segunda-feira, 13 de agosto de 2007

No final um novo início...

Terminada a Xi edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é tempo de rescaldo! Reflectir no que correu bem e naquilo que se passou menos bem... olhar para o passado a pensar no futuro.
Na edição mais concorrida de sempre da Viagem, um verdadeiro oceano de gente invadiu as ruas e mergulhou rumo à Idade Média. Durante dez dias, bem mais de meio milhão de pessoas marcarm presença no recinto (números finais serão brevemente anunciados pela comissão executiva da Viagem 2007). Entretanto já se pensa no futuro... há que tomar decisões: cobrar ou não bilhete à entrada? Já se fala em 20 cêntimos... o valor vem a baixar, talvez fiquemos como estamos. Em que novas áreas temáticas apostar? Que tema abordar nas próximas edições? Como surpreender o público? Estas e muitas outras decisões serão tomadas pela Comissão Executiva da Viagem 2008 que será nomeada depois da apresentação do relatório desta edição e toma posse a 19 de Setembro. A partir desta data começa a trabalhar-se a 100% para levar a bom porto a aposta em transformar a Viagem na melhor recriação medieval da Europa, quando já se prevê que este ano o objectivo ainda não foi conseguído.
Há muito que fazer para preparar a próxima edição, mas mais ainda quando se pensa no futuro: será possível expandir o evento para lá dos 10 dias? Há quem fale em mais uma semana, outros defendem mais 2 dias... a verdade é que as associações não têm mãos a medir para 10 dias, será que aguentam mais?
Entretanto há que pensar na forma para prolongar os impactos da Viagem na economia da cidade. Há já muito quem fala na possibilidade da criação de um parque temático, que durante todo o Verão mostre como se vivia na época medieval... parque esse que teria como ponto alto o evento principal: a Viagem Medieval. Talvez dentro de 2 anos seja uma realidade.
Durante os próximos meses as novidades irão continuar a surgir, o Medieval SMF cá estará para acompanhar todo o percurso até à XII edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que decorre no centro histórico de Santa Maria da Feira de 1 a 10 de Agosto de 2008. Até lá, Boa Viagem!

Sem comentários:

Este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos... ao longo de TODO o ano!