domingo, 12 de agosto de 2007

Grande Torneio

Hoje às 22h00
Arena de Justas e Torneios, junto à Piscina Municipal
Preço: €8.00 (gratuito para crianças até aos 2 anos, desde que fiquem ao colo dos pais)

«A nobreza medieval constituía um corpo de oficiais, sempre atento à defesa colectiva, procurando a guerra, muitas vezes, pelo prazer do combate. Toda a actividade da nobreza, em tempo de paz, concentrava-se no exercício de armas e na conservação da sua robustez física. A arte de cavalgar também fazia parte da formação do nobre medieval.
Uma vez a cavalo, podia entregar-se a uma série de exercícios desportivos, todos eles, mais ou menos violentos, com o objectivo de treino para a guerra. As justas e os torneios eram os mais populares, realizados num terreiro delimitado por vedações com palanques e tribunas, onde tomavam assento os espectadores.

Tinham regras bem definidas, tanto no que dizia respeito à colocação dos adversários como no tipo de armas a utilizar ou na maneira de vibrar os golpes. A justa era um combate entre dois cavaleiros armados de espada ou de lança, tal como o torneio em que participava um maior número de cavaleiros, podendo ser mais perigoso e até mortal, para os participantes, degenerando por vezes, em autênticas batalhas.»


Enquadramento Histórico
«João Álvares Pereira, homem guerreiro e valente, esteve presente no arraial do Infante D. Henrique, perto da Praça de Tanger. Em 3 de Outubro de 1437, os mouros atacam esta posição, ficando de guarda o senhor da Terra de Santa Maria, o seu filho Fernão Pereira e mais alguns fidalgos, conseguindo nesta praça, a fama e a reputação de bom guerreiro e leal vassalo.»

Sem comentários:

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!