relembradas e no final uma ave de rapina trazia o pergaminho que Alfredo Henriques, acompanhado por Amadeu Albergaria, fez anunciar às Terras de Santa Maria. Em simultâneo, Paulo Sérgio Pais hasteava a bandeira da Viagem... estavamos oficalmente no século XIV.
No final o desfile das associações reforçava a força das colectividades no projecto.


Amanhã arranca a Viagem a 100%, com as áreas temáticas e toda a animação, assim como os novos espectáculos diários e as já habituais Justas.


quinta-feira, 30 de julho de 2009

Viagem na Imprensa

Jornal de Notícias

Correio da Manhã

Diário Digital

Fábrica de Conteúdos

Viagem na Antena 1

VM 2009 - Dia 2 | 31 Julho 2009

ACLAMAÇÃO [ cortejo ]
hora 21h30
local misericórdia ›› castelo

1325, Abril · Cortes de Évora
Após a morte de D. Dinis, seu filho e herdeiro D. Afonso convoca Cortes chamando os ricos-homens, cavaleiros e outros filhos de algo, bispos e prelados e procuradores dos concelhos “pera me receberem por Rey e por Senhor e me fazerem menagem e me conhecerem senhorio”.
Julho · A rainha D. Isabel faz a peregrinação a Santiago de Compostela.
De regresso é acompanhada pelos cavaleiros da Ordem de Santiago. O povo, sabendo da sua passagem por Terra de Santa Maria, acorre ao seu encontro.

JUSTAS APEADAS
hora 19h30
local arraial

TORNEIO DO MESTRE ARQUEIRO
hora 20h15
local liça

JUSTAS
hora 22h00
local liça
preço
4 eur.

ASSALTO AO ARRAIAL
hora 23h30
local arraial

ANIMAÇÃO CIRCULANTE | ÁREAS TEMÁTICAS

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Faltam 24 horas

Quando faltam exactamente 24 horas para a abertura oficial da 13ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, com um inovador espectáculo retrospectivo (do pouco que ouvi saltam-me à vista Salazar, Manuel de Arriaga, o Regicídio... e claro a mega abertura All About Dance), dei já umas voltinhas pelo renovado e redecorado recinto. São muitas as novidades desta edição... a começar pelas entradas. Os principais pórticos de entrada são ladeados por grandes outdoors com o mapa e programa, assim como informações úteis e conselhos para a prevenção da Gripe A.
A decoração encontra-se adequada às diferentes zonas do recinto... destaque para a Mouraria, onde o branco é a cor dominante... e que decoração a acompanha: o Mercado Municipal, que pelas suas características arquitectónicas já o aparente, está completamente transformado num edifício árabe, onde não vai faltar tradição e animação.
As principais falhas que apontei à edição passada estão corrigidas:
- Rua dos Descobrimentos completamente integrante do recinto;
- Liça com muralha completa;
- aposta na cenografia... destaco o novo Arraial das Milícias como expoente máximo daquilo que ainda tem muitos frutos para dar.
A nova sinalética é outro ponto em destaque para esta edição.
A redistribuição das áreas de sobremesas (doces e bebidas) pelas diferentes áreas alimentares trará vantagens na circulação no recinto e criará novas áreas de concentração descentralizadas.
A partir de amanhã trarei novas reacções e opiniões, assim como o acompanhamento dia-a-dia, com fotos e alguns vídeos de mais uma edição da maior recriação medieval da Península Ibérica.

VM 2009 - Dia 1 | 30 Julho 2009

ABERTURA

VIAGEM [ PARTIDA SÉC. XXI - CHEGADA SÉC.XIV ]
hora 22h00
local praça nova


ANIMAÇÃO CIRCULANTE

Lago dos Feitiços

Lago da Subida para o Castelo

O fogo, a água, a terra e o ar são os quatro elementos que regem o mundo esotérico, com tradições, ensinamentos e interpretações que buscam revelar os segredos do mundo invisível através das chamadas ciências ocultas e que sempre existiram em todas as épocas, culturas e civilizações.

Áreas Alimentares

› 4 Zonas de Tabernas
- Praça Gaspar Moreira
- Margens do Rio Cáster (Casa do Moinho)
- Junto às Piscinas (Casa do Moinho)
- Traseiras das Piscinas

› 4 Restaurantes de Ementa Diversa [ Rossio ]

› 1 Restaurante de Ementa Diversa [ Castelo ]

› 1 Restaurante de Pescado [ Rossio ]

› 1 Restaurante de Carnes de Caça [ Rossio ]

› Alimentação Árabe [ Mouraria ]

terça-feira, 28 de julho de 2009

Sentir do Guerreiro

Subida para o Castelo

Um grande flagelo caiu sobre o reino: a terrível Feiticeira rapta a Princesa, escondendoa num local secreto do Castelo. Convocam-se todos os cavaleiros do reino a libertarem a Princesa das garras da Feiticeira.

horário 15h00 às 20h00
preço 3 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

Treino de Escudeiros

Margens do Rio Cáster

A preocupação com a educação dos jovens era uma questão fundamental, de modo a prepará-los para as suas vidas futuras. As brincadeiras, os jogos e os treinos eram direccionados para o fortalecimento e robustez física, habilitando-os para futuros encontros com o inimigo.

. Luta de Gladiadores
. Tiro com lançass
. Tiro com Catapultas
. Treino dos Guerreiros
. Tiro com besta

horário 16h00 às 00h00
preço 1 Eur.

Pequenos Guerreiros

Parque do Convento/Subida para o Castelo

Ricos, menos ricos e pobres deixavam-se seduzir pelos festejos públicos que se organizavam em todos os sítios e lugares, onde os jogos eram quase obrigatórios. Os jogos de destreza e de luta, como o das canas, o bafordo ou o tavolado, arremessar a lança, a barra ou a espada, saltar de corredilhas ou correr, eram muito populares e podiam ser jogados a pé ou a cavalo e praticados por quase todos.
Também muito populares eram os jogos de mesa ou de tabuleiro: os dados, o xadrez, as damas, o gamão e mais tarde o das cartas - mais popular entre os humildes , eram praticados nas tavolagens, espécie de “casinos”, onde se jogava a dinheiro e que, de tempos a tempos, eram proibidas e encerradas.

› Jogos Infantis para crianças até aos 10 anos de idade
horário 15h00 às 23h00

. Agulha no palheiro
. Treino dos Cavaleiros
. Jogo das Baquetas
. Jogo da moeda
. Jogo das argolas
. Jogo dos mecos
. Pinhata
. Pinturas faciais alusivas à época
. Arremesso de latas
. Tiro com arco
. Damas gigantes
. Jogo do Pedreiro/Carpinteiro
. Jogo do Touro
› Contadores de Histórias
horas 16h00 | 18h00 | 21h00

Tomada do Castelo

Muralha do Castelo

Os homens d' armas deviam preparar-se para qualquer situação de guerra, como a de conquistarem uma praça fortificada ou um castelo e, deste modo, o treino de escalada era um dos exercícios físicos a realizar.

horário 15h00 às 20h00
preço 2 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

Barreira de Tiro

Margens do Rio Cáster

Os arcos eram uma das armas militares mais antiga e conhecida na época medieval, manuseados por archeiros ou arqueiros, escolhidos de entre os restantes soldados, que atiravam setas de ponta leve e projécteis.
Para apurar a sua pontaria e ampliar a distância do disparo, os arqueiros praticavam, com muita regularidade, na barreira de tiro: se atingissem a distância de 200m, tornavam-se superiores em relação aos restantes atiradores, escolhendo-se sempre os melhores de entre os melhores.
Era na frente do campo de batalha que os arqueiros disparavam e faziam cair muitos dos seus inimigos, antes de se chegar ao confronto e à luta corpo a corpo.

horário 15h00 às 00h00 [ recomendado a m/6 ]
preço 1 Eur. [ a partir dos 6 anos ] / inclui 3 tiros de seta

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Passeios de Carroça [NOVIDADE]

Praça Nova » Margens do rio Cáster

A carroça foi, por excelência, o principal transporte colectivo medieval, levando de um lugar para o outro pessoas e cargas.

horário 15h00 às 22h30
preço 2 Eur.

Feira

Centro Histórico

A feira, realizada em tempos de festas da Igreja, era o maior centro distribuidor de mercadorias, fomentando o comércio interno, aumentando os recursos populacionais das localidades e engrandecendo os réditos da coroa. Aos feirantes concediam-se privilégios, a renovação de outros e protecção régia, criando um ambiente de paz da feira, com condições de segurança para os que ali iam mercadejar.

VM 2009 - Ensaio Geral do momento de Abertura

A organização da Viagem Medieval convida toda a população a participar no momento de abertura deste evento de recriação histórica, que será apresentado no dia 30 de Julho, pelas 22h00, na Praça Nova, junto à Casa do Moinho, em Santa Maria da Feira. O ensaio geral deste momento, que faz parte do espectáculo “Viagem: partida séc. XXI, chegada séc. XIV”, realiza-se nos dias 27 e 29 de Julho, às 21h00, no Pavilhão da Lavandeira.

Banhos Públicos

Quinta do Castelo

Os banhos públicos era um espaço comunitário, de sociabilidade e convivência, exigindo-se regras de higiene e de utilização.
Dependendo das fases da Lua existiria maior ou menor afluência ao espaço, pois os melhores banhos seriam tomados ao nono dia da lua. Aberto diariamente, o calendário era definido para os homens segunda, quarta, sexta e sábado -, e para as mulheres - domingo, terça e quinta.

horário 15h00 às 23h00
preço 2 Eur. [ a partir dos 6 anos ]
inclui banho pulverizado nas pernas, repouso e chá

domingo, 26 de julho de 2009

Liça

Junto às Piscinas

A liça, sendo por excelência, um local urbano de justas e torneios organizados em tempo de festas, era um terreiro delimitado por vedações com palanques e tribunas, onde tomavam assento os espectadores.
Estes jogos da nobreza são reproduzidos ao longo dos tempos por homens burgueses que os imitam na perfeição, mantendo todas as suas regras e sinais no que diz respeito à própria colocação dos adversários, ao tipo de armas a utilizar ou à maneira de vibrar os golpes. Estes combates entre dois cavaleiros ou mais, armados de espada ou lança, são perigosos e até mortais para os participantes, degenerando, algumas vezes, em autênticas batalhas.

› Justas
As justas, muitas vezes inseridas em festas de santos populares, eram realizadas na liça, sendo um combate entre dois cavaleiros armados de espada ou de lança, tentando derrubar o seu adversário. Era um desporto muito perigoso e por vezes até mortal para os participantes, degenerando, algumas vezes, em autênticas batalhas.
datas 31 Jul. a 08 Ago.
hora 22h00
preço 4 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

› Grande Torneio
A nobreza medieval constituía um corpo de oficiais, sempre atento à defesa colectiva e, em tempo de paz, organizava-se em torneios, participando um grande número de cavaleiros que mostravam a sua robustez física e a destreza no manejo das armas.
data 09 Ago.
hora 22h00
preço 8 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

› Torneio do Mestre Arqueiro
Os archeiros ou arqueiros tinham que praticar o tiro com muita regularidade, tornandose muitas vezes em campo de batalha, o suporte ao ataque, fazendo cair muitos dos seus inimigos antes do confronto da luta corpo a corpo. Deste modo, era importante escolher os melhores de entre os melhores: o mestre arqueiro.
torneio diário 31 Jul a 08 Ago
hora 20h15
torneio final 09 Ago
hora 20h15

VM leva Danças Medievais ao Cais de Gaia

Arraial das Milícias

Junto ao Castelo

No Concílio de Clermont (1095), o papa Urbano II, ao apelar à reconquista da Terra Santa, originou um movimento que assumiu proporções verdadeiramente surpreendentes, produzindo novas e verdadeiras estruturas militares organizacionais que, em nome de Deus e da Fé Cristã, participaram na tomada daquele território.
Durante o reinado de D. Afonso IV, estas milícias religiosas: do Hospital, de Santiago e as portuguesas de Avis e a de Cristo, gozam da confiança do monarca, permitindo que desempenhem um papel relevante na consolidação do reino e na sociedade portuguesa, actuando de forma integrada na defesa e administração das terras conquistadas aos sarracenos, na resolução de conflitos entre os reinos ibéricos, daí recebendo inúmeros privilégios, bens e protecção, transformando-se em autênticos potentados senhoriais.

› Ordem de Avis

› Ordem dos Hospitalários

Arraial

Margens do Rio Cáster
Por: Espada Lusitana

O arreal ou arraial, montar arraiais , era um estacionamento de uma força militar, destinado a uma permanência relativamente longa e de forte organização defensiva. Acampavam em tendas e tendilhões em frente ao castelo ou à povoação para o/a conquistar. Estes alojamentos militares podiam ser mais ou menos fortificados ou estacados e iam sendo reforçados continuamente, ao longo do seu estacionamento.

› Justas Apeadas
hora 19h30

› Ordem de Cristo

› Assalto ao Arraial
hora 23h30

sábado, 25 de julho de 2009

Sítio dos Tormentos

Parque de Merendas/Subida para o Castelo

A justiça medieval tinha o seu local favorito de punição na praça pública onde se executavam os castigos e as sentenças pronunciadas aos justiciados.
Para obterem as provas de culpa, em espaços adequados, o acusado era sujeito a interrogatórios, acompanhados de tortura, recorrendo-se a métodos e instrumentos próprios que podiam não o matar, pois convinha mantê-lo vivo no interesse da instrução do processo.
Os criminosos na carroça ou a pé, de baraços ao pescoço e mãos atadas, eram acompanhados por soldados e pelo pregoeiro que anunciava a sentença, percorrendo as ruas do burgo. Açoites, chicotadas, empicotamento, mutilações ou até a decapitação são algumas das sentenças executadas em praça.

horas 16h00 | 17h00 | 18h00 · noite [ recomendado a m/16 ] 21h30 | 22h30
duração prevista 30 min.
preço 2 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

Alojamento de Cavaleiros

Margens do Rio Cáster
Por: Legend

O alojamento dos cavaleiros também fazia parte da força militar que estaria estacionada no limite de uma povoação ou fortaleza. Os cavaleiros eram estabelecidos em tendas e perto deles, existia um espaço de treinos para a guerra, onde cavaleiros e cavalos exercitavam as manobras do alto da sela, cavalgando com destreza, arremessando a lança ou manejando a espada. Era assim o treino diário do cavaleiro enquanto esperava pela rendição do inimigo.

Mouraria [NOVIDADE]

Mercado Municipal e Rua dos Descobrimentos

A mouraria assumia-se como um espaço autónomo e auto-suficiente confinado às suas crenças e costumes distintos. Em cada espaço encontrava-se gentes que falavam outra língua, seguiam outros hábitos alimentares e vestiam outras roupagens. O trabalho e as horas de lazer eram ordenados em função do horário dos seus rituais religiosos e das suas orações. Guardavam um dia diferente para louvarem o seu Senhor.
A mouraria, identificada a partir das suas habitações que eram orientadas para um pátio interior espaço eminentemente feminino e resguardado de olhares indiscretos, tinha por oposição o pátio da mesquita que era frequentado exclusivamente por homens.

Floresta Encantada - "Zerras da Zeira"


sexta-feira, 24 de julho de 2009

Floresta Encantada

Bosque das Guimbras *
Por: Companhia Persona

Zabaru, o grande Feiticeiro da Floresta Encantada, foi mais uma vez enganado. A sua noiva, Zilda, fugiu com o Ouro Negro que ele e o seu ajudante, Zoil, tinham conseguido fabricar com a ajuda preciosa do público.
Mais grave ainda… não só perdeu a sua noiva, mas Zoil, também desapareceu!...

horas 15h00 | 16h15 | 17h30 | 18h45 | 20h00
duração prevista 75 min.
preço 2 Eur. [ a partir dos 6 anos ]
*percurso não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida

Abadia

Convento dos Lóios
Parceria: Museu Convento dos Lóios

O conjunto abadia/igreja, considerado o centro religioso da comunidade medieval cristã, centra a sua actividade no trabalho dos monges alquimistas, no estabelecimento de ofícios artesanais e nas práticas de trabalhos agrícolas, sendo por isso, considerada a primeira instituição de índole cultural e de desenvolvimento económico integrado de uma região.
O claustro, utilizado como sala comum de descanso, de canto ou de contemplação, é o elemento congregador dos vários espaços ordenados e distribuídos de acordo com as várias funções do quotidiano dos monges: as áreas de refeitório e dormitório, de leitura e escrita, de estudos experimentais e de assistência social onde se acolhem pobres, peregrinos e doentes e se pratica uma medicina baseada na crença de rezas e mezinhas e nos benefícios milagrosos de unguentos e sangrias.

horas 15h00 | 16h00 | 17h00 | 18h00 | 20h00 | 21h00 | 22h00 | 23h00
duração prevista 45 min
preço 2 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

Uma Viagem na Viagem

Continuando a Viagem iniciada pelo blog Sobre um Pouco de Tudo, cá fica o flyer da primeira edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. Em 1996 apenas o Castelo era palco da Viagem, que em pouco se assemelha à de hoje. Mas como as memórias são as nossas raízes... para quem não se lembra, aqui ficam os primórdios desta Viagem no tempo.


Sombras do Castelo [NOVIDADE]

Castelo

Quando o sol se deita e a lua se levanta, é hora dos homens se recolherem e dormirem o sono profundo da noite. O fiel guardião encerra as portas do castelo e de repente … a luz da noite vem ao seu encontro… no reino das sombras e dos espíritos, tudo se transforma… Que barulhos são estes?! Quem vem aí?!... Será a moura encantada da fonte? ... Ou a serpente que guarda a grade de ouro? ... Ou o conde e a condessa do castelo?!...

dias 31 Julho, 2, 3, e 8 Agosto
horário 21h30 às 00h30 [ recomendado a m/10 ]
12 sessões por dia
horário da bilheteira 21h00 às 23h45

dias 1, 4, 5, 6 e 7 Agosto
horário 22h15 às 01h3 [ recomendado a m/10 ]
10 sessões por dia
horário da bilheteira 21h45 às 00h30

entradas de grupos de 15 em 15 min.
duração prevista 40 min.
preço 3 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

Dias da Viagem [NOVIDADE]

Castelo
Por: Teatro e Marionetas de Mandrágora

No interior do Castelo, el-rei D. Afonso IV, a rainha D. Isabel, o infante D. Pedro e el-rei de Castela, são algumas das personagens que circulam no espaço através de palavras e gestos de bobos e jograis que, de um modo satírico apresentam uma época cheia de lutas e intrigas, de festas e conquistas.

horário 14h00 às 19h30 | 19h40 [ dias 1, 4, 5, 6 e 7 Agosto ]
entradas de grupos de 20 em 20 min.
duração prevista 45 min.
preço 3 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

Passeio nas Montadas

Castelo/Margens do Rio Cáster

O cavalo era por excelência, o meu de transporte dos nobres senhores do reino que, desde muito cedo e fazendo parte da sua educação, aprendiam a arte de bem cavalgar.

horário 15h00 às 00h00
preço 2 Eur. [ 3 voltas ]

quinta-feira, 23 de julho de 2009

"Entre Lugares"

A Trupe de Bonifrates das Marionetas de Mandrágora continua a criar. Durante a 13ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria apresentam: "Entre Lugares".

Imagem: Espaço das Marionet@s

Feitiço da Coruja

Margens do Rio Cáster
Por: Meia-Ponta

Num bosque escondido onde cantam rouxinóis, vive uma criatura, outrora coruja que sabe escutar as árvores e o vento. Em busca da sua verdadeira essência ela parte numa jornada repleta de aventuras.
Venha conhecê-la e envolva-se na fantasia deste conto.

horário 15h00 às 21h00
entradas de grupos de 60 em 60 min.
duração prevista 55 min.
preço 2 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

Arautos Celestes [NOVIDADE]

Margens do Rio Cáster
Parceira: Fundação Navegar – Centro Multimeios de Espinho

Desde os tempos mais remotos que o Homem se deslumbra com o firmamento e os fenómenos celestiais.
As primeiras referências aos conhecimentos astronómicos em Portugal datam do início do séc. XIV, que incluem tábuas astronómicas relativas às posições do Sol e dos planetas no zodíaco em todos os dias do ano, previsão de eclipses, localização de estrelas e outras informações que deram o mote às políticas de navegação e de expansão ultramarina portuguesas.

› Astroactividades
Construir um Relógio de Sol.
Esta actividade ajuda a desenvolver capacidades de observação sistemáticas como o sentido de tempo baseado no movimento do Sol.

horário 15h00 às 20h00
entradas de grupos de 30 em 30 min.
duração prevista 30 min.
preço 1 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

› Planetário
Utilizando um planetário portátil pretende-se fazer uma encenação no seu interior. De uma forma divertida mas com uma grande componente educacional duas personagens irião mostrar a luta contra as ideias do Universo vigentes na altura. ( O Sol gira em torno da Terra. A Terra encontra-se no centro do Universo).

horário 15h00 às 23h00
entradas de grupos de 60 em 60 min.
duração prevista 20 min.
preço 1 Eur. [ a partir dos 6 anos ]

Mapa VM 2009


(clique na imagem para ampliar)

Viagem 2009 com programa definido

Aí está o programa final da 13ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. Ao longo dos próximos dias cá ficarão todas as informações, assim como em cada dia o programa diário. Para já destaco as actividades diárias e ainda hoje cá ficarão os pormenores das novas e surpreendentes áreas temáticas.

De 31 de Julho a 9 de Agosto

19h30
Justas Apeadas
Arraial

20h30
Torneio do Mestre Arqueiro
Liça

23h30
Assalto ao Arraial
23h30

De 31 de Julho a 8 de Agosto

22h
Justas
Liça (4€)

9 de Agosto

22h
Torneio
Liça (8€)

Todos os dias

Animação dispersa

Entidades Participantes na Viagem Medieval 2009

SANTA MARIA DA FEIRA
› All About Dance
› Art'Encena
› Associação Cultural e Desportiva da Lavandeira S. João de Ver
› Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Escapães
› Associação Juventude Inquieta
› Associação Grupo Folclórico 'As Lavradeiras de São João de Ver'
› Associação Motoclube de Santa Maria da Feira
› Associação Pelo Prazer de Viver, Saúde, Cultura e Vida
› Bonacreiros da Côrte
› Castiis
› Centro Cultural e Recreativo 'Os Malmequeres de Lourosa'
› Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira
› CIRAC
› Clube Académico da Feira
› Clube Desportivo de Fiães
› Clube Desportivo Feirense
› Clube Snowboard de Mozelos
› Fiães Sport Clube
› Fórum Ambiente e Cidadania – mos'TRHA
› Gólgota
› GRIC - Lourocoop
› Grupo Cultural e Recreativo 'Saias Amarelas'
› Grupo Danças e Cantares do Rio Uíma
› Grupo Danças e Cantares Regionais da Feira
› Grupo de Dança de Caldas de S. Jorge
› Grupo de Dança de Lourosa
› Grupo de Dança de Sanguedo|Canedo
› Grupo de Dança de Vila da Feira
› Grupo de Tambores de Santa Maria
› Grupo Desportivo Milheiroense
› Grupo Dinamização Cultural de Mozelos
› Hai-Luz
› Istaminé
› Juventude Atlética 'Amigos do Cavaco'
› Juventude de Sanguedo
› MD5
› Mediaevus Chorus
› Persona
› Rancho Folclórico 'As Florinhas das Caldas de São Jorge'
› Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão
› Rufus e Circus
› Sporting Clube de Santa Maria da Feira

PORTUGAL
› Arabesk Danças Orientais
› Companhia de Dança 'Meia Ponta'
› Concentus Allavarium
› Curinga
› Espada Lusitana
› Fundação Navegar – Centro Multimédia de Espinho
› Marionetas de Mandrágora
› Panmixia - Associação Cultural
› Os Trabucos
› Strella do Dia
› TentArte
› Thorsten
› Trovas D'Amigo
› Viv'arte

ESPANHA
› Duo Farina Moglione
› Els Berros de la Cort
› Jabardeus
› Legend

FRANÇA
› Al'Ibi
› Les Mercatores
› Waraok

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Viagem Inaugural com Ensaio Geral no Domingo

A organização da Viagem Medieval convida toda a população a participar no momento de abertura deste evento de recriação histórica, que será apresentado no dia 30 de Julho, pelas 22h00, na Praça Nova, junto à Casa do Moinho, em Santa Maria da Feira. O ensaio geral deste momento, que faz parte do espectáculo “Viagem: partida séc. XXI, chegada séc. XIV”, realiza-se no domingo, dia 26 de Julho, às 21h00, no Pavilhão da Lavandeira.

Quando soar a décima badalada dos sinos da Igreja Matriz, a Praça Nova será palco de uma longa viagem de sete séculos, que tem como ponto de partida a actualidade, terminando em pleno século XIV. A população é convidada a participar no momento da abertura, devendo apresentar-se, por isso, com roupas actuais.

“Viagem: partida séc. XXI, chegada séc. XIV” é um espectáculo que promete surpreender pela originalidade e contextualização histórica. Os interessados em integrar este momento de abertura devem apresentar-se no ensaio geral, agendado para o próximo domingo. Para mais informações, devem contactar a empresa municipal Feira Viva, através do telefone 256 330 902.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Inovações Cénicas na VM 2009

Bom, e cá estamos nós a apenas uma semana da 13ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. E tanto que pedi que haveria de surtir algum efeito... este ano a Viagem tem pela primeira vez uma equipa especializada em cenografia para dar uma novo toque ao recinto.
Já em 2007 a introdução de pórticos nas entradas deu um cariz especial ao projecto. No ano passado a primeira fase da construção da nova Liça dava provas de que algo de bom estaria a caminho... e este ano lança-se a rampa para o futuro. A envolvente ao novíssimo "Arraial das Milícias" em fase de desenvolvimento começa a mostrar sinais de grandiosidade estética. Desde a introdução de novos edifícios cenário, à utilização de novidades cenográficas: cercas, mini pontes sobre o rio (espectáculo Assalto ao Arraial) e mesmo o pórtico que já é visível na ponte sobre o rio Cáster.
Não vou avançar com muitos pormenores, mas deixo já duas fotos das operações de montagem... levantando um pouco a ponta do véu daquilo que se poderá ver após a "Viagem" marcada para as 22h do dia 30 de Julho.

Transdev - Transportes para a Viagem Medieval


(clique na imagem para ampliar)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Acampamento Popular

A Associação Lamas Jovem informa todos os interessados, que estão abertas as inscrições para todos aqueles que pretendam participar como actores ou figurantes, no Acampamento Popular que estará presente na Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, que decorrerá de 30 de Julho a 09 de Agosto de 2009.

O número limite é de 50 participantes, sendo aceites pessoas de todas as idades que queiram cooperar voluntariamente neste projecto.

As inscrições podem ser realizadas na Junta de Freguesia de Santa Maria de Lamas, de segunda a sexta-feira, entre as 20h00 e a 00h00, ou através do correio electrónico: mariliasaferreira@hotmail.com

Dados necessários: Nome Morada Telefone E-mail Data de Nascimento
B.I. Altura Medida de Calçado

As pessoas inscritas serão contactadas para receberem informações e esclarecimentos relativos ao projecto.

domingo, 19 de julho de 2009

Eventos Âncora - VM'09

30. JUL ’09 [ QUI ] ABERTURA

VIAGEM [ PARTIDA SÉC. XXI – CHEGADA SÉC.XIV ]
hora 22h00
local praça nova


31. JUL ’09 [ SEX ] ACLAMAÇÃO

ACLAMAÇÃO
hora 21h30
local misericórdia ›› castelo


1. AGO ’09 [ SÁB ] JUSTIÇA D'EL-REI

RAZÕES DO CONFLITO
hora 21h30
local castelo


2. AGO ’09 [ DOM ] PRIMEIRO CONTRATO

A PRIMEIRA CONSORTE
hora 17h00
local tribunal ›› castelo


3. AGO ’09 [ SEG ] PERDÃO

VITÓRIA E PERDÃO
hora 21h30
local misericórdia ›› castelo


4. AGO ’09 [ TER ] INFANTA MARIA

NEM BONS VENTOS…
hora 21h30
local castelo


5. AGO ’09 [ QUA ] TRAMAS DE LEONOR

MANHAS DE MANCEBIA
hora 21h30
local castelo


6. AGO ’09 [ QUI ] CASAMENTO

A CONSORTE CATIVA
hora 21h30
local castelo


7. AGO ’09 [ SEX ] CASTELA

NEM BONS VENTOS…
hora 21h30
local castelo


8. AGO ’09 [ SÁB ] MARCHA SOBRE CASTELA

RAZÕES DA GUERRA
hora 21h30
local castelo ›› misericórdia


9. AGO ’09 [ DOM ] D. CONSTANÇA

A SEGUNDA CONSORTE
hora 17h00
local tribunal ›› castelo

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dias da Viagem

Estrutura das Cenas (prevista)

Cena 1
Praça das Armas
Os jograis representam as duas peregrinações de D. Isabel, uma mais religiosa outra mais festiva. Representação o texto “Mistério de Adão” sec. XII (excertos) os jograis representam os estágios do distintos casamentos de D. Pedro.

Cena 2
Sala de D. Manuel
D. Afonso de Castela e Leonor de Gusmão, os acordos entre Espanha e Portugal
Representação da cena “A farsa do Mestre Pedro Pereira” sec. XIV

Cena 3
Salão Nobre
D. Afonso IV e as suas desventuras, as lutas e os dilemas com seu pais, com seu genro, com seu irmão e com o seu filho. Presença do grupo Farini Mogliani

Cena 4
Tenalha
Maria de Portugal afastada da corte Portuguesa
Representação dos dilemas e angustias e sofridos por Maria de Portugal em Castela, o parto difícil.
“Representação de “Dança Macabra” sec. XIII excertos.

A Gaiteira irá efectuar contraponto em distintos espaços e cenas a fim de apoiar sonoramente o espectáculo.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Sombras do Castelo

Quando o sol adormece e dá lugar á lua é hora dos senhores do castelo recolherem seus corpos cansados e dormirem o profundo sono da noite ficando o fiel guardião encarregue de fechar a grande porta do castelo! Ou estará alguém interessado em segui-lo e descobrir o que existe por detrás das muralhas depois do recolher?! Serão capazes de tal audácia?...Bem vindos!!! Mas façam pouco barulho pois não queremos acordar ninguém!!! Pois não?!
Uma viagem a um mundo que não estamos habituados a ver! Um mundo que ficava escondido, o mundo que ninguém queria ver! A noite fantasia a nossa imaginação e transpira medo em cada canto ou lenda que tentamos descobrir!
Onde o cenário são as grandes e até assombradas muralhas do castelo e a dramaturgia requer sobre o imaginário que este espaço é capaz de transportar!

VM com bilheteira online

Após a experiência no Imaginarius e no Viajar no Tempo Rumo à Viagem, a Feira Viva entra definitivamente na "moda" da venda de bilhetes pela internet. O sistema Blueticket já disponibiliza na sua rede (internet, lojas Fnac, El Corte Inglés, Media Markt,...) bilhetes para vários projectos desta edição da Viagem.

Castelo - Dias da Viagem
31 Julho a 9 Agosto
14h às 19h20 (hora de início da 1ª e última sessões)
45 minutos
3€

Floresta Encantada
31 Julho a 9 Agosto
15h às 20h (hora de início da 1ª e última sessões)
75 minutos
2€

Feitiço da Coruja
31 Julho a 9 Agosto
15h às 21h (hora de início da 1ª e última sessões)
45 minutos
2€

Abadia
31 Julho a 9 Agosto
15 h às 23h (hora de início da 1ª e última sessões)
45 minutos
2 €

Sombras do Castelo
31 Julho a 9 Agosto
21h30 às 23h45 (hora de início da 1ª e última sessões)
40 minutos
3€

Justas Medievais
31 Julho a 8 Agosto
22h
4€

Torneio
9 Agosto
22h
45 minutos
8€

domingo, 12 de julho de 2009

VM'09 Novos Dados

Na sequência da conferência de imprensa da passada sexta-feira, continuam a surgir as novidades e inovações da 13ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. A somar ao que já se sabia desde sexta, aqui ficam novos dados:

- Horta da Abadia

- Transporte de Mercadorias à Época

- Diorama Medieval

- Arraial das Milicias


Alguns Eventos Âncora de Recriação:

- Aclamação

- Razões do Conflito

- Razões da Guerra

- Nem Bons Ventos

sexta-feira, 10 de julho de 2009

VM '09 - Novidades

- Contexto Histórico: início do reinado de D. Afonso IV, em guerra com os seus irmãos naturais e com a própria mãe, a Rainha D. Isabel

- Espectáculo de abertura (conteúdos surpresa)
"Viagem - Partida século XX, Destino século XIV"
30 Julho 22h Praça Nova (junto à Casa do Moinho)

- Mouraria no Mercado Municipal

- Recinto alargado a toda a Rua dos Descobrimentos

- "Assalto ao Arraial"
Espectáculo diário com 60 actores e figurantes escolhidos através de um casting
31 Julho a 9 Agosto 23h30 Margens do Rio Cáster

- Espaço dos Arautos Celestes (astronomia)

- "Os dias da Viagem"
Formato diurno da animação no Castelo da Feira, onde a cada 20 minutos 50 pessoas poderão conhecer uma súmula dos 10 espectáculos-âncora do evento

- "Sombras do Castelo"
À noite, o Castelo revela-se assombrado. por elementos inspirados na Lenda da Lia

- Equipa alargada de caracterização

__________ __________ __________
Números da Viagem 2009

- 11 dias
- 135 horas de animação;
- 64 pessoas na organização;
- 470 actores, artistas e figurantes em permanência;
- 38 grupos de animação itinerante;
- 113 artesãos;
- 40 mercadores;
- 63 regatões;
- 245 colaboradores voluntários;
- 12 parques de estacionamento nas imediações.

Em cada dia do evento, 1100 pessoas estarão a trabalhar para a sua realização.

sábado, 4 de julho de 2009

Contexto Histórico VM'09 - Dia-a-Dia

DIA 1 - 30 de Julho de 2009
Cerimónia de Abertura

Em 1321, o reino de Portugal encontra-se em guerra civil, de um lado os partidários do futuro
D. Afonso IV e do outro, el-rei D. Dinis.

A caminho do Porto D. Afonso decide tomar conta do castelo da Feira. D. Dinis avança com as
suas tropas e retoma a sua posse. A intervenção da rainha D. Isabel, donatária da Terra de
Santa Maria, origina a concessão do castelo da Feira a seu filho D. Afonso.
____________________
DIA 2 - 31 de Julho de 2009
Aclamação

1325 Janeiro – Cortes de Évora

Após a morte de D. Dinis, seu filho e herdeiro D. Afonso convoca Cortes chamando os ricos homens, cavaleiros e outros filhos de algo, bispos e prelados e procuradores dos concelhos
“pêra me receberem por Rey e por Senhor e me fazerem menagem e me conhecerem
senhorio”

Julho – A rainha D. Isabel faz a peregrinação a Santiago de Compostela. De regresso é
acompanhada pelos cavaleiros da Ordem de Santiago. O povo, sabendo da sua passagem por
Terra de Santa Maria, acorre ao seu encontro.
____________________
DIA 3 - 1 de Agosto de 2009
Condenação à morte

D. Afonso IV inicia o reinado sob o signo do ódio e da vingança, acusando seu meio irmão
Afonso Sanches, de traidor, condenando-o ao desterro e confiscando-lhe os bens.
1326 – Afonso Sanches exilado em Castela, invade o território fronteiriço desde Trás-os-Montes até ao Alentejo. Em retaliação, D. Afonso IV invade as terras fronteiriças de Castela, na zona de Badajoz, onde estão os aliados do bastardo.

Julho – D. Afonso IV condena à morte o irmão João Sanches e a sua execução vem agravar
ainda mais o conflito.

Apesar dos recados enviados a seu filho de modo a apaziguar os ódios, a rainha D. Isabel,
agora a viver em clausura na cidade de Coimbra, não consegue resolver o contencioso
____________________
DIA 4 - 2 de Agosto de 2009
Cortejo – Chegada de D. Branca

1328 – Depois de vários enredos, D. Maria de Portugal casa com Afonso XI, de Castela. A festa do casamento é no Sabugal, onde estão presentes os seus reais pais e sua avó, a rainha D. Isabel.

Álvaro Gonçalves Pereira, Prior da Ordem do Hospital, negoceia o acordo de casamento entre D. Pedro, futuro rei de Portugal e a D. Branca, sobrinha de Afonso XI de Castela e com oito anos D. Branca vem para a Corte portuguesa. Depois de algum tempo, verifica-se que a princesa tinha perigosas paixões de doenças e alguma quebra de natural entendimento, por isso, o casamento foi dissolvido.
____________________
DIA 5 - 3 de Agosto de 2009

1328 – Inicia-se a Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França. D. Afonso IV manifesta-se a favor de Inglaterra devido aos acordos comerciais com aquele reino.

1329 – A questão da guerra feudal continua até à doença de Afonso Sanches que vai abandonar a luta armada. É então negociada a paz e os bens são restituídos ao bastardo que viria a falecer neste mesmo ano.
_____________________
DIA 6 - 4 de Agosto de 2009

1331 – Cortes de Santarém

Rei legislador e centralista, o povo, pela primeira vez, assume o estatuto de grupo parlamentar ao lado do clero e da nobreza. Surgem os capítulos mais gerais dos povos e dos novos cargos jurídicos: o de corregedor da comarca e de juiz de fora.

Afonso XI tomou por manceba D. Leonor de Gusmão, começando a tratar a sua esposa D. Maria com grandes desfavores e com muy poucas mostranças de verdadeyro amor.

A rainha D. Isabel interfere, aconselhando Afonso XI a não dar tanta afeição a Leonor de Gusmão.
____________________
DIA 7 - 5 de Agosto de 2009

1333 – Grande fome na Península Ibérica

A rainha D. Isabel manda abrir os celeiros para alimentar o povo, distribuindo esmolas de pão e carne aos pobres da cidade de Coimbra. Manda fornecer mortalhas, abrir sepulturas e encarregar os clérigos da encomendação dos finados.

Fevereiro – É concertado o casamento entre o infante D. Pedro e Constança Manuel.

21 de Agosto – nascimento de D. Pedro, filho de D. Maria e Afonso XI de Castela. Durante o parto que demorou mais de dez dias, diz-se que Leonor de Gusmão, através de feitiços, tentou matar D. Maria que morreria sem nunca parir. A manceba faz a experiência com uma mulher da cidade que morre sem nunca parir.
____________________
DIA 8 - 6 de Agosto de 2009

1334 – Rei legislador: manda executar a reforma da justiça. Rei centralizador: manda reprimir os abusos senhoriais.

1335 – Ano de jubileu em Santiago de Compostela
D. Isabel faz a peregrinação em segredo, ordenando que preparassem andas para a viagem. No caminho vai pedindo esmolas aos fiéis cristãos como uma bem pobre romeira. Aí chegando, oferece a Santiago uma coroa de ouro. Na vinda para Portugal, as moças trazem à estrada, ramos verdes e gaiteiros para tocar.

1336, 6 de Fevereiro – A consórcio de D. Pedro com D. Constança Manuel, no Convento de São Francisco, em Évora, estando presentes o noivo, seus pais e representantes da noiva.
____________________
DIA 9 - 7 de Agosto de 2009

1336 – Início da guerra afonsina entre Portugal e Castela. Atitudes provocatórias levam D. Afonso IV a declarar a guerra a Castela. D. Afonso IV sente-se ofendido e humilhado pelos maus tratos físicos e vexames que sua filha D. Maria era vítima na corte castelhana, onde o marido Afonso XI, não se inibia de praticar adultério ostentivo com Leonor de Gusmão.

Afonso XI consente no casamento de D. Constança Manuel com o Infante D. Pedro, no entanto, retém-na prisioneira em Toro, impedindo que viesse para Portugal a fim de celebrar o casamento.

____________________
DIA 10 - 8 de Agosto de 2009

1336 - O governo de Afonso IV assinala os primeiros começos da expansão portuguesa, começando pelas ilhas Canárias, cuja exploração é atribuída a Lancelloto Malocelli, genovês e orientada pelo almirante-mor de Portugal, Manuel Pessanha.

4 de Julho – A rainha D. Isabel, tentando aplacar a cólera de seu filho D. Afonso que nutria contra o genro, dirige – se a Estremoz, mas um tumor no braço origina a sua morte, tendo sido transladada para Coimbra.

8 de Setembro – Continua a guerra contra Castela com a frota portuguesa, capitaneada por Gonçalo Camelo a devastar a costa andaluza. A norte, D. Pedro conde de Barcelos, faz investidas na Galiza.
____________________
DIA 11 - 9 de Agosto de 2009

1337 – Como represália o monarca castelhano manda uma armada atacar o litoral algarvio. Levanta uma armada de Lisboa que se dirige ao Algarve. No dia do ataque levanta-se uma enorme tempestade que destrói grande parte das galés.

1339, Julho – Com a pressão exercida pelos mouros em território castelhano e a intervenção do papa, este conflito bélico peninsular termina.

24 de Agosto – Em Lisboa é celebrado o casamento, com a presença dos noivos Constança Manuel e D. Pedro.
No séquito de Constança Manuel, vem Inês de Castro, jovem galega, filha natural do poderoso fidalgo castelhano Pedro Fernandes de Castro.

"Génesis"

Nova produção de Marionetas da Feira e SA Marionetas (Alcobaça) em estreia na Viagem Medieval. De 30 Julho a 9 de Agosto.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Grupo de Dinamização Cultural de Mozelos na VM '09

Como já vai sendo habito o GDC Mozelos vai participar mais um ano na Viagem Medieval em Terras de Santa Maria da Feira.Este ano, a colectividade vai ser responsável pela recriação histórica de um acampamento militar de cavaleiros da Ordem de Avis. Além da animação, o GDC costuma também ter uma taberna no festival em Santa Maria da Feira. Segundo António Pinto, presidente da direcção da colectividade, este projecto envolve cerca de 60 pessoas, das quais 40 estão directamente relacionados com a recriação da Ordem de Avis.

Ensaios Abertos - Danças Medievais

Danças medievais do povo e da corte, para todas as idades, dentro e fora da cidade de Santa Maria da Feira. Vai ser assim até ao arranque da Viagem Medieval. No âmbito do Projecto Envolver, foram criados vários núcleos de danças, em diferentes freguesias, sendo a participação livre e gratuita. O projecto culmina com várias apresentações durante o evento.
O primeiro ensaio aberto realiza-se no sábado, dia 4 de Julho, às 21h00, junto à Casa do Moinho, em Santa Maria da Feira. A população é convidada a assistir às demonstrações do grupo Cortes da Villa da Feira, podendo participar de forma espontânea ou integrar posteriormente um dos grupos já existentes.
Os ensaios de danças da corte realizam-se nas Piscinas Municipais da Feira, à sexta-feira, a partir das 21h00,e à segunda-feira, na sede do rancho folclórico “As Florinhas das Caldas de S. Jorge”, a partir das 21h30.
As danças do povo são ensaiadas à terça-feira, às 21h30, no Cine-Teatro António Lamoso, num núcleo específico de jovens. Os seniores podem participar nos ensaios de danças do povo, às sextas-feiras, às 09h30, no Castiis de Sanguedo.

Ainda no âmbito do Projecto Envolver, os interessados em participar nos cortejos medievais – um dos pontos altos do evento e de atracção de público – podem inscrever-se antecipadamente. Para mais informações, podem contactar a empresa municipal Feira Viva, através do telefone 256 330 902.

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!